4º Ano – Semana 11 – 26 a 31/10 – 6° Momento

4º Ano – Semana 11 – 26 a 31/10 – 6° Momento  

 

6º MOMENTO: Ser criança- A amizade, o respeito e a tolerância- Mary França e Eliardo.



Olá crianças! Estou morrendo de saudade de vocês!
Hoje vamos falar sobre a importância de nossos amigos e respeitar que cada um tem suas ideias e gostos.

O que significa a amizade para você? Deixe um comentário com a sua resposta no Blog.

Assista ao vídeo com a música Amigos do peito com os palhaços Patati e Patatá e em seguida faça um desenho que represente o seu melhor amigo. Mande uma foto para o WhatsApp da escola.  988677600.

Clique no link para assistir:https://www.youtube.com/watch?v=yqkJBEQ3Z04&feature=youtu.be


Para que a gente possa manter as nossas amizades é necessário que saibamos respeitar as opiniões de nossos amigos ou amigas. Os autores Mary França e Eliardo falam sobre este assunto em seu livro os Pingos e as cores. Vamos assistir com atenção a história!

Clique no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=KcMQ_p7h_Ac&feature=youtu.be 


Hora da Escrita:

Faça essa atividade em uma folha de caderno e entregue na secretaria da escola:


1. Conte com suas palavras a história “ Os pingos e as cores”. Ilustre do seu jeito!!!
2. Você se identifica com algum dos pingos?


PARA FORMAR TODAS AS CORES, SÃO NECESSÁRIAS APENAS TRÊS CORES BÁSICAS OU PRIMÁRIAS:
AMARELO, CIANO (UMA ESPÉCIE DE AZUL) E MAGENTA (UMA ESPÉCIE DE VERMELHO).


E TODAS AS OUTRAS CORES? DE ONDE VÊM?

PARA CONSEGUIR AS MAIS VARIADAS TONALIDADES, BASTA COMBINAR ESSAS TRÊS TINTAS ENTRE SI. POR EXEMPLO:
AMARELO + CIANO = TONS DE VERDE;
AMARELO + MAGENTA = VERMELHO E MUITAS COMBINAÇÕES DE LARANJA;
MAGENTA + AZUL = VÁRIOS TONS DE VIOLETA: LILÁS, ROXO, ETC.


Você já fez coloriu dessa forma? Faça um desenho usando as três cores primárias e suas combinações. Mande uma foto para o WhatsApp da escola  98867-7600.


VAMOS CANTAR!

A música que vamos cantar hoje fala de amizade! Vamos lá? Clique no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Dr4gittIyaU&feature=youtu.be

Essa música nos lembra um pouco a história dos pingos? Por quê? Deixe a sua resposta nos comentários do Blog.


Você já ouviu falar em intolerância?


Observe a imagem abaixo:

⬩Sobre o que esta sendo a discussão?
Em sua opinião, qual está certo? Por quê?
Como podemos ser mais tolerantes e evitar discussões?

Mande uma foto para o WhatsApp da escola com as suas respostas.  988677600.



Agora vamos ver como o gato lida com opiniões diferentes na história: “A casa feia” assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=y8BILp6U1UI

Responda no seu caderno:
Como o gato lidou com as críticas?
Ele poderia ter ficado aborrecido com os outros animais? Por quê?
O que aconteceu no final da história?
Em sua opinião, que lição aprendemos com essa história?



Para conviver bem com todos precisamos respeitar as opiniões mesmo que não se pareçam com as nossas. Com diálogo e bom exemplo aprendemos e ensinamos mais do que com discussões.
1° Não seja rude ou arrogante (orgulhoso).
2° Respeite os direitos e opiniões dos outros.
3° Aceite as opiniões sem criticar.
4° Ninguém deve ser discriminado por aquilo que acredita.
5º Opiniões diferentes ajudam a ampliar nossa visão.
6º Evite fazer julgamentos.


Promova é o mesmo que: ____________________________

CANTINHO DA MATEMÁTICA:
Copie os fatos e resolva no seu caderno:

Copie e escreva por extenso o nome dos numerais cardinais da cruzadinha abaixo:


Crianças, estou com muita saudade de vocês, espero vê-los em breve!




Gabarito - 1º MOMENTO: 
Cantinho da Matemática.

