5° Ano – Semana 11 – 26 à 31/10 – 4° Momento

5° Ano – Semana 11 – 26 à 31/10 – 4° Momento


4º MOMENTO:

Direito e dever de cuidar do Meio Ambiente (ECA)

Olá alunos do 5° ano, como vocês estão? Hoje iremos aprender sobre os direitos e deveres de cuidar do meio ambiente. Vamos começar.

O direito absoluto de meninos e meninas à vida traduz o comprometimento necessário da sociedade em geral com o meio ambiente

A onda de articulações e mobilizações pelo mundo afora que vemos pela TV ou jornais caracteriza a época em que vivemos, pela luta em prol do meio ambiente como um dever de todos. E apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente não fazer citação direta a proteção aos ecossistemas e aos bens naturais, o direito absoluto de meninas e meninos à vida traduz o comprometimento necessário da sociedade em geral com o meio ambiente. O cuidado e a conservação do planeta, se levados a cabo, possibilitam desde a infância e da adolescência o desenvolvimento pleno e saudável desses seres humanos em formação.

O debate sobre a preservação do meio ambiente em todo o mundo vem se acentuando desde as décadas de 1970 e 1980 e tornando-se bandeira de atores sociais diversos. Se antes a derrubada das matas e queimadas para o cultivo de pastagem ou plantio de grãos com fins comerciais; a matança de animais; o despejo de resíduos industriais ou domésticos nas águas e no ar; e a expulsão de nativos de seu habitat eram considerados fatores comuns no desenvolvimento do homem e do capital, atualmente o conceito da relação entre ser humano e natureza está no extremo oposto.

Há alguns estudiosos e autoridades constituídas de vários países se atentaram para as consequências da exploração desmedida dos bens naturais. Dessa lista de problemas fazem parte questões sociais como ocupação desordenada e desumana de espaços urbanos, doenças, violência e principalmente desequilíbrios ambientais em todo o globo, como furacões, extinção de animais e degelo de calotas polares.

Consumo consciente, reaproveitamento de recursos, sustentabilidade e desenvolvimento rural sustentável. O uso constante desses e outros termos na mídia e em diversos setores sobre a conservação do meio ambiente.

Sendo a preservação da natureza e da própria espécie humana um compromisso de todos, a criança e o adolescente não estão excluídos dessa tarefa:


Podemos e temos que contribuir muito por nosso meio ambiente com pequenas atitudes a cada dia e incentivando todos ao nosso redor.
 
No Brasil redes de estudantes envolvidos na preservação do meio ambiente continuam a crescer. A gestão participativa acaba por possibilitar o protagonismo juvenil, já que meninos e meninas tomam a frente de discussões, como as que acontecem na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Temos que cuidar do meio ambiente e saber que este ato é importante para uma vida digna e segura, que vamos ver no próximo momento, que é Direito de viver em segurança e desenvolve uma cidadania digna e saudável para todos.

Clique no link abaixo para assistir o vídeo: “Preservação do meio ambiente”.
https://www.youtube.com/watch?v=vNHQxaiRRl0
 
De olho no texto:
Responda no caderno:

1. Como devemos cuidar do Meio Ambiente?
2. Como você definiria o conceito da relação do ser humano com a natureza?
3. O que você pode fazer enquanto criança para cuidar do Meio Ambiente?

De olho na atividade:


Termos da multiplicação:
 
 

Senta que a história vai começar
Clique no link abaixo e assistam a aventura do filme: “O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida”.
https://www.youtube.com/watch?v=mv8pENYfWRA

Meus amores até a próxima semana. Muitos beijos para vocês!!!!!!!!!

Comentários

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós!