3º ANO – SEMANA DE 19 A 24 DE OUTUBRO – TERÇA – 20/10/2020

 

HORA DA MÚSICA

Fonte: https://blog.tedioso.com/wp-content/uploads/2013/12/Depositphotos_63653511_s-2015.jpg


Ouça com bastante atenção a música “Criança é vida”do cantor e compositor Toquinho clicando neste link: https://youtu.be/_AKa6e2VB6k.


Responda oralmente:

- Você gostou da música? Qual a parte que você mais gostou?

- Ela é lenta, moderada ou rápida?

- Quais são os instrumentos presentes na canção?

- Há somente uma voz ou mais vozes ao longo da canção?

 

Agora, reproduza o ritmo do refrão da música com uma colher de pau e um balde ou uma bacia de plástico. Depois crie um ritmo para o refrão utilizando esses objetos também.

Segue abaixo a letra do refrão:

A gente quer, a gente quer
A gente quer ser feliz

Criança é vida e agente não se cansa
De ser pra sempre uma criança

Ouça a música novamente. Perceba que a 1ª estrofe e a 3ª estrofe são iguais em relação à melodia, porém a letra é diferente. Já a 2ª estrofe e 4ª estrofe são iguais tanto relação à melodia, quanto em relação à letra.

 

Acompanhe a música cantando da seguinte maneira:

Cante FORTE E LENTO as estrofes que estão em LARANJA.

Cante FRACO E RÁPIDO as estrofes que estão em VERDE.

Depois inverta a situação:

Cante FORTE E RÁPIDO as estrofes que estão em LARANJA.

Cante FRACO E LENTO as estrofes que estão em VERDE.


 Brincando de carrinho ou de bola de gude
Criança quer carinho, criança quer saúde
Chutando uma bola ou fazendo um amigo
Criança quer escola, criança quer abrigo
Lendo um gibi ou girando um bambolê
Criança quer sorrir, criança quer crescer
 
A gente quer, a gente quer
A gente quer ser feliz
Criança é vida e a gente não se cansa
De ser pra sempre uma criança
 
Na hora do cansaço ou na hora da preguiça
Criança quer abraço, criança quer justiça
Sério ou engraçado, no frio ou no calor
Criança quer cuidado, criança quer amor
Em qualquer lugar criança quer o quê?
Criança quer sonhar, criança quer viver
 
A gente quer, a gente quer
A gente quer ser feliz
Criança é vida e a gente não se cansa
De ser pra sempre uma criança

 

Ouça também a música do grupo Palavra Cantada – Cuida com Cuidado acessando o link:

 https://youtu.be/1X_ow1SKMys

Fonte: https://www.baixaki.com.br/android/download/palavra-cantada-para-criancas.htm

 

Direito à vida e a saúde

 

O Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA diz que crianças e adolescentes devem ter o seu direito à vida e a saúde protegido com prioridade pela família, pela comunidade, pela sociedade em geral e pelo poder público (governantes e autoridades públicas).

 


 1)    Em sua opinião, as pessoas respeitam esses direitos das crianças?

 

2)Separe as sílabas das palavras abaixo(faça em seu caderno):

- estatuto                  - crianças                - prioridade                 - família

 

3) Procure no dicionário ou internet o significado das palavras abaixo e escreva em seu caderno:

- Estatuto                                                     - prioridade

- direitos                                                       - deveres

 

Vacinas



Assista ao vídeo acessando o link:

https://youtu.be/0DuHI0E6Bc4

 

A Turma da Mônica também fala sobre a importância da Vacinação Infantil. Leia os quadrinhos acessando o link abaixo.

https://mail.google.com/mail/u/1?ui=2&ik=0e223804df&attid=0.1&permmsgid=msg-a:r3692792721499393770&th=174f8cadb9252b68&view=att&disp=inline&realattid=174f8caac5b3619088c1

 

As vacinas são um direito de todos. Costuma-se aplicar as vacinas gratuitamente nos Postos de Saúde.

 

Responda as questões em seu caderno.

 

4) Você tem Cartão de Vacinação?

5) Seus pais ou responsáveis costumam levar você e seus irmãos ao Posto de Saúde para controle e vacinação?

6) Peça a ajuda de um responsável e consulte no seu Cartão de Vacinação quais vacinas você já tomou.

7) Depois do que você aprendeu sobre as vacinas você acha que elas são importantes? Por quê?

8) Observe os desenhos e escreva os respectivos nomes em seu caderno:

Fonte: https://profissaomestre.com.br/wp-content/uploads/2019/11/ditado-ilustrado2.jpg



PARA ESTUDAR

Clique no links e assista :

https://youtu.be/zAaxuE0ynlQ

https://youtu.be/E3WgbC127fk

Fonte:https://www.atividadesedesenhos.com/2012/02/tabuada-de-1-10-multiplicacao.html

 

9) Siga o exemplo: complete os desenhos de acordo com as multiplicações:

Fonte: https://danieducar.com.br/wp-content/uploads/2011/10/00781-imagens004.jpg

10) Copie os números em seu caderno e faça o que se pede:

 

Fonte: https://alfakids.org/wp-content/uploads/2019/04/quadro-matematico.png

 

HORA DA LEITURA









REFORÇO NA ALFABETIZAÇÃO





Comentários