A)
CÁLCULO:
Sábado
12      42 ( sábado)
x3     +6 (Domingo)
36     48
+6
42
RESPOSTA: Chico Bento coletou 48 ovos.

B)
CÁLCULO:
1
 12
 x5
 60
RESPOSTA: Ele teria 60 ovos.

C)
CÁLCULO:
12
x4
48
RESPOSTA: Ele tem 48 porcos.


GRÁFICO
a)

b)
120+20+20+140+100=
       140+160+100=
               300+100=400
R:A soma é de 400 pessoas.

c) É a bicicleta.
d) São o avião e o barco.
e) 100+40 ou 1 centena e 4 dezenas =
    cento e quarenta.

Gabarito - 2º MOMENTO:
a) Desde que eram bebês Cascão e Cebolinha já eram inseparáveis. Em que local eles se encontraram? Na pracinha.
b) Com que eles passeavam? No carrinho de bebê.
c) O que amigos fazem? Compartilham momentos, dão força, brincam e etc.
d) Quando cebolinha olhava para o Cascão em que animal ele pensava? Em um porquinho.
e) Escreva o nome do seu melhor amigo e as características que você mais gosta nele: Resposta pessoal.
f) É de qual mês? Outubro
g) Quantos dias esse mês tem? 31 dias.
h) Em qual dia da semana foi o primeiro dia do mês? Quinta-feira
i) Quais dias do mês caíram em uma sexta-feira? Dia: 2, 9, 16, 23 e 30.
j) Quantos domingos tiveram nesse mês? Tiveram 4 domingos.
k) Quantos doces as duas fizeram? Elas fizeram 152 docinhos.
l) Quantos doces foram comidos? Foram comidos 78 doces.
m)Quantos doces restaram? Restaram 74 doces.

Gabarito - 3º MOMENTO:
1) Resposta pessoal.
2) Resposta pessoal.
3) Desenho.
4) Os adultos trabalham, estudam, pagam contas, dirigem, frequentam lugares que crianças não podem ir como bailes etc.
5) Pessoal

HORA DA MATEMÁTICA:
1)

2)


Gabarito 4º MOMENTO:
Português:
1 - Separação de sílabas:
i) mun- do
j) in – te – li – gen - te
k) co – me - ta
l) lu – ná – ti - co
m) ci – en – tis - ta
n) lu - a
o) gen - te
p) a – ven – tu – rei – ro

2- Ordem alfabética:


Matemática:
2- Escrita por extenso:

     Opção correta:


Gabarito - 5º MOMENTO:
1- Responda:
a) Em 1978. Fazem 42 anos desde o lançamento .
   2020
- 1978
   0042
b) Em Santos Dumont- Minas Gerais.

3-
a) O nascimento de sua neta Mariana
b) Pessoal


Hora da Matemática:
Escreva de 100 em 100 de 0 á 4.000:
– 100 – 200 – 300 – 400 – 500 – 600 – 700 – 800 – 900 – 1000 – 1.100 – 1.200 – 1300 – 1400 – 1500 – 1600 – 1700- 1800 – 1900 -2000 – 2100 – 2200 – 2300 – 2400 – 2500 – 2600 – 2700 – 2800 – 2900 -3000 – 3100 – 3400 – 3500 - 3600 – 3700 – 3800 – 3900 – 4000 -



Gabarito - 6º MOMENTO:

⬩A discussão é sobre se o número no chão é o 6 ou o 9.
⬩Todos podem estar certos porque o número depende da posição em que for colocado.
⬩Pessoal.


⬩Como o gato lidou com as críticas?
  O gato ouviu a cada uma delas sem brigar.
⬩Ele poderia ter ficado aborrecido com os outros animais? Por quê?
  Sim. Porque ele não estava recebendo incentivo mas críticas ao seu trabalho.
⬩O que aconteceu no final da história?
  A casa do gato ficou linda porque o gato não desanimou com as críticas, ouviu cada opinião e foi aperfeiçoando seu trabalho.
⬩Na sua opinião, que lição aprendemos com essa história?
  Pessoal

Momento da Matemática:


Comentários

  1. não entedi por que a questão de probleminha estava inbassada mais oque era aqueles numéros era a resposta??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós!