3º ANO – SEMANA DE 26 A 31 DE OUTUBRO – SEGUNDA – 26/10/2020


 HISTÓRIA DO CAIC


        A Escola Municipal Núbia Pereira Magalhães/CAIC, foi inaugurada no dia dezoito de dezembro de 1994, mas tendo suas atividades iniciadas somente em janeiro do ano de 1995.

        O nome da escola é uma homenagem à Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, Núbia Pereira Magalhães Gomes, falecida em vinte e seis de outubro de 1994, em um acidente rodoviário. Pela sua contribuição na educação do município defendendo, sempre, o de melhor que a gente pode fazer pelo país e pelo povo, é educar.

        O CAIC ao iniciar suas atividades abriu turmas de pré-escolar a 4ª série contando desde o início com 470 alunos e conta hoje com, aproximadamente 955 alunos distribuídos em 43 turmas.

        Hoje, o CAIC, uma das maiores escolas da rede municipal em número de alunos e profissionais, possui 20 salas de aula, sala de leitura, laboratório de informática, sala de recursos audiovisuais, sala de artes, salas para laboratórios de aprendizagem, sala de recursos pedagógicos, sala de dança, refeitório, parque, ginásio poliesportivo, quadras, pátios destinados aos momentos de recreação, cozinha, anfiteatro e outros espaços.

Com um quadro de aproximadamente 130 professores a escola desenvolve um trabalho de qualidade tendo como meta o desenvolvimento da leitura e da escrita através de projetos e ações conjuntas, buscando o pleno desenvolvimento de seu corpo discente, podendo este atuar na sociedade de forma crítica.

       Buscando uma maior integração da escola com a comunidade, o CAIC atende aproximadamente, 300 alunos nas oficinas, escolinhas esportivas e cursos, como: futsal, artesanato, dança, violão, musicalização, ginástica, teatro, dentre outras.

       A escola desenvolve um respeitoso trabalho com a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. Existem, dentro da equipe de docentes, professores responsáveis por esses alunos, que dão apoio às famílias, aos outros professores e toda equipe envolvida no processo de ensino e aprendizagem. Os profissionais designados para atuar nessa sala passaram por cursos oferecidos pela Secretaria de Educação.

        O CAIC conta, ainda, com uma equipe de dezesseis profissionais na área de serviços gerais e confecção da merenda que, se olharmos o grande contingente de pessoas que usam o seu grandioso espaço, é pouco, mas que mantêm a conservação do prédio no dia-a-dia com grande zelo.

        A secretaria é formada por um grupo de quatro secretárias que, através da dedicação, do compromisso e da responsabilidade, desenvolvem o trabalho de escrituração escolar.

        O prazer de conviver no CAIC é visto, ainda, nos olhos das senhoras do Grupo da Terceira Idade tão valorizado quanto os demais nas atividades que participam.

        O CAIC é, sem dúvida, um lugar, como dizia Núbia em relação aos seus projetos, “onde se possa Ser em plenitude (...) exercendo o direito de dizer, de optar. (...) Um pequeno núcleo de cidadania, com a co-participação, a liberdade, o trabalho criativo. Uma escola de realização, um espaço de escolha, um lugar para cada um, ao lado dos outros”.

 

Faça as atividades em seu caderno.

1)    Agora que você conheceu um pouco mais da história do CAIC escreva um pequeno texto contando sua história com o CAIC.

 

2)    Na sua família mais alguém estudou ou estuda no CAIC?

 

3)    Por que a escola recebeu esse nome?

 

4)    Faça um bonito desenho da sua parte preferida da escola.


HORA DA MATEMÁTICA

1)    Complete a sequência numérica:

Fonte:https://2.bp.blogspot.com/V85nl46KrlY/T432l3JusgI/AAAAAAAAAwQ/zAKS1QpC8Uo/s1600/Quadro+num%C3%A9rico+para+completar.png

 

2)    Dê o antecessor e o sucessor dos números abaixo:

 ___47___          ___71___         __149___         ___80___         ___133___    ___99___

 

3) Faça como no exemplo:

a) 1 centena, 2 dezenas e 3 unidades: 100+20+3=123

b)1 centena, 4 dezenas e 5 unidades: _____________

c)1 centena, 3 dezenas e 7 unidades: _____________

d)1 centena,1 dezena e 9 unidades: ______________

e)1 centena e 5 dezenas:______________

 

Observe as representações do Material Dourado

Fonte: https://www.educmunicipal.indaiatuba.sp.gov.br/shared/upload/minhalicao_3ano/64/03.PNG

 

4)Conte as peças abaixo e depois complete os quadros. Veja o modelo.

 

Fonte: https://i.pinimg.com/originals/49/c8/be/49c8be1f1db8aa88b4ae2d053ab0ab10.jpg

 

DESAFIO

 

Fonte: https://incrivel.club/admiracao-curiosidades/10-desafios-que-parecem-complicados-mas-sao-bem-simples-295160/

 

5) Complete a tabuada do 2.



HORA DA LEITURA

Fonte: https://blog.todolivro.com.br/conheca-os-beneficios-da-leitura/

 



 

HORA DA HISTÓRIA

CAIC - A MINHA ESCOLA

VEJA ESSES ESPAÇOS DA NOSSA ESCOLA, O CAIC. VOCÊ RECONHECE? QUAIS SÃO? 


AGORA, DESENHE OUTRAS PARTES DO CAIC. CONTE UMA BONITA HISTÓRIA QUE VOCÊ PASSOU NO CAIC, EM FORMA DE DESENHO.

 

HORA DO BRINCAR!

 

Fonte: https://plenarinho.leg.br/wp-content/uploads/2019/01/turma-brincando-fora-de-casa.jpg

 

OLÁ TURMA!

SEPARE O MATERIAL E DIVERTAM-SE!

CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA A BRINCADEIRA: “PEGA RABO”


PARA VER A BRINCADEIRA  CLIQUE NO LINK

 https://www.youtube.com/watch?v=_1A8Jt_M4a4

 

MATERIAL:

FITA OU UMA TIRA DE PAPEL

COMO FAZER:

COLOQUE A FITA OU A TIRA DE PAPEL PRESA NA SUA BERMUDA.

COMO BRINCAR:

O OBJETIVO É VER QUEM VAI TIRAR O RABO DO AMIGO PRIMEIRO. VAMOS BRINCAR MUITO RESPEITANDO O AMIGO!

 

FAÇA UM REGISTRO DA SUA ATIVIDADE. PODE SER UM DESENHO, OU TIRE UMA FOTO, OU FAÇA UM VÍDEO E NOS ENVIE ATRAVÉS DO WHATSAPP (98867-7600) DA NOSSA ESCOLA.

 

 REFORÇO NA ALFABETIZAÇÃO




Comentários