BOA TARDE, MEUS AMORES!
HOJE VAMOS APRENDER MAIS UM POUCO SOBRE
OS DIREITOS E OS DEVERES DAS CRIANÇAS.
LEIA O POEMA ABAIXO E FAÇA AS
ATIVIDADES SOBRE ELE.
O DIREITO DA CRIANÇA – RUTH ROCHA
Fonte: https://www.saraiva.com.br/os-direitos-das-criancas-segundo-ruth-rocha-7045167/p
TODA CRIANÇA NO MUNDO
DEVE SER BEM PROTEGIDA
CONTRA RIGORES DO TEMPO
CONTRA OS RIGORES DA VIDA
CRIANÇA TEM QUE TER NOME
CRIANÇA TEM QUE TER LAR
TER SAÚDE E NÃO TER FOME
TER SEGURANÇA E ESTUDAR.
NÃO É QUESTÃO DE QUERER
NEM QUESTÃO DE CONCORDAR
OS DIREITOS DA CRIANÇA
TODOS TÊM QUE RESPEITAR.
TEM DIREITO Á ATENÇÃO
DIREITO DE NÃO TER MEDOS
DIREITO A LIVROS E A PÃO
DIREITO DE TER BRINQUEDOS.
MAS CRIANÇA TAMBÉM TEM
DIREITO DE SORRIR
CORRER NA BEIRA MAR,
TER LÁPIS DE COLORIR...
VER UMA ESTRELA CADENTE,
FILME QUE TENHA ROBÔ,
GANHAR UM LINDO PRESENTE,
OUVIR HISTÓRIAS DO AVÔ.
DESCER DO ESCORREGADOR,
FAZER BOLHA DE SABÃO,
SORVETE SE FAZ CALOR,
BRINCAR DE ADVINHAÇÃO (...)
1)
VOCÊ GOSTA DE SER CRIANÇA? JUSTIFIQUE SUA
RESPOSTA? __________________________________________________________________________
2)
COMO SE CHAMA O POEMA? QUAL O NOME DA AUTORA? __________________________________________________________________________
3)
TODA CRIANÇA TEM DIREITOS E DEVERES.
______________________________________________________________
MARQUE
AS ALTERNATIVAS QUE MOSTRAM OS DEVERES
DE UMA CRIANÇA.
( ) TODA CRIANÇA TEM DIREITO A PROTEÇÃO.
( ) TODA CRIANÇA TEM O DEVER DE ESTUDAR.
( ) TODA CRIANÇA TEM DIREITO A ESCOLA.
( ) TODA CRIANÇA DEVE RESPEITAR OS PAIS.
( ) TODA CRIANÇA DEVE ZELAR PELOS SEUS
MATERIAIS.
( ) TODA CRIANÇA TEM DIREITO A SEGURANÇA.
4)
RETIRE DO POEMA 2 PALAVRAS COM TRÊS SÍLABAS.
_________________________________________________________
5)
VAMOS FAZER UM DESENHO DA ESTROFE DO POEMA QUE
VOCÊ MAIS GOSTOU?
ASSISTA AO VÍDEO E ENTENDA MELHOR SOBRE SEUS DIREITOS COMO
CRIANÇAS E CIDADÃOS.
ATIVIDADES DE
MATEMÁTICA
Fonte: https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1eHGXyfiSBuNkSnhJq6zDcpXaJ/10pcs-lot-Cute-Cartoon-Numbers-Alphabet-letter-Stickers-Transparent-PVC-Bubble-Stickers-Child-Toys-Boy
1) DESAFIO DA MULTIPLICAÇÃO.
|
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
2x |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2)
COMPLETE A
SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS NO QUADRO.
