5° Ano – Semana 11 – 26 à 31/10 – 1° Momento

5° Ano – Semana 11 – 26 à 31/10 – 1° Momento


1º MOMENTO:

Oi gente tudo bem? Mais uma semana de trabalho! Preparados? Espero que sim. Então vamos nessa.

Esta semana iremos falar sobre:
Exploração do trabalho infantil e contra abusos.

Esta semana iremos falar sobre:  Exploração do trabalho infantil e contra abusos.
Precisamos ficar atentos e aprender que existem princípios que orientam e protegem as crianças e adolescentes no Brasil. Veja este artigo da Lei:
O art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei Nº 8069/90), assegurado pelo art. 227 da Constituição Federal de 1988, aponta que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito: à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. O Estatuto ainda garante que crianças e adolescentes devem ser protegidos de toda forma de: negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Muitas crianças e adolescentes sofrem várias formas de violência. Conheça algumas violações de direitos contra crianças e adolescentes:

A exploração econômica (trabalho infantil), negligência, o abandono, e as violências física, sexual psicológica, institucional. 
 
Clique no link para assistir a história “Chega de trabalho Infantil”.
Podemos perceber a diferença que faz na vida das crianças e para uma comunidade.
O que é a exploração Econômica (também chamada de trabalho Infantil)?
É quando crianças e adolescentes são constrangidos, convencidos ou obrigados a exercer funções e a assumir responsabilidades de adulto, inapropriadas à etapa de desenvolvimento em que se encontram.

O que é a violência física?
É o uso da força física utilizada para machucar a criança ou adolescente de forma intencional, não-acidental. Por vezes, a violência física pode deixar no corpo marcas como hematomas, arranhões, fraturas, queimaduras, cortes, entre outros.

O que é a violência psicológica?

É um conjunto de atitudes, palavras e ações que objetivam constranger, envergonhar, censurar e pressionar a criança ou o adolescente de modo permanente, gerando situações vexatórias que podem prejudicá-lo em vários aspectos de sua saúde e desenvolvimento.

O que a violência sexual?
 
É a violação dos direitos sexuais, 
no sentido de abusar ou explorar 
do corpo e da sexualidade de 
crianças e adolescentes.


 
Clique no link titulado: “Defenda-se”para aprender um pouco mais com lidar com algumas situações indesejáveis. “Defenda-se!” saiba mais sobre o assunto:

Como agir em caso de violência contra crianças e adolescentes?
Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, a sua atitude deve ser denunciar! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser feitas a qualquer uma dessas instituições:
• Conselho Tutelar da sua cidade;
• Disque 100 (por telefone ou pelo e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br) – canal gratuito e anônimo;
• Escola, com os professores, orientadores ou diretores;
• Delegacias especializadas ou comuns;
• Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal;
• Número 190;
• Casos de pornografia na internet: denuncie em
www.disque100.gov.br.

Veja o vídeo abaixo:
Clique no link abaixo e perceba a diferença na história contada de duas maneiras por Mauricio de Souza.
 
 
 
 
Responda as atividades em seu caderno:
Pesquise em sua casa, com a ajuda de seus pais ou responsáveis, e responda:
 Mande uma foto para o WhatsApp do CAIC 98867-7600.


1) Considera-se criança a pessoa com quantos anos?
2) Considera -se adolescente a pessoa com qual idade?
3) O ECA atende pessoas com idade superior a dezoito anos de idade? 
 
 
1) Você acha que devemos dar “cartão vermelho para todos os tipos de trabalho infantil? Por quê? 
Para responder estas atividades clique no link a seguir, faça a leitura desta cartilha e fique bem informado sobre o trabalho infantil. (somente para leitura)
Temos que estudar o ECA para entender e praticar os direitos deveres de cidadania, para crescer com espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça, que vamos estudar no próximo momento.



VAMOS BRINCAR?

Pesca - pesca
Objetivo do jogo: pescar o máximo de tampinhas possível dentro de um minuto
Para esta brincadeira vamos usar os seguintes objetos:
- 20 tampinhas de garrafa;
- Uma vasilha ou bacia grande;
- 2 palitos (ou lápis) .


 
Para iniciar a brincadeira, coloque um pouco de água dentro da vasilha e logo após as tampinhas.

TENTE MARCAR O TEMPO COM UM RELÓGIO OU CELULAR!
Vamos começar?

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