5° Ano – 8° Semana – 05 à 10/10 – 1° Momento

5° Ano – 8° Semana  – 05 à 10/10 – 1° Momento

 


 1º MOMENTO:


Olá crianças! Como estão? Espero que estejam bem. Como sabem estamos comemorando neste mês o DIA DAS CRIANÇAS e, portanto nada mais justo que falarmos sobre os direitos e os deveres das crianças e dos adolescentes.
O nosso primeiro assunto será:


O direito das crianças a ter um nome e uma nacionalidade.
 
Desde o seu nascimento, a criança tem direito a ter um nome e um sobrenome. Toda criança deve ser registrada imediatamente após o seu nascimento, já que os pais têm a obrigação de informar nome, sobrenome e a data de nascimento do recém-nascido.
Essa ação implica no reconhecimento imediato por parte do Estado da existência da criança e da formalização do seu nascimento diante da lei. Além disso, o seu registro permitirá a criança a preservar suas origens, ou seja, as relações de parentesco que o unem aos seus pais biológicos.


O direito das crianças em ter uma nacionalidade

A nacionalidade se obtém ao registrar a criança no Registro Civil. É um elemento muito importante, já que, em primeiro lugar, implica o vínculo entre a pessoa e a cidadania, e em segundo lugar, constitui a filiação de uma pessoa a uma nação, ou seja, a um país de origem.

O que acontece se uma criança não obtém um documento de que a identidade e que diga quem ela é?

As crianças que não têm um documento de identificação correm o risco de ficar em situação de exclusão social e, portanto, sem acesso aos serviços fundamentais como: a educação, atendimento médico ou o seguro social.
Ter um nome e um sobrenome é muito mais do que duas palavras. Significa ser reconhecido não apenas no seu país, mas em todos os países do mundo. Desta forma todas as crianças ficarão protegidas pela lei. A Certidão de Nascimento é o primeiro documento que a criança recebe.


Vamos ver este poema:
O Nome da gente   de Pedro Bandeira
Por que é que eu me chamo isso e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré não se chama crocodilo?
Eu não gosto do meu nome, não fui eu quem escolheu.
Eu não sei por que se metem com um nome que é só meu.
O nenê que vai nascer vai chamar como o padrinho, vai chamar como o vovô?
Mas ninguém vai perguntar o que pensa o coitadinho?
Foi meu pai quem decidiu que meu nome fosse aquele
Isso só seria justo se fosse eu quem escolhesse o nome dele.
Quando eu tiver um filho, não vou pôr nome nenhum.
Quando ele for bem grande, ele que procure um.





Atividade: 
Escreva em seu caderno, tire uma foto e poste no grupo do WhatsApp da escola
98867-7600

1. Qual é o seu nome? Quem escolheu e por quê?
2. Você gosta do seu nome ou trocaria por outro?
3. De acordo com o texto: Qual a importância de se ter um nome e um sobrenome?
4. Como se chama o primeiro documento que a criança tem?
5. Agora retire do texto todas as palavras com ss e depois separe-as em sílabas.
6. Para que serve o ponto de interrogação?


Assista a história:
O nome da gente




Cantinho da Matemática: De acordo com o gráfico abaixo responda:

1- Há mais crianças do sexo masculino ou do sexo feminino?
2- Qual o percentual de crianças da área urbana?
3- De acordo com o gráfico acima você pode afirmar que é grande o número de crianças hoje no Brasil? Sim ou não. Qual a porcentagem de crianças?
4- Resolva: Se num total de 100% de pessoas que vivem no Brasil atualmente 17% é criança. Qual é o número de adultos e adolescentes juntos?

   
          Um grande beijo!!!!!!!!!!




Olá meninas e meninos. Como vocês estão hoje? Esperamos que estejam todos bem.

VOLEI SENTADO:
Iremos amarrar a corda ou barbante entre as duas cadeiras e marcar o campo com o giz ou fita adesiva (as laterais do campo serão marcadas, respeitando as cadeiras), após marcar o campo, cada jogador irá sentar de um lado do campo.

O objetivo do jogo é que a bola cai no campo do adversário, para marcar o ponto, não se pode levantar para jogar é sentado que se movimenta.

O desenho demonstra como irá ficar o campo e os jogadores.
 

Comentários