5° Ano – 9° Semana – 13 à 17/10 – 4° Momento

5° Ano – 9° Semana – 13 à 17/10 – 4° Momento

 

6º MOMENTO:

Olá! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje vou apresentar para vocês algumas brincadeiras indígenas e algumas brincadeiras africanas, mas por que falar dessas brincadeiras?

Na verdade, falar de indígenas e africanos é falar de Brasil, o nosso país.
 
Essa é uma oportunidade de conhecermos, um pouquinho mais, esse país tão grande, afinal, vamos descobrir que muitas de nossas tradições são herança desses povos que nos apresentam uma cultura riquíssima. Valorizar essa cultura é valorizar o país em que vivemos, indígenas e africanos são a base da construção da nossa nação. Isso quer dizer que aprendemos muitas coisas com os índios e com os africanos: comidas, palavras e expressões que falamos, e até mesmo as brincadeiras.

Localização das tribos indígenas no território brasileiro
Leia a lista de brincadeiras abaixo:

BRINCADEIRAS INDÍGENAS:
PETECA;
ARRANCA MANDIOCA
CORRIDA DO SACI;
BOLINHA DE GUDE;
ARCO E FLECHA;

1. Peteca
 
⬧Brinquedo utilizado: peteca
Número de participantes: 2, no mínimo.
Objetivo: não deixar a peteca cair no chão.

A peteca é um brinquedo muito popular feito com areia, couro e penas. O jogo de peteca colabora muito com a diversão e pode ser brincado entre duas ou mais crianças. Para facilitar, pode-se formar uma roda.

O objetivo é tocar na peteca e não deixar ela cair no chão. Se isso acontecer, a pessoa que deixou cair, fica fora de jogo. Assim, ganha quem conseguir tocar e não deixar cair no chão durante a partida.

2. Arranca mandioca
Material utilizado: nenhum.
Número de participantes: 2, no mínimo.
Objetivo: das mandiocas (segurarem forte a árvore para não serem arrancadas); para o arranca mandioca (retirar cada um da brincadeira)

Para a brincadeira arranca mandioca não é necessário nenhum objeto, embora faz-se necessário ter alguma árvore perto para começar a diversão. Assim, sentada no chão, a primeira criança segura a árvore e as outras vão se encaixando e segurando o colega da frente.

Uma criança é escolhida para ficar em pé e nomeada a “colhedora de mandioca”. A ideia é ir “puxando” cada uma para fora, até que a criança que está agarrada à outra, solte as mãos de quem está na frente. O objetivo é tentar tirar todos e, para isso, retira-se um a um da fila.

3. Corrida do Saci

Material utilizado: nenhum.
Número de participantes: 2, no mínimo.
Objetivo: alcançar a linha de chegada.

A corrida do saci é uma brincadeira muito divertida que estimula a coordenação e o equilíbrio. Ela pode ser feita com um grupo grande de crianças em um espaço ao ar livre, como um pátio.

Relacionado com o personagem mais conhecido do nosso folclore, o saci, a corrida é feita com uma perna só. Traça-se com um giz ou mesmo na areia, uma linha para indicar a chegada, e outra, a partida.

Assim, todos os jogadores permanecem atrás da linha de partida. Quando for dado o sinal, todos devem correr com uma perna só até a linha de chegada. Se for utilizado os dois pés em algum momento da corrida, o jogador fica fora de jogo. Vence quem conseguir chegar primeiro do outro lado com uma perna só.

4. Bola de Gude

Essa brincadeira indígena é muito comum até hoje nas aldeias existentes em nosso país. Em chão de terra, as crianças precisam cavar 4 buraquinhos formando um quadrado de tamanho médio e mais um quadradinho dentro desse quadrado. O objetivo do jogo é que cada participante com sua bolinha de gude, tente acertar todos os buraquinhos, um a um até o quinto buraquinho (meio do quadrado). Encaixa-se a bolinha de gude dentro de uma das mãos e tenta dispara-la com o polegar. Quando a criança erra o buraquinho passa a vez para o próximo, e enquanto acertar vai jogando até acertar o último buraco e vence a partida.
 
5. Arco e flecha
  
Materiais utilizados: arco e flecha; alvo. 
Número de participantes: 2, no mínimo. 
Objetivo: tentar acertar o alvo o maior número de vezes.

O arco e flecha é uma brincadeira muito divertida que estimula a coordenação das crianças. Primeiramente, coloca-se o alvo a uma distância razoável (e isso irá depender da idade das crianças) e uma pessoa por vez vai tentar atingir o centro, que valerá mais pontos.

Pode-se fazer rondas de três jogadas e quem conseguir atingir uma flecha mais próximo do centro do alvo, ganha. Caso não tiverem os objetos para fazer a brincadeira, as próprias crianças, com o auxílio de um adulto, podem recortar um papelão na forma de círculo, indicando com uma caneta o centro. Já para substituírem o arco e flecha, pode-se fazer bolinhas coloridas para tentar atingir o alvo.

Quer aprender a fazer um arco e flecha?
 
Peça sempre a ajuda de um adulto. Evite acidentes!
Clique no link abaixo e siga o passo a passo.

 

Brincadeiras Africanas 

Mapa da África

 1. Corre Cutia ou Lenço Atrás

As crianças formam um círculo, sentadas, é escolhida uma criança para começar, este corre em torno do círculo gritando: lenço atrás, e os do círculo respondem: corre mais, lenço atrás, corre mais, ele escolhe um e joga o lenço atrás dele, este imediatamente deve levantar e correr atrás e tentar pegá-lo antes que sente no seu lugar, se não conseguir toma o lugar do lado de fora do círculo e começa gritando : lenço atrás, e os outros respondem: corre mais e assim por diante até que todos tenham participado da brincadeira.