1 |
|
|
4 |
|
|
7 |
|
|
10 |
|
12 |
|
|
15 |
|
|
18 |
|
20 |
21 |
|
|
24 |
|
|
|
28 |
|
30 |
|
|
33 |
|
35 |
|
37 |
|
39 |
40 |
|
42 |
|
44 |
|
46 |
|
48 |
|
50 |
51 |
|
53 |
|
55 |
|
57 |
|
59 |
60 |
|
62 |
|
64 |
|
66 |
|
68 |
|
70 |
71 |
|
|
|
|
|
|
|
|
80 |
81 |
|
|
|
|
|
|
|
|
90 |
91 |
|
|
|
|
|
|
|
|
100 |
3)
ESCREVA
POR EXTENSO
35
-________________________________________________________________
48
-________________________________________________________________
29
-________________________________________________________________
66 -
________________________________________________________________
HORA DA HISTÓRIA
DEVERES
DAS CRIANÇAS
TODAS AS CRIANÇAS TÊM DIREITOS. MAS TAMBÉM TÊM DEVERES:
RESPEITAR AS OUTRAS CRIANÇAS E PESSOAS MAIS VELHAS, AJUDAR EM CASA, SEM
PREJUDICAR OS ESTUDOS.
TODAS E TODOS TÊM QUE RESPEITAR AS OUTRAS PESSOAS E OS ANIMAIS
MENINAS E MENINOS PODEM AJUDAR EM CASA, NA
COZINHA, ARRUMANDO A CASA, JUNTO COM UM ADULTO PARA NÃO SE QUEIMAR OU MACHUCAR.
TODAS
AS CRIANÇAS TÊM QUE CUMPRIR TAREFAS: DEVERES DE CASA, AJUDAR A FAMÍLIA OU QUEM
PRECISAR.
AGORA, FAÇA UMA BONITA
HISTÓRIA EM DESENHOS CONTANDO COMO VOCÊ AJUDA EM CASA E COMO VOCÊ FAZ SUAS
TAREFAS DA ESCOLA.
HORA DA LEITURA
HORA DO BRINCAR
OLÁ QUERIDOS!
VAMOS CONVERSAR SOBRE NOSSOS DIREITOS E DEVERES? AFINAL,
ESSE É UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE, NÃO É MESMO?
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) PREVÊ: “SÃO
DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PODER BRINCAR E SE DIVERTIR, E DEVER DA
FAMÍLIA, DA SOCIEDADE EM GERAL E DO PODER PÚBLICO TORNAR ESTE DIREITO
REALIDADE”.
VIU COMO É BACANA CONHECER NOSSOS DIREITOS? VAMOS CONTAR
ISTO PARA TODO MUNDO?
A BRINCADEIRA DE HOJE SERÁ: “TELEFONE SEM-FIO”.
VAMOS APROVEITAR ESSA “LIGAÇÃO” PARA ESPALHAR PELO MUNDO OS DIREITOS
E DEVERES DA CRIANÇADA!
Fonte: https://tse3.mm.bing.net/
MATERIAL:
COPO PLÁSTICO, BARBANTE, CLIPS, TESOURA SEM PONTA E LÁPIS.
COMO FAZER:
VAMOS USAR DOIS COPOS. FAÇA UM FURO EM CADA COPO USANDO UM LÁPIS.CORTE
UM PEDAÇO GRANDE DE BARBANTE E PASSE CADA PONTA PELO FUNDO DE UM COPO. PARA
PRENDER COLOQUE UM CLIP. DEIXE A LINHA BEM ESTICADA.
COMO BRINCAR:
AGORA É SÓ FALAR O QUE QUISER! CONTE PARA TODOS SOBRE OS
SEUS DIREITOS E TUDO MAIS QUE VOCÊ QUEIRA COMPARTILHAR! A ORDEM É SE DIVERTIR!
FAÇA UM REGISTRO DA SUA ATIVIDADE. PODE SER UM DESENHO, OU TIRE UMA FOTO, OU FAÇA UM VÍDEO, OU UM COMENTÁRIO NO BLOG E NOS ENVIE ATRAVÉS DO WHATSAPP (98867-7600) DA NOSSA ESCOLA.
Comentários
Postar um comentário
Sua participação é muito importante para nós!