5° Ano – 9° Semana – 13 à 17/10 – 4° Momento
6º MOMENTO:
Olá! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje vou apresentar para vocês algumas brincadeiras indígenas e algumas brincadeiras africanas, mas por que falar dessas brincadeiras?
A peteca é um brinquedo muito popular feito com areia, couro e penas. O jogo de peteca colabora muito com a diversão e pode ser brincado entre duas ou mais crianças. Para facilitar, pode-se formar uma roda.
O objetivo é tocar na peteca e não deixar ela cair no chão. Se isso acontecer, a pessoa que deixou cair, fica fora de jogo. Assim, ganha quem conseguir tocar e não deixar cair no chão durante a partida.
Para a brincadeira arranca mandioca não é necessário nenhum objeto, embora faz-se necessário ter alguma árvore perto para começar a diversão. Assim, sentada no chão, a primeira criança segura a árvore e as outras vão se encaixando e segurando o colega da frente.
Uma criança é escolhida para ficar em pé e nomeada a “colhedora de mandioca”. A ideia é ir “puxando” cada uma para fora, até que a criança que está agarrada à outra, solte as mãos de quem está na frente. O objetivo é tentar tirar todos e, para isso, retira-se um a um da fila.
A corrida do saci é uma brincadeira muito divertida que estimula a coordenação e o equilíbrio. Ela pode ser feita com um grupo grande de crianças em um espaço ao ar livre, como um pátio.
Relacionado com o personagem mais conhecido do nosso folclore, o saci, a corrida é feita com uma perna só. Traça-se com um giz ou mesmo na areia, uma linha para indicar a chegada, e outra, a partida.
Assim, todos os jogadores permanecem atrás da linha de partida. Quando for dado o sinal, todos devem correr com uma perna só até a linha de chegada. Se for utilizado os dois pés em algum momento da corrida, o jogador fica fora de jogo. Vence quem conseguir chegar primeiro do outro lado com uma perna só.
O arco e flecha é uma brincadeira muito divertida que estimula a coordenação das crianças. Primeiramente, coloca-se o alvo a uma distância razoável (e isso irá depender da idade das crianças) e uma pessoa por vez vai tentar atingir o centro, que valerá mais pontos.
Pode-se fazer rondas de três jogadas e quem conseguir atingir uma flecha mais próximo do centro do alvo, ganha. Caso não tiverem os objetos para fazer a brincadeira, as próprias crianças, com o auxílio de um adulto, podem recortar um papelão na forma de círculo, indicando com uma caneta o centro. Já para substituírem o arco e flecha, pode-se fazer bolinhas coloridas para tentar atingir o alvo.
1. Corre Cutia ou Lenço Atrás
2. Pegue o Bastão
Adaptação de uma brincadeira do Egito.
É necessário um bastão (ou cabo de vassoura) para cada jogador. Os jogadores formam um grande círculo.
O objetivo é pegar o bastão mais próximo à sua direita antes de cair.
Os jogadores devem manter seus bastões na vertical e a frente, com uma ponta tocando o chão. Quando o professor gritar "trocou" todos os jogadores deixam seus bastões equilibrados e correm para pegar o próximo bastão à sua direita antes que ele caia no chão. Quando um jogador não consegue pegar o bastão antes que caia, ele está fora do jogo e deve levar o seu bastão. Quem não errar vence. Variação: Para deixar o jogo mais emocionante, podemos mudar o sentido que ocorre a troca de bastões, ao invés da direita, passamos a troca para a esquerda. Podemos ainda ir paulatinamente aumentando a distância entre os jogadores.
3. Pegue a cauda
Adaptação de uma brincadeira infantil da Nigéria.
Os jogadores se dividem em equipes. Cada equipe forma uma fila segurando pelo ombro ou cintura. O último jogador coloca um lenço no bolso ou no cinto, que será “a cauda”. A primeira pessoa na linha comanda a equipe na perseguição, este é a “cabeça da cobra” e apenas ele deve tentar pegar o lenço, ou seja, a “cauda” da outra equipe. A equipe deve correr sempre junta. O grupo que se desfizer durante a corrida perde ponto. Ganha quem pegar mais lenços. Se for apenas duas equipes ganha quem pegar primeiro.
4 . Ahm Totre
Adaptação de uma brincadeira infantil de Gana.
As crianças se organizam sentadas em círculo. Um jogador caminha ao redor do círculo. O jogador caminha dizendo nomes de animais diversos do continente Africano, como elefante, crocodilo, etc. até que toca em uma criança e diz “leão”. A criança indicada como leão deve se levantar e tentar pegar o jogador antes que ele contorne o círculo e sente no lugar vazio deixado por essa criança. Se a criança indicada como “leão” não conseguir pegar o jogador, esta se torna o novo jogador. Se conseguir, ela volta ao seu lugar e o jogador deve escolher outra criança.
1. Quais dessas brincadeiras você já brincou?
2. Com quem você brincou?
3. Quem te ensinou a brincar dessas brincadeiras?
4. Você sabia que essas brincadeiras são parte da herança cultural indígena e africana?
5. Localize no mapa da África os países de origem das brincadeiras acima.
Faça uma releitura da obra abaixo , de Ivan Cruz , que retrata duas meninas brincando de “Cama de Gato”, uma brincadeira de origem africana.
Cantinho da Matemática
DICA IMPORTANTE – para esta aula basta querer se divertir. Não se prenda a passos ou coreografias, apenas acompanhe os professores. Boa aula e até a próxima semana.
Aula 2- https://www.youtube.com/watch?v=36KMBzvuv0w&feature=youtu.be
GABARITOS:
2º Momento:
Situações problemas com dinheiro.
1) C – R$45,00 (60,00 –15,00 =45,00)
2) D - R$112,00
3) R$48,00
4) C – R$7,00 (50,00 – 43,00 =7,00)
5) Respostas:
a) 37+98= 129 o) 78+26+9 = 113
b) 98x3= 294 p) 56x8 = 448
l) 98x4 = 392 z) 47x7 = 329
n) 325-25 = 300
Dezenas de Milhar |
Unidade de Milhar |
Centenas |
Dezenas |
Unidades |
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0 |
8 |
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7 |
7 |
7 |
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1 |
5 |
0 |
1 |
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3 |
4 |
1 |
0 |
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7 |
1 |
8 |
2 |
1 |
3 |
2 |
5 |
8 |
RESPOSTAS:
a) O irmão de Luciana nasceu no ano de 1.955
b) Bete terá 36 anos.
c) O outro número é 2.754
d) Papai nasceu no ano de1963
e) Vovô nasceu em 1940
f) – Nasci em 1993
– Tenho 27 anos.
6º Momento:
Respostas:
Brincadeira indígenas e africanas
1 a 5 – Respostas pessoais
Cantinho de Matemática:
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