2. Pegue o Bastão


Adaptação de uma brincadeira do Egito.
É necessário um bastão (ou cabo de vassoura) para cada jogador. Os jogadores formam um grande círculo.
O objetivo é pegar o bastão mais próximo à sua direita antes de cair.

Os jogadores devem manter seus bastões na vertical e a frente, com uma ponta tocando o chão. Quando o professor gritar "trocou" todos os jogadores deixam seus bastões equilibrados e correm para pegar o próximo bastão à sua direita antes que ele caia no chão. Quando um jogador não consegue pegar o bastão antes que caia, ele está fora do jogo e deve levar o seu bastão. Quem não errar vence. Variação: Para deixar o jogo mais emocionante, podemos mudar o sentido que ocorre a troca de bastões, ao invés da direita, passamos a troca para a esquerda. Podemos ainda ir paulatinamente aumentando a distância entre os jogadores.


3. Pegue a cauda


Adaptação de uma brincadeira infantil da Nigéria.

Os jogadores se dividem em equipes. Cada equipe forma uma fila segurando pelo ombro ou cintura. O último jogador coloca um lenço no bolso ou no cinto, que será “a cauda”. A primeira pessoa na linha comanda a equipe na perseguição, este é a “cabeça da cobra” e apenas ele deve tentar pegar o lenço, ou seja, a “cauda” da outra equipe. A equipe deve correr sempre junta. O grupo que se desfizer durante a corrida perde ponto. Ganha quem pegar mais lenços. Se for apenas duas equipes ganha quem pegar primeiro.


4 . Ahm Totre


Adaptação de uma brincadeira infantil de Gana.

As crianças se organizam sentadas em círculo. Um jogador caminha ao redor do círculo. O jogador caminha dizendo nomes de animais diversos do continente Africano, como elefante, crocodilo, etc. até que toca em uma criança e diz “leão”. A criança indicada como leão deve se levantar e tentar pegar o jogador antes que ele contorne o círculo e sente no lugar vazio deixado por essa criança. Se a criança indicada como “leão” não conseguir pegar o jogador, esta se torna o novo jogador. Se conseguir, ela volta ao seu lugar e o jogador deve escolher outra criança.

Acesse o link para conhecer mais alguns jogos de matriz africana.

1. Quais dessas brincadeiras você já brincou?
2. Com quem você brincou?
3. Quem te ensinou a brincar dessas brincadeiras?
4. Você sabia que essas brincadeiras são parte da herança cultural indígena e africana?
5. Localize no mapa da África os países de origem das brincadeiras acima.


Você sabe o que é releitura de uma obra de Arte?
Para entender o que é uma releitura clique no link e assista ao vídeo.

Faça uma releitura da obra abaixo , de Ivan Cruz , que retrata duas meninas brincando de “Cama de Gato”, uma brincadeira de origem africana.



Cantinho da Matemática

Matemática

1- Complete o quadro com os números que faltam.
 
2- Circule o número mais aproximado do número que aparece na primeira coluna.
 
 

 

Clique no link para ter acesso ao livro.

 
VAMOS DANÇAR UM POUCO?
Na aula de hoje vamos praticar um pouco de dança mix. Para esta atividade coloque uma roupa bem confortável e separa uma garrafinha de água. Se preferir, chame alguém para dançar com você.

DICA IMPORTANTE – para esta aula basta querer se divertir. Não se prenda a passos ou coreografias, apenas acompanhe os professores. Boa aula e até a próxima semana.


Para participar da aula acesse os links abaixo:

GABARITOS:

Sua vez de corrigir se acertou os exercícios da semana! Caso haja dúvida, pergunte nos comentários do blog.

2º Momento:

Respostas:
Situações problemas com dinheiro.
  1) C – R$45,00 (60,00 –15,00 =45,00)

  2) D - R$112,00
  3) R$48,00
  4) C – R$7,00 (50,00 – 43,00 =7,00)


5) Respostas:
 
a) 37+98= 129               
o) 78+26+9 = 113
b) 98x3= 294                  p) 56x8 = 448 
c) 790 - 435 = 355          q) 590:5 = 118
d) 895:5= 179                  r) 555:5 = 111
e) 178+94= 272              s) 730:3 = 243 e resto 1
f) 35x12 = 420                t) 56x9 = 504
g) 78x5 = 390                 u) 27x8 = 216
h) 764:4 = 191                v) 45+65+78= 188
i) 89x7= 623                    x) 26x7 = 182
j) 220 + 12+45 = 277      w) 369:3 = 123
k) 800-350 = 450            y) 59x8= 472
l) 98x4 = 392                  z) 47x7 = 329
m) 750:2 = 375                  963:3 = 321
n) 325-25 = 300

   
 3º Momento:
1)Q.V.L 

Dezenas de Milhar

Unidade de Milhar

Centenas

Dezenas

Unidades



9

0

8



7

7

7


1

5

0

1


3

4

1

0


7

1

8

2

1

3

2

5

8

 
2) Resolva os problemas
RESPOSTAS:
a) O irmão de Luciana nasceu no ano de 1.955
b) Bete terá 36 anos.
c) O outro número é 2.754
d) Papai nasceu no ano de1963
e) Vovô nasceu em 1940
f) – Nasci em 1993
  
Tenho 27 anos.

6º Momento:
Respostas:
Brincadeira indígenas e africanas
1 a 5 – Respostas pessoais

Cantinho de Matemática:

1 – 6.030 – 6.032 – 6. 033 – 6.036 – 6.037 – 6.039 – 6.044 – 6.046 – 6.052 – 6.053 – 6.054
 
 
2 – a) 5.000 b) 10.000 c) 9.00

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