5° Ano – 10ª Semana – 19 à 24/10 – 3° Momento

5° Ano – 10ª Semana – 19 à 24/10 – 3° Momento


3º MOMENTO: Diga não ao bullying


Olá meus queridos! Estamos com saudades de vocês. Esperamos que estejam todos bem! Hoje iremos falar sobre dois assuntos muito importante no nosso cotidiano: Empatia e Bullying... vocês já ouviram falar em alguns desses assuntos? Então vamos descobrir o que significa cada um deles.


Empatia tem se tornado uma palavra cada vez mais comum no vocabulário das pessoas. Mas você sabe o que é ser uma pessoa empática?
Mais do que se colocar no lugar do outro, exercer a empatia envolve presença e escuta ativa. Empatia se resume como uma escolha de “sentir com as pessoas”. Muitas vezes essa atitude pode ser confundida com simpatia.


●Busque entender o que a outra pessoa está sentindo.
Não compare a história que está ouvindo com algo que você já viveu ou que já viu em outra situação.
Deixe os julgamentos e preconceitos de lado, procure escutar sem tentar justificar o que o outro diz.
Converse com pessoas diferentes de você, com pensamentos e ideias que nem sempre batem com as suas, isso te ajuda a sua mente e ampliar a sua visão de mundo.

ATIVIDADE:

DESENHE UMA ÁRVORE COMO ESSA NO SEU CADERNO E FAÇA O QUE SE PEDE:
Mande uma foto para o WhatsApp do Caic 98867-7600

 

 

Você conhece alguém que já sofreu com bullying? Ou até mesmo você já passou por esse constrangimento? Vamos conversar sobre esse assunto que assombra a vida das pessoas nas escolas, nas ruas, ou em qualquer lugar que ela vá.

Bullying são atitudes agressivas praticadas de forma repetitiva com intuito de humilhar ou intimidar uma ou mais pessoas.

A palavra bullying é de origem inglesa e não tem tradução aqui no Brasil e serve para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar, por meninos ou meninas, comportamentos esses como agressões, ações desrespeitosas, assédios, realizados de maneira recorrente e intencional por parte dos agressores. Normalmente as atitudes tomadas por um ou mais agressores contra alguns estudantes não apresentam motivos específicos, acontece quando os que se acham mais fortes utilizam dos mais frágeis como objetos de diversão, onde o intuito é maltratar, humilhar, intimidar e amedrontar suas vítimas, provocando dor e sofrimento aos vitimados. Portanto, se observamos no dicionário, veremos que a palavra bully significa: individuo valentão, tirano, mandão, brigão, enquanto que a expressão bullying corresponde a um conjunto de atitudes de violência física ou psicológica de caráter repetitivo e intencional, praticado por um agressor (bully) contra um ou mais vítimas que se encontram impossibilitadas de se defender, e proíbe qualquer atitude solidária por parte da turma em defender o agredido.
Esses “valentões” não se encontram somente nas escolas, podem ser encontrados em vários segmentos da sociedade e podem avançar de versão juvenil para a versão adulta.


Vamos assistir esses dois vídeos sobre BULLYING
https://www.youtube.com/watch?v=Z6sHaGenVl0&feature=emb_logo 

Clique no link para assistir os oito tipos de bullying que devem ser evitados na escola.
 

Veiculado principalmente na rede mundial de computadores (internet) e celulares, causa sofrimento incalculável, em virtude da velocidade com que a agressão se multiplica e, muitas vezes, por ser de origem anônima ou falsa.
 
Insulta, coloca apelidos desrespeitosos;
Faz comentários intolerantes ou desrespeitosos sobre qualquer diferença no outro;
Espalha fofocas, fotos, vídeos e boatos maldosos;
Destrói ou estraga materiais escolares;
Exclui ou isola propositadamente alguém;
Agride fisicamente ou ameaça.

Vamos falar sobre alguns tipos de BULLYING, mais praticados:



As principais consequências do bullying são:

Sintomas Psicossomáticos – Dores de cabeça, náuseas, boca seca, palpitações, diarreia, insônia, cansaço, sensação de “nó” na garganta, tontura, desmaios, calafrios.
Transtorno do Pânico – O medo intenso e infundado, que parece do nada, o indivíduo é tomado de medo e ansiedade, ou seja, o medo de ter medo, que vem acompanhado de outros sintomas físicos, como taquicardia, calafrios, boca seca, suores.
Fobia escolar – Medo intenso de frequentar a escola, que resulta em faltas, problemas de aprendizagem e / ou evasão escolar.
Depressão – Doença que afeta o humor, os pensamentos, a saúde e o comportamento. Alguns sintomas são: tristeza persistente, ansiedade ou sensação de vazio, sentimento de culpa, inutilidade e desamparo, ideias ou tentativas de suicídio, excesso ou ausência de sono, aumento ou perca do apetite, irritabilidade, pessimismo, perda de interesses por coisas que antes lhe davam prazer.
Anorexia e bulimia – Transtorno alimentar, acometidos por mulheres, sobretudo jovens e adolescentes. A anorexia é caracterizada pelo pavor em engordar, a pessoa possui uma distorção de sua imagem corporal, e acaba por alimentar-se menos. A bulimia se caracteriza pela ingestão de alimentos de maneira compulsiva, com a sensação de culpa após ter se alimentado, tenta desesperadamente eliminar esses alimentos como o vomito, abuso de diuréticos, laxantes, excesso de atividades físicas e períodos de jejum.



Clique no link e assistam à música:
“Bullying, Sai Pra Lá - DVD ECA”
https://www.youtube.com/watch?v=zv2pKABQhDo&feature=youtu.be
 
 

Essa atividade (exercícios de 1 à 10) deve ser feita em uma folha de caderno e entregue na Secretaria da escola:
Não se esqueça de colocar nome, sala e data.
Entregar essa tarefa no dia 26/10 (segunda-feira) de 13 às 17 horas ou 28/10 (quarta-feira), de 08 às 12 horas.
 
1) Com suas palavras, explique o que é bullying? 
2) Existem vários tipos de bullying? Cite alguns:  
3) O que você entendeu sobre cyberbullying?  
4) Você já sofreu o bullying na escola ou em algum outro lugar? Como você reagiu?
5) Você já praticou o bullying alguma vez? Se a resposta for sim, por que você fez isso?  
6) Explique a frase: “Devo tratar as pessoas com respeito, para que também me respeitem”.
7) Depois de estudar sobre o bullying, como você agiria se alguém o maltratasse com palavras desrespeitosas?  
8) O que precisa ser feito nas escolas para que o bullying não seja praticado?  
9) Em que as pessoas precisam mudar, para que se viva em harmonia?  
10) Faça um desenho comparativo onde de um lado fará uma ilustração de uma escola em que alguns alunos praticam bullying, e do outro lado desenhe a escola sem violência, a qual todos imaginamos como a escola perfeita.
11) 


 
EDUCAÇÃO FÍSICA

Basquete adaptado:
Iremos precisar de uma caixa de papelão, que vamos colar na parede com fita adesiva a uma certa altura, depois irá pegar uma bola ou caso não tenha pode fazer uma de papel, determinar uma distância em relação a caixa e realizar os arremesso.

Variação: Você pode chamar o irmão ou um colega para jogar com ele, sendo que os dois irão fazer a cesta na mesma caixa.

Comentários