3º ANO – SEMANA DE 19 A 24 DE OUTUBRO – QUARTA – 21/10/2020

 

 Fonte: http://www.upa.unicamp.br/direitos-humanos-armandinho-na-upa

 

 

HORA DA MÚSICA

 

FONTE: https://blog.tedioso.com/wp-content/uploads/2013/12/Depositphotos_63653511_s-2015.jpg   

Ouça com bastante atenção a música “Normal é ser diferente” do grupo Grandes Pequeninos, clicando neste link:  https://youtu.be/oueAfq_XJrg

Fonte: https://psicologiaacessiveldotnet.files.wordpress.com/2015/09/captura-de-tela-2015-09-25-08-11-06.png

Responda oralmente:

- Você gostou da música?

- Sobre o que fala a canção?

- Ela é lenta, moderada ou rápida?

- Quais são os instrumentos presentes na canção?

- Há somente uma voz ou mais vozes ao longo da música?

- Há vozes de adultos? E de crianças?

 

A canção apresenta um instrumento novo que você ainda não conhece. Esse instrumento chama-se reco-reco.

 

            Figura 1: https://sonsmagicos.com.br/produto/reco-reco-de-bambu/


Figura 2: http://www.mtinstrumentos.com.br/produtos/reco-reco/

O reco-reco pode ter vários formatos, como você viu nas imagens acima e pode ser feito de metal ou de madeira.

 Hoje precisaremos de uma embalagem de Toddy vazia para transformá-la em reco-reco. Ela precisa ter frisos como essas da imagem abaixo.

 


Utilize também o cabo de uma colher de pau para passar entre os frisos. A raspagem do cabo sobre os frisos produzirá som.

 

Ouça a música novamente e tente perceber quais os trechos da canção o reco-reco aparece.

Agora é com você!

Toque o RECO - RECO(embalagem de Toddy) nas estrofes em VERMELHO.Faça o ritmo igual ao da canção.

Convide alguém que mora com você para tocar o CHOCALHO nas estrofes em AMARELO.

Após tocarem a música toda, troquem os instrumentos e toquem a música mais uma vez.


NORMAL É SER DIFERENTE (GRANDES PEQUENINOS)

 

Tão legal, oh minha gente
Perceber que é mais feliz quem compreende
Que amizade não vê cor, nem continente
E o normal está nas coisas diferentes

 

Amigo tem de toda cor, de toda raça
Toda crença, toda graça
Amigo é de qualquer lugar

 

Tem gente alta, baixa, gorda, magra
Mas,o que me agrada é que um amigo
A gente acolhe sem pensar

 

Pode ser igualzinho a gente
Ou muito diferente
Todos têm o que aprender
E o que ensinar

 

Seja careca ou cabeludo
Ou mesmo de outro mundo
Todo mundo tem direito de viver
E sonhar

 

Você não é igual a mim
Eu não sou igual a você
Mas, nada disso importa
Pois, a gente se gosta
E é sempre assim que deve ser

 

Você não é igual a mim (eu sei)
Eu não sou igual a você (eu sei também)
Mas, nada disso importa
Pois, a gente se gosta
E é sempre assim que deve ser



Em determinados momentos da canção como: introdução, repetição e final, os músicos assobiam.

Você sabe assobiar?

Faça igual aos músicos e acompanhe a música assobiando nessas partes que citei acima.

 

Olá crianças!

Hoje falaremos sobre seus direitos a liberdade, ao respeito e à dignidade. Clique no link abaixo para entender melhor:

  https://youtu.be/v2sjbImajqY

 

Fonte: Https://br.freepik.com/vetores-premium/criancas-felizes-indo-para-a-escola_2293955.htm

 

1)    Leia com atenção:

 

Toda criança no mundo

Deve ser bem protegida

Contra os rigores de vida

Criança tem que ter nome

Criança tem que ter lar

Ter saúde e não ter fome

Ter segurança e estudar...

                                 (Ruth Rocha)

 

Copie do poema uma palavra:

 

Monossílaba (que tem uma sílaba)

Dissílaba (com duas sílabas)

Trissílaba (com três sílabas)

Polissílaba (com quatro ou mais sílabas)

 

2)    Acesse a história Quero um abraço o que é que eu faço? Através do link:

  https://youtu.be/9iMKPnTlxOM

 

Fonte:https://res.cloudinary.com/dandlolaz/image/upload/f_auto,q_auto:eco/v1537387578/WEB%20-%20TI/pnld-literario/site/capas/capa-quero-abraco-o-que-e-que-eu-faco.jpg

 

A) Qual a aparência da lesma que é descrita no início da história?

B) O que a lesminha sempre quis?

C) A mãe reconheceu a filha lesminha? Por quê?

D) A final porque lesminha não podia ganhar um abraço?

E) No lugar do abraço o que ela ganhou?

 Junte as silabas com as palavras do quadro:

HORA DA MATEMÁTICA

 

Fonte: Https://lereaprender.com.br/atividades-de-multiplicacao-e-divisao-2o-ano/

 

Você sabe multiplicar? Clique no link e  entenda  melhor

 https://youtu.be/YfPYTeM9nlM


Observe:

 


3)   Agora resolva essas multiplicações:

 

A) 2x3= 6                        E) 2x7=  

B) 2x5=                           F) 2x4=

C) 2x8=                           G) 2x9=

D) 2x1=                           H) 2x10=

 

5) Recordando a subtração (continha de menos/tirar):

 





HORA DA LEITURA

 






Fonte:

https://slideplayer.com.br/slide/1264679/3/images/20/At%C3%A9+a+pr%C3%B3xima+aula+pessoal%21%21.jpg


Comentários