5° Ano – 7° Semana – 28/09 à 03/10 – 5° Momento

5° Ano – 7° Semana  – 28/09  à 03/10 – 5° Momento
 
 

5º MOMENTO:


Olá, queridos alunos!

Essa semana iremos conhecer um pouco sobre a história do ECA. O que significa e como surgiu, quando foi criado e com que objetivo, qual a lei mais importante do ECA e o que mudou no ECA 2020.

Introdução:



Clique no link para saber como o ECA é aplicada na sociedade.
https://www.youtube.com/watch?v=o2s6eR2sdp4&feature=youtu.be


O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes com menos de 18 anos.
A Lei n° 8.069, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi criada em 13 de julho de 1990. A norma que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente é bastante famosa no mundo inteiro, pela amplitude de seus preceitos e pela forma como protege nossas crianças.
Essa lei completou 30 anos em julho de 2020 de proteção à infância. A adoção do Estatuto é um marco para a ampliação do direito das crianças e dos adolescentes no país reforçando a ideia de “prioridade absoluta” da Constituição Federal.
No artigo 227 da Constituição Federal diz: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao lazer e à profissionalização, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária.

 

Painel de exemplos:

A primeira comunidade que fazemos parte é a família.

Deveres são tudo aquilo que podemos fazer sem prejudicar nosso semelhante.

 
Clique no link para saber quais são os direitos e deveres a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=3_x-zAkM0nw&feature=youtu.be
Essa atividade não precisa copiar apenas localize as palavras no caça - palavras! 

1) Encontre no quadro as palavras destacadas:
Toda criança tem o direito de brincar
Toda criança tem o direito de ter uma alimentação saudável
Toda criança tem o direito de ter uma família
Toda criança tem o direito de ter respeito
Toda criança deve ter acesso à educação
Toda criança tem o direito a vida
Toda criança tem o direito a saúde
Toda criança tem o direito a segurança
Toda criança tem o direito a liberdade
2) Preencha a cruzadinha no caderno:


Horizontal:
1. Dentre os deveres das crianças e dos adolescentes, está o de … os pais e os mais velhos. (palavra com oito letras).
3. Júnior mora em uma casa humilde no sertão. Todo dia, sua mãe prepara para as refeições uma mistura de farinha e água. Júnior não tem garantido o seu direito a uma boa … (palavra com 11 letras).
4. Além dos direitos, o ECA também fala sobre os … (palavra com sete letras).
6. Toda pessoa que ainda não completou 12 anos é uma … (palavra com sete letras).
9. Flavinho tem 11 anos e não está matriculado na escola. Flavinho não tem garantido o seu direito de … (palavra com sete letras).
10. Além de direitos, as crianças têm deveres, como o de … o meio ambiente. (palavra com nove letras).

Vertical:
2. Aninha não tem tempo para encontrar seus amiguinhos. Ela vai à escola pela manhã e no resto do dia ajuda a mãe a recolher lixo reciclável para ajudar a família. Nesse caso, Aninha não tem garantido seu direito de … (palavra com sete letras)

 
Clique no link para assistir “A Importância do Estatuto da Criança e do Adolescente”.
3) Responda em seu caderno:
a) O que você entendeu do vídeo?
b) Que mensagem o vídeo traz de positivo pra você?
c) O que o estatuto garante para as crianças e adolescentes?
d) Ilustre um artigo citado no vídeo?

Mande a foto do desenho para o WhatsApp da escola:

98867-7600


Hora do Brincar:


Organize com sua família, uma atividade de lazer, como: amarelinha, pula corda, piquenique, entre outros.

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