5° Ano – 10ª Semana – 19 à 24/10 – 1° Momento

 5° Ano – 10ª Semana – 19 à 24/10 – 1° Momento
 
 

 1º MOMENTO: Todos somos diferentes e precisamos compreender isso!


Olá meus queridos alunos!
Que saudades de vocês!
Vamos iniciar mais uma semana de trabalho. Juntos somos mais.
Hoje vamos falar de um assunto muito importante e muito polêmico.

Iremos falar de igualdade/equidade.

Observe as figuras acima e pense:
- As crianças possuem o mesmo tamanho e as mesmas necessidades?
- O que cada uma delas precisa para alcançar os frutos?
- Resolveria o problema dar um caixote do mesmo tamanho a cada uma? Por quê?

 
Olhando para estas duas figuras podemos ver que há diferença entre igualdade e equidade. Não é só oferecer as mesmas coisas para todos da mesma maneira, mas dar a cada um de forma que todos tenham a mesma oportunidade mesmo sendo diferentes.
Somos iguais com relação a direito e deveres isso é igualdade, mas se formos falar de equidade é importante pensar nas diferenças, nas necessidades de cada pessoa, ou seja, um deficiente visual precisa de textos em braile, um cadeirante precisa de rampa e elevador para ter acesso aos locais, cada situação pede uma adaptação para garantir a igualdade de condições é preciso ter um olhar sensível e de respeito com cada situação, com cada ser humano. Para ter igualdade e equidade é preciso enxergar o outro com sensibilidade e fazer a diferença com atitudes.

Clique no link para entender melhor “igualdade e equidade”.
 https://www.youtube.com/watch?v=33bLY6UVO1c

Leia está história bem interessante:
O cabelo de Cora
Ana Zarco Câmara
A história que vou contar é da menina Cora.
Cora é muito inteligente, uma ótima amiga, mas não está contente há algo que lhe intriga, porque ontem na escola sua coleguinha Miriam num rompante disse para a Cora, sutil como elefante.
___ Vou te dar uma dica e dela nunca se esqueça! E melhor você usar uma fita no cabelo. Seu cabelo é cheio e todo enrolado, por isso ele fica feio, está sempre desarrumado.
___ Faça como a Bete, a Joana e a Sofia. Primeiro você mete o cabelo na água fria, depois você penteia para ele ficar bem liso e não bobeia lembre-se do meu aviso.
___ Ah! Também vá no armarinho compre uma fita. Lá tem cada uma mais bonita que a outra! Falo isto porque sou sua amiguinha e gosto de você. Seu cabelo é ruim, mas você é boazinha.
Cora procurou sua tia Vilma. Uma bela senhora que tinha um cabelo igual ao seu e logo que chegou pediu a tia que lhe desse um abraço com os olhinhos cheios de lágrimas. A tia vendo a aflição da menina disse:
___ Diga seu problema, vamos juntas resolver este dilema!
Então Cora disse:
___ Minha amiga falou com firmeza que meu cabelo é feio!
Tia Vilma respondeu que não é só cabelo liso que é bonito, é que cada ser humano é como uma flor, para cada um uma cor. E que cada um é diferente mesmo. O que falta em um no outro está presente.
Tia Vilma falou:
___ Seu cabelo é bem bonito e resistente. Você se parece com sua avó Ana. Uma Negra africana. Que saudades eu tenho dela! Por isto preste atenção não fique triste. Cada pessoa tem um cabelo e seja como for não existe modelo.
Cora ficou toda feliz. Olhou se no espelho e viu que tinha raiz.
No outro dia chegou toda sorridente e confiante na escola procurou aquela sua amiguinha conversou com ela e pôs fim à desavença com um grande abraço.

Vocês perceberam como é importante respeitar a identidade do outro. Não somos iguais e respeitar a diferença é importantíssimo. Faça você a diferença não pratique bullying.

Clique no link da música a seguir e assista ao vídeo. Para entender melhor que “Normal é Ser Diferente”.  
https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg


 
Para a atividade de hoje quero que você escreva uma narrativa com diálogos e com travessões em uma folha com nome e sala e entregue na secretaria da escola na segunda-feira de 13 às 17h ou quarta de 8 às 12 h. Nesse texto você deve contar uma história vivida por você ou por outra pessoa que tenha sofrido bullying e como foi a reação dela ou sua.


 



Olá meninas e meninos. Como vocês estão hoje? Esperamos que estejam todos bem.

Quadrado Mágico
 
Jogo simples de adaptar, precisa de giz ou fita adesiva para marcar o chão. As peças pode ser qualquer objeto, desde que todos da mesma coluna sejam iguais (copos coloridos, tampinhas coloridas, você pode pintar as cores num papel, pode usar E.V.A). O objetivo é alinhar todas as cores conforme o modelo, podendo mover uma peça por vez na horizontal ou vertical.
Variação: organize dois jogos iguais a este e então duas pessoas competem ao mesmo tempo, quem organizar as cores primeiro vence; mas também pode realizar desta forma, usando apenas um jogo, sendo cronometrado o tempo que cada um leva pra organizar, quem fizer em menos tempo ganha.

Veja o vídeo:

Comentários

  1. Ola, meus queridos! Espero que vcs estejam estudando . Aproveitem todo o aprendizado. Grande beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós!