4º MOMENTO:
Ser criança: Educação e liberdade.
Olá queridos alunos! Espero que estejam todos bem. Vamos continuar estudando sobre o Eca e hoje vamos ter assuntos muito importantes como Educação e Liberdade. Vamos falar também de direitos e deveres. Tenho certeza que você vai gostar!
Afinal o que é Educação e o que é Liberdade?
● Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo.
● Liberdade é o direito de agir de acordo com sua própria vontade desde que não prejudique outra pessoa. Ela implica na responsabilidade do indivíduo por seus atos.
● Liberdade é o direito de agir de acordo com sua própria vontade desde que não prejudique outra pessoa. Ela implica na responsabilidade do indivíduo por seus atos.
É direito de toda criança ter vaga garantida em creche.
MATRÍCULA EM CRECHE É UM DIREITO.
Você estudou em creche? Tem algum irmão ou irmã que estuda em creche? Deixe um comentário no Blog da escola.
É direito de o aluno ter escola gratuita e que seja perto de casa.
É dever de todo aluno respeitar todos os profissionais que trabalham na Escola.
Toda criança deve sair na companhia dos pais ou responsáveis e só poderá viajar sozinho se tiver autorização de um juiz.
É direito de toda criança ter sua religião, brincar e se divertir.
É dever de todos respeitar o próximo e suas diferenças, sejam elas físicas, étnicas ou raciais. Devemos lembrar que somos todos iguais perante a lei.
É em casa que nossa educação começa desde cedo!
Oba! Vamos ter poesia!
A Casa
Era uma casa, muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela não
Porque na casa não tinha chão.
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali.
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero.
Toda criança deve sair na companhia dos pais ou responsáveis e só poderá viajar sozinho se tiver autorização de um juiz.
É direito de toda criança ter sua religião, brincar e se divertir.
É dever de todos respeitar o próximo e suas diferenças, sejam elas físicas, étnicas ou raciais. Devemos lembrar que somos todos iguais perante a lei.
É em casa que nossa educação começa desde cedo!
Oba! Vamos ter poesia!
A Casa
Era uma casa, muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela não
Porque na casa não tinha chão.
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali.
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero.
Essa poesia foi escrita por Vinicius de Moraes e também virou música.
Assista ao vídeo abaixo e divirta-se
https://www.youtube.com/watch?v=jb5z-_TyJfw&feature=youtu.be
ATIVIDADES:
1) Leia a poesia: A casa
2) Retire da poesia:
a) 3 palavras monossílabas:
b) 5 palavras dissílabas:
c) 3 palavras trissílabas:
d) 1 palavra polissílaba:
2) Retire da poesia:
a) 3 palavras monossílabas:
b) 5 palavras dissílabas:
c) 3 palavras trissílabas:
d) 1 palavra polissílaba:
3) Leia as palavras abaixo e depois coloque-as em ordem alfabética:
CASA – ENGRAÇADA – ZERO – TETO – PAREDE – NINGUÉM – DORMIR –BOBOS – FEITA – REDE – MUITO – ALI – RUA – PIPI
MOMENTO DA MATEMÁTICA:
Todas as casas têm um número. Qual é o número da sua casa? Você mora em casa ou apartamento?
Agora vamos descobrir os vizinhos de cada casa abaixo? Copie o número da casa e coloque o seu antecessor e seu sucessor.
Exemplo:
Agora vamos descobrir os vizinhos de cada casa abaixo? Copie o número da casa e coloque o seu antecessor e seu sucessor.
Exemplo:
Preste atenção na explicação para relembrar o que é antecessor e sucessor.
ANTECESSOR: É o número que vem antes.
SUCESSOR: É o número que vem depois.
Agora é sua vez!SUCESSOR: É o número que vem depois.
Agora é hora das operações:
a) Separe todas as casas com os números pares e faça a soma. Qual foi o resultado?
a) Separe todas as casas com os números pares e faça a soma. Qual foi o resultado?
b) Agora é a vez das casas com números ímpares. Qual foi o resultado?
LEMBRE-SE QUE: Números pares: Terminam com 0, 2, 4, 6 e 8. Números ímpares: Terminam com 1, 3, 5, 7 e 9. |
Que tal fazer uma dobradura de uma casa? Clique no link abaixo e veja como é fácil!
Comentários
Postar um comentário
Sua participação é muito importante para nós!