4º Ano – Semana 9 – 13 a 17/10 – 4° Momento

4º Ano – Semana 9 – 13 a 17/10 – 4° Momento

6º MOMENTO:


Ser criança e a poesia: curiosidade na infância.

Olá crianças! Estou com muita saudade de vocês!
Primeiramente, FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!
E pra comemorar, hoje vamos falar de... CURIOSIDADES!


Você já ouvir falar dos pinguins?
Os pinguins são aves que habitam o Hemisfério Sul, principalmente a região da Antártida. A espécie se adaptou à vida polar e, com isso, a natureza do voo foi substituída, tornando esses pequenos animais, incríveis nadadores.

Mas por que isso aconteceu?

Se alimentar numa região onde a superfície terrestre é coberta por gelo pode ser bem complicado, não é mesmo? Por isso, a evolução tratou de fazê-los grandes caçadores aquáticos: alguns estudos mostram que eles podem se alimentar de até 30 peixes em um único mergulho e ficar 15 minutos submersos, sem respirar!

Hora da poesia:

Leia abaixo a poesia de Vinicius de Morais:

Que tal cantar essa poesia, assistindo o vídeo abaixo para entendê-la melhor?  

Responda e deixe a sua resposta no Blog da escola.
1. No poema, a pessoa que conta a história, quer fazer o que com o pinguim?
2. A pessoa que narra poesia está curiosa sobre o pinguim, certo? O que você tem mais curiosidade de saber hoje?




Qual o maior e qual o menor pinguim do mundo?


O pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) é a maior espécie de pinguins que ainda existem, atingindo quase 1 metro de altura e 40 quilos de peso. O menor pinguim é o pinguim-fada (Eudyptula minor) que não chega a 1 kg de peso. Na antiguidade existiu uma espécie de pinguins que atingia mais de 2 metros de altura, porém já está extinta.
 
 
HORA DO FILME:
Assista ao vídeo abaixo para saber mais curiosidades sobre os pingüins.  
Responda e mande uma foto para o WhatsApp da escola.
988677600.

1. Qual a curiosidade sobre os pinguins que você achou mais interessante?
2. Se você conhecesse um pinguim HOJE, o que gostaria de aprender sobre ele?


Momento para refletir!
Você gosta de aprender coisas novas?
A nossa curiosidade é um dom, a partir dela podemos conhecer várias coisas novas sobre o mundo e nós mesmos.

Assista ao vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre a importância de aprender: 

Depois de assistir o vídeo, explique com as suas próprias palavras a importância de aprender. Mande uma foto com a sua resposta para o WhatsApp da escola. 988677600.


Hora da leitura:

Leia a tirinha abaixo:

O Calvin é conhecido como um menino muito curioso, você já tinha visto ele em algum outro lugar? O que acha que ele quis dizer nessa tirinha? Deixe a sua resposta nos comentários do Blog.

CANTINHO DA MATEMÁTICA:
O Calvin não queria fazer o dever de matemática na nossa última atividade. Mas você sabia que existem grandes matemáticos que ganham até dinheiro com isso?
Em 2000, um instituto de matemática anunciou um prêmio de US$ 1 milhão a cada matemático que fosse capaz de resolver os chamados “problemas do milênio”: Sete problemas bolados durante vários séculos e que nunca haviam sido resolvidos.
Muito bom, não é ? Então vamos praticar?!

Vamos ver se você é bom observador! Participe do jogo dos 7 erros:
https://www.youtube.com/watch?v=rZvC7RWCoLk 

Você é curioso? 

Bom crianças estou com muita saudade de vocês, espero vê-los em breve!
Que tal encerrarmos nossa atividade de hoje com uma mais uma música?


Assim é ser criança - Mundo Bita



Gabarito- Semana 13 a 17 de outubro.

2º MOMENTO: Poesia: Ou isto ou aquilo – Cecília Meireles – Crianças e as suas escolhas.
4. A moeda se assemelha com qual forma geométrica?
 
1. Círculo
2. Resposta pessoal.
3. Coloque as palavras abaixo em ordem alfabética:



Desafio:


R$ 200,00 (duzentos reais)
R$ 2,00 (dois reais)
R$ 50,00 (cinquenta reais)
R$ 10,00 (dez reais)
200 – 10 = 190 (noventa reais)


3º MOMENTO:
1) A) gênero
    B) verso
    C) versos
    D) figurado
    E) podem
2) Desenho pessoal.
3)


Por que a saudade é da Maria?
Pela sua simpatia e bom humor de todos os dias.
 
Atividade V ou F:
C -
(F)
(V) 
(F)
(V)
(F)
(V) 



GABARITO DA HORA DA MATEMÁTICA:
1) Descubra o segredo da sequência e continue...
A) 1 – 2 – 3 – 4
5 6
B) 5 – 10 – 15
20 25 30
C) 3 – 5 – 7 – 9
11 13
D) 10 – 9 – 8
7 6 5
E) 100 – 90 – 80 – 70
60 50
 
2) Separe os números em pares e ímpares.
Lembrete: números pares são terminados em 0,2,4,6,8 e os ímpares são terminados em 1,3,5,7, e 9.

Pares: 26-58-150-188-300
Ímpares: 79-103-135-147-171

3) Escreva o dobro dos números abaixo.
Lembrete: Dobro é duas vezes o número.
A) 10 - 20      D) 35 - 70      G) 100 - 200
B) 15 - 30      E) 40 - 80       H) 250 - 500
C) 50 - 100    F) 03 - 06        I) 300 - 600


5º MOMENTO:
Resposta das atividades de Vinicius de Moraes
1- a) 107
    b) Nasceu no Rio de Janeiro
2- letra b
3- Bem depressa
Do número 4 ao 9 são respostas pessoais

Atividades de matemática:
Respostas:

1) o relógio
2) o ponteiro
3) o relógio
 
As respostas da atividade O relógio são pessoais

6º MOMENTO:
Poesia do Pinguim:
1- Ele só gostaria de dar um tapinha no seu chapéu de jaca ou bem de levinho puxar o rabinho da sua casaca.
2- Resposta pessoal.

Cantinho da Matemática:








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