5° Ano – 10ª Semana – 19 à 24/10 – 6° Momento

5° Ano – 10ª Semana – 19 à 24/10 – 6° Momento


6º MOMENTO:
 
Olá alunos do 5º ano! Tudo bem com vocês? Espero que sim.
Neste momento vamos falar sobre os perigos da internet.
Existem muitos perigos na internet como a exposição fácil a conteúdos impróprios (a violência, o racismo, ideais extremistas e a pornografia) e, pior ainda, a possibilidade de estabelecerem contatos com pessoas mal-intencionadas (que usam o e-mail, salas de chat e redes sociais para assediarem às crianças).
A internet se mostrou como uma ferramenta muito útil na hora de trocar informações e neste momento que estamos vivendo. Porém, nem sempre ela pode ser considerada totalmente segura. Problemas que vão desde vírus até pessoas mal-intencionadas podem ser encontrados na internet.

Vamos conferir alguns dos 5 grandes perigos que a internet pode trazer aos seus usuários e como se prevenir deles:
Vírus:
 
Existem vários tipos de vírus e todos eles são prejudiciais para o computador. É possível encontrá-los em diversos ambientes e, normalmente, o vírus infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e depois tenta se espalhar para outros computadores. Para se prevenir deste perigo basta manter seu antivírus atualizado e estar sempre atento caso seu PC (computador) apresente problemas de lentidão ou outros sintomas esquisitos.
 
2. Spams:
 
O spam é uma mensagem eletrônica não autorizada pelos internautas, mas que são enviadas da mesma forma. Possuem o objetivo de lotar a caixa de e-mail de seus receptores e, algumas vezes, podem conter vírus que prejudicam o computador do internauta. Para se livrar deste problema basta marcar o e-mail como spam e, da próxima vez que receber uma mensagem deste remetente, ela será automaticamente considerada um spam.

3. Páginas falsas:
 
As páginas falsas são uma forma de fraude eletrônica que tem o objetivo de adquirir informações pessoais dos internautas que a acessarem. Elas também são chamadas de phishing e sempre tentam induzir seus visitantes a colocarem os dados. As favoritas para se tornarem falsas são as páginas de banco. Para se proteger, toda a vez que for acessar seus dados pessoais tente usar a navegação InPrivate que os navegadores oferecem.

4. E-mails maliciosos:
 
Há vários tipos de e-mail que possuem o objetivo de roubar informações pessoais dos internautas. Algumas vezes eles utilizam grandes empresas, como bancos, para poderem persuadir o receptor a entrar no link e fornecer seus dados. Promoções bizarras também pipocam nas caixas de e-mail. Sempre que receber algo suspeito, investigue. Se tiver dúvidas, não acesse ou clique em qualquer link.

5. Pessoas mal-intencionadas:
 
A internet tem a vantagem - ou desvantagem - de poder preservar a identidade de seus usuários. Muitas pessoas adquirem outras personalidades para conseguirem persuadir os internautas. As intenções são as mais variadas, desde crackers tentando roubar informações pessoais até pedófilos tentando marcar encontros. Para evitar este perigo basta não se comunicar com estranhos. Tanto nas redes sociais como por e-mail, apenas converse com quem tenha contato.
Esses que citamos são alguns de muito já existentes e a cada dia surgem mais golpes pela internet por isso temos que tomar muito cuidado.
As vezes ouvimos as pessoas dizerem:



 Por isso tome muito cuidado a partir dessas informações.



Atividades para ser respondidas no caderno:
Você já passou por algumas situações citadas? Se sim quais?
Se não, o que você faz para estar protegida nas redes sociais?
Leia a história em quadrinhos e resposta em seu caderno, o que você acha que aconteceu?


Alguns cuidados que você pode ter para não cometer erros na internet.


Abaixo algumas dicas de como se prevenir de possíveis processos em decorrência ao mau uso da internet.
●Não baixe música de lugares não autorizados;
Jamais escreva algo sobre alguma pessoa que não seja verdadeira;
Cuidado ao usar as redes sociais, não poste mensagens com duplos sentidos, maliciosas, ofensivas, enfim, que possam prejudicar a imagem de terceiros;
Não publique imagens de cunho sexual ou erótico, tanto de adultos e principalmente de crianças;
Cuidado ao publicar imagens de terceiros, principalmente cm caráter ofensivo;
Jamais plagiar ou copiar algo publicado na web de outras pessoas;
Não participe de comunidades de caráter ofensivo, pornográfico, racista, apologia ao crime ou violência, entre outros;
Não acesse sites desconhecidos com conteúdo impróprios.

 
Que também tem direitos e deveres na internet?




HORA DA HISTÓRIA:
Clique no link e veja a história que o menino Maluquinho tem pra contar:
 https://www.youtube.com/watch?v=iATOj0Sk_HA&feature=youtu.be
Escreva em seu caderno o que você entendeu sobre a história do Menino Maluquinho.

 
Resolva os problemas em seu caderno:
1) Maristela vendeu no seu Facebook 2175 bombons e ainda ficou com 245 bombons. Calcule quantos bombons, ela tinha antes de vender os 2175 bombons.

2) João que havia comprado os bombons pela internet, de forma segura, pediu a Maristela que embalasse em 5 caixas para serem entregue com segurança e higiene. Quantos bombons ela colocou em cada caixa?

 3) Responda o desafio no seu caderno:

GABARITO:

1° MOMENTO:
 
As crianças possuem o mesmo tamanho e as mesmas necessidades? Não.
O que cada uma delas precisa para alcançar os frutos? Precisam de caixotes de tamanhos diferentes de acordo com suas necessidades.
Resolveria o problema dar um caixote do mesmo tamanho a cada uma? Por quê? Não, porque cada uma tem um tamanho diferente e as menores ficariam prejudicadas.
 
Entregar o texto na secretaria.

2° MOMENTO:

6. Qual é o título e a autora da história?
      O título é:Cada um com seu jeito, cada jeito é de um.
      A autora é: Lucimar Rosa Dias

7. Qual o assunto principal da história?
      O amor e respeito ao jeito de ser de cada um da família.
8. Do que você mais gostou? Pessoal.
9. Escreva o nome dos personagens da história e suas características.
 

 10. Faça o desenho da personagem principal da história.
 
Calculando multiplicação:
 

Desafio:



3° MOMENTO:

PESSOAL.

 
Essa atividade de 1 a 10 é para entregar na secretaria.

4° MOMENTO:
O que é necessário para termos uma educação de qualidade?
Para que a educação tenha qualidade é necessário que ela promova a aprendizagem de todos os alunos. Desperte e potencialize as habilidades do ser humano como um todo. Incluindo a criatividade.
O que a educação pode fazer por você?
Desenvolver a criatividade, cidadania e as habilidades para usar o conhecimento ajudando na sua formação como um todo para um melhor emprego e salário, acesso a informação e a cultura.
Por que a educação é tão importante para o mundo?
A sociedade que possui uma boa educação melhora a qualidade de vida de todos.
Em sua opinião, quais são os problemas que a educação enfrenta?
Pessoal.

Estudo do texto:

5. O que é Direito à Educação?
É o direito de frequentar uma escola gratuita e de qualidade próxima a sua casa.
6. O que estabelece no artigo 205 sobre educação?
Estabelece que “A educação é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida a incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
7. Qual a importância da educação para todos?
Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de obter um emprego. Por meio da educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.
8. Explique com suas palavras como você define educação.
Pessoal.


  INTERPRETAÇÃO DE TEXTO:
4) No Brasil existem escolas publicas e particulares. De onde vem o dinheiro que mantém as escolas publicas funcionando?
Todo o dinheiro que mantém as escolas públicas vem dos impostos pagos pela população brasileira ao governo.
5) Quais são os três tipos de escolas públicas que existem e por quais órgãos são administradas?
Federal: Administradas pelo governo federal.
Estadual: Administradas pelo governo do estado.
Municipal: Administradas pelo governo do município.

6) Quais são os recursos que mantém as escolas particulares?
As escolas particulares são mantidas pelas mensalidades pagas pelos pais dos alunos.
Atividades matemáticas:
Problemas:
     1
1)    27        
     x 12
     1
        54
    +27
    324 
- Resposta: Essa escola tem 374 alunos no 5º Ano. 
2) 2.426 + 2.680+ 1979 = 7.085
      
Respostas: Essa escola possui 7.085 alunos.
3) 2.700 + 580 + 1.200= 4.480
       Resposta: Essa escola possui 4.480 livros.
4) 13 x 15 = 195
       Resposta: Serão usadas 195 colheres.
 
1 – 5.861 + 3.145 + 4.123= 13.129
2 – Segunda-feira
3 – Quinta-feira
4 – 5.861 + 3.145 + 4.123 + 2.329 + 4.187 = 19.645
5 – 19.645 x 2 = 39.290
6 – 5.861 – 4.123 = 1.738
7 – Segunda e terça = 5.861 + 3.145 = 9.006
         quarta e sexta = 4.123 + 4.187 = 8.310
         Resposta: segunda e terça.

5° MOMENTO:

1 – Você já ouviu falar em fake News? Escreva em seu caderno o que você sabe sobre o significado desta expressão. Pessoal.
2 – Leia a notícia /fatos abaixo e responda em seu caderno:
Diferentes regiões de Belo Horizonte
amanheceram encobertas por um nevoeiro,
nesta sexta-feira (3). A meteorologista Anete
Fernandes, do Inmet (Instituto Nacional
de Meteorologia), explica que o fenômeno foi
causado pelas chuvas registradas durante
a noite passada e esta madrugada.

h) Na sua opinião, esse tipo de noticia pode gerar Fake News? Por quê?
       Pessoal
i) Ao serem publicadas, as notícias geram dúvidas. Quais atitudes você pode tomar para saber se elas são verdadeiras ou falsas?
      Devemos procurar informações em fontes confiáveis.
j) Atualmente, quais são os meios de comunicação mais utilizados, para se publicar e divulgar uma notícia?
      Redes sociais e telejornais.
k) Quais são os meios de comunicação mais utilizados por sua família para saber a respeito das notícias do dia? Pessoal.
l) Você já leu uma notícia e descobriu que ela era falsa (fake news)? Em caso positivo, conte qual o assunto da notícia. Pessoal.
m) Em sua opinião, por que as fake News se espalham tão rápido? Pessoal.
n) Leia e responda:
 
Fonte:http://www.carosouvintes.org.br/fake-news-reforcam-confianca-em-veiculos-consolidados-indica-estudo/grafico-fake1/
Quais são as mídias ( conjunto dos meios de comunicação social de massas) citados na pesquisa?
A pesquisa cita: Telejornalismo, aplicativos de mensagem e mídias sociais.
Em qual dessas mídias as pessoas mais confiam com relação a noticiário político e eleitoral, de acordo com essa pesquisa?
As pessoas confiam mais nos telejornalismos.
Quais tem causado mais desconfiança?
As mídias sociais tem causado mais desconfiança.

6° MOMENTO:
 
Respostas dos problemas:
 
1) 2175 + 245 = 2420
2)
 
 
Desafio:

Responda as perguntas e vença o desafio.
1) 3
2) Não
3) 3
4) 90
5) 7
6) 9
7) Sim
8) 1
9) 700
10) 5

Comentários

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós!