5° Ano – 8° Semana – 05 à 10/10 – 5° Momento

5° Ano – 8° Semana  – 05 à 10/10 – 5° Momento  

 

 

5º MOMENTO:

Olá queridos alunos! Iremos abordar um pouco sobre o tema liberdade X limites. Espero que vocês gostem. Aproveitem bastante se dedicando na leitura e nas atividades propostas.
 
Clique no link para ouvir e assistir o “Direito liberdade, Respeito e Dignidade, com respeito e limites.

O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I - Ir vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários ressalvadas as restrições legais;
II - Opinião e expressão;
III - Crença e culto religioso;

IV - Brincar, praticar esportes e divertir-se;

V - Participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
VI - Participar da vida política, na forma da lei;
VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.
Sem liberdade, não há como uma pessoa se desenvolver em plenitude e tornar-se um ser humano comprometido com as realidades da sociedade na qual está inserido. Pode ser usada de várias formas, porém, se bem entendida, por si só criará limites e regras que tornarão a convivência entre homens harmoniosa, gratificante e produtiva.
A Liberdade é respeitar as próprias escolhas e o limite dos outros implicando em responsabilidade. A liberdade continua restrita à necessidade de se adequar à vida em sociedade e também de fazer o que desejamos parece não ter limites, mas temos que assumir responsabilidades.

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2013/05/13/liberdade-e-respeitar-as-proprias-escolhas-e-o-limite-dos-outros.htm

É fundamental que os pais entendam e respeitem as descobertas de cada fase da infância. A criança deve entender que há coisas que fazemos porque gostamos e, outras, porque precisamos. É papel dos pais explicar isso a ela e, quanto mais natural for a forma que os pais lidam com a situação, melhor será. Isto é desde pequeno, a criança/ adolescente deve perceber que toda ação traz uma reação, positiva ou negativa inclusive no que diz respeito as escolhas.

A seguir vamos estudar sobre a liberdade de expressão, de se comunicar que e desenvolvido deste pequeninos, buscando um entendimento do contexto em que vive e a socialização com todos ao seu redor.

 

Hora da Atividade:

 

Observe os quadrinhos e escreva qual direito de liberdade se refere.

1) O que é Liberdade?
2) Que liberdade você acha que todas as pessoas deveriam ter? Faça uma lista.
3) Separe as palavras abaixo o que deve permanecer no mundo e o que deve desaparecer. Faça um quadro em seu caderno.

A Livre e espontânea vontade é concedida a todo ser humano. Se o indivíduo desejar se voltar ao bom caminho e ser virtuoso, tem o poder de assim fazer.
Se o indivíduo desejar se voltar ao mau e ser cruel tem a liberdade de agir assim. 
 
4) Responda em seu caderno:
Faça a atividade e mande uma foto no WhatsApp da escola: 98867-7600 
 

Queimada com tampinha:

Marque​ o campo de jogo, fazendo um quadrado de mais ou menos 1 metro de cada lado, e faça uma linha no meio delimitando as áreas das equipes. As tampinhas serão os jogadores, mas também farão o papel de bola nesse queimado, e elas terão que ser movidas através de petelecos. Se você acertar a tampinha do time adversário, a mesma sai do jogo, mas se a tampinha que for lançada para o lado oposto sem tocar em ninguém, ela volta para seu campo. Vale lembrar que, acertando ou não, cada jogador só pode executar um peteleco de cada vez, ou seja, lançou uma tampinha para o campo oposto, passa a vez ao outro jogador.
Escolhido o campo de cada jogador, espalhe sua equipe (tampinhas) pelo campo.
Tire par ou ímpar para decidir quem inicia a partida e treine sua pontaria. Vence o jogo quem conseguir “queimar” todos as peças adversárias primeiro.

Veja o vídeo abaixo:

Comentários