Fonte: http://itaquatiara.blogspot.com/2007/10/cathia-abreubrinquedos-e-brincadeiras.html
Veja
o tema interessante vamos trabalhar hoje: Brincadeiras indígenas e africanas.
Para
começar assista ao vídeo, clicando no link abaixo:
Como já vimos na semana
passada, existem tipos diferentes de famílias. As brincadeiras, conforme a
cultura do lugar, podem ser diferentes ou não das que nós conhecemos.
Algumas brincadeiras de origem
indígenas são: PETECA, BOLINHA DE GUDE, CABO DE GUERRA, CORRIDA DO SACI, BRIGA
DE GALO, ARCO E FLECHA, PIÃO, ARRANCA MANDIOCA, JOGO DA ONÇA, PERNA DE PAU.
Dessas brincadeiras algumas nós já conhecemos e
utilizamos, outras não.
Marque
um X nas brincadeiras indígenas que você já brincou:
( ) PETECA ( ) BRIGA DE GALO
( ) ARRANCA MANDIOCA (
) ARCO E FLECHA
( ) BOLINHA DE GUDE ( ) JOGO DA ONÇA
( ) CABO DE GUERRA ( ) PERNA DE PAU
( ) CORRIDA DO SACI ( ) PIÃO
As brincadeiras de origem africana auxiliam na valorização das crianças negras e podem fazer parte do nosso dia a dia.
Algumas brincadeiras de origem africana: JOGO
DA JIBOIA, TEATRO DA LANTERNA, JOGO DOS FEIJÕES, MANCALA, TERRA E MAR, JOGO DA
MEMÓRIA, CHOCALHO, ABAYOMI.
Das
brincadeiras de origem africana, você conhece alguma?
Junte
as sílabas e forme palavras, relacionadas ao tema de hoje.
FA |
A |
MAN
|
DI |
RE |
BO |
PI |
PE |
ON |
CHO |
TE |
BO |
RI |
MA |
SA |
JI |
CI |
COR |
DA |
LHO |
RI |
NE |
O |
BOI |
NHA |
LI |
ÃO |
CA |
ÇA |
PA |
Leia
o texto abaixo com atenção e responda as questões:
Fonte: https://www.espacoeducar.net/2019/07/atividade-de-leitura-e-interpretacao-de.html
Como
é a menina Ariela?
O
que faz Ariela assim que acorda?
O
que é ser sapequinha?
De
tudo que a menina faz o que você não acha certo?
Como
Ariela demonstra carinho?
Quais
animais aparecem no texto?
Qual
é a cor da fitinha de Ariela?
HORA DA MATEMÁTICA
Resolva os probleminhas com atenção:
Do
total de 75 alunos do 3° ano, 35 são meninas. Quantos são os meninos?
Joana
tem 29 anos e sua irmã 16 anos. Qual a diferença de idade entre elas?
Leandro
vende salgados na feira. Veja a tabela de vendas da semana:
Tipos de salgados |
Quinta-feira |
Sexta-feira |
Sábado |
Domingo |
coxinha |
25 |
15 |
55 |
40 |
pastel |
33 |
40 |
20 |
30 |
quibe |
10 |
20 |
34 |
45 |
Quantos
quibes Leandro vendeu no sábado?
Quantos
salgados ele vendeu na sexta-feira?
Qual
dia ele vendeu mais salgados? E menos?
Quantos
pastéis ele vendeu ao todo no sábado e domingo?
Fonte: http://queridaprofessora.blogspot.com/2013/08/atividades-de-multiplicacao-2-3-e-4-ano.html
Complete as sequências:
2 |
4 |
|
|
|
|
|
16 |
|
|
3 |
6 |
|
12 |
|
|
|
|
|
|
4 |
8 |
|
|
20 |
|
|
|
|
|
5 |
10 |
|
|
|
|
35 |
|
|
|
HORA DA LITERATURA:
Clica no link para acessar a
história.
HORA DA HISTÓRIA
VEJA
AS GRAVURAS ABAIXO. OBSERVE BEM E CONVERSE EM CASA SOBRE ESSAS BRINCADEIRAS.
VOCÊ GOSTA DELAS. ESCOLHA A BRINCADEIRA ABAIXO QUE VOCÊ MAIS GOSTA OU QUE TEM
VONTADE DE BRINCAR E DESENHE UMA HISTÓRIA BEM
LEGAL SOBRE ELA.
Fontes:https://www.todamateria.com.br/brincadeiras-folcloricas/, https://arteeartistas.com.br/candido-portinari-biografia-resumida/telas
de Ivan Cruz e Cândido Portinari
Para treinar a leitura oral e silenciosa
Estamos felizes com seu comprometimento e
cuidado ao fazer as atividades!
Comentários
Postar um comentário
Sua participação é muito importante para nós!