3º ANO – SEMANA DE 05 A 10 DE OUTUBRO – TERÇA - 06/10/2020

 

  Fonte: https://br.pinterest.com/pin/450430400225495115/  

 

Boa tarde!

 

Vamos começar a aula ouvindo uma bela canção:

 

HORA DA MÚSICA



Ouça com bastante atenção a música "Família" de Rita Rameh clicando neste link: https://youtu.be/C9XfBzdJFdU


Responda oralmente:

- Você gostou da música? Qual a parte que você mais gostou?

- Ela é lenta, moderada ou rápida?

- Quem mora com você?

- Quais são os instrumentos e vozes presentes na música?

- Faça um desenho da sua família.

 

Agora, reproduza o ritmo da música com palmas e depois crie um ritmo para a canção utilizando palmas também.

Ouça a música novamente. Perceba que a 1ª estrofe e a 3ª estrofe são iguais tanto em relação à melodia, quanto em relação à letra. Já a 2ª estrofe e 4ª estrofe são iguais em relação à melodia, porém a letra é diferente. A última estrofe tem uma letra diferente das demais, já a melodia é “parecida” com a 1ª e a 3ª, contudo não é igual.

Acompanhe a música cantando da seguinte maneira:

 

Cante FORTE e LENTO as estrofes que estão em VERMELHO.

Cante FRACO e RÁPIDO as estrofes que estão em VERDE.

Cante MEIO FORTE e MODERADO a estrofe que está em AMARELO.

 

Diga quem mora na sua casa

Quem mora com você

Com quem você divide o que gosta

Quem olha por você

 

Moro com meu pai, minha mãe e minha irmã

Eu moro com a minha avó

Moro com minha mãe, meu avô e meu irmão

Eu moro só com o meu pai

 

Diga quem mora na sua casa

Quem mora com você

Com quem você divide o que gosta

Quem olha por você

 

Moro com meu pai, minha mãe e três irmãos

Meu cachorro mora aqui também

Moro com a minha mãe, seu marido e meio-irmão

E no sábado com meu pai

 

Tantas famílias tão diferentes

Famílias com pouca, com muita gente

Isso não importa, o gostoso é ter

Sempre uma família bem pertinho de você

 

Assista ao vídeo do Mundo Bita – Nossa Família acessando o link:   https://youtu.be/s48phnrkZ5w     

1)    Peça que alguém leia junto com você um poema sobre a família.


        Minha Família


 

Tenho uma família

Que é mesmo genial

Carrego no coração

Esse amor especial.

Autora: Isabel Cristina Soares     

                                                      Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=s48phnrkZ5w 

                                                                                     

As famílias são diferentes, cada uma do seu jeitinho, mas o que importa é que toda família forma um lar, onde aprendemos muitas coisas, onde os valores são repassados e o amor multiplicado.

 

2) Tem famílias de todos os tamanhos, umas são bem numerosas, outras bem pequenas. Vamos conhecer um pouco a sua. Responda as atividades em seu caderno.

a) Quantas pessoas forma sua família?

b) Você tem irmãos? Quantos?

c) Faça um bonito desenho da sua família.

 

3) Existem famílias de vários tipos. Copie os adjetivos que descrevem sua família.

- Grande              - Divertida                - Unida                  - Esquisita                 - Chata

- Inteligente         - Brava                      - Engraçada          - Bonita                     - Séria

- Diferente          - Amorosa                - Desunida               - Legal            - Preguiçosa

 

4) Fale bem devagar a palavra FAMÍLIA. Agora, reponda em seu caderno.

a) Quantas vezes abriu a boquinha para falar a palavra?

b) Qual a Primeira letra? Quantas letras tem?Qual letra se repete?

 

5) Desembaralhe as letras e descubra as palavras. Faça em seu caderno. 


a) EÃMAM      

b) PIAPA

c) LHIFO

d) MLÍFAIA

6) Observe as famílias dessa turminha muito animada. Você conhece os personagens da Turma da Mônica? Conte quantos membros tem cada família e escreva o numeral correspondente.

 


As famílias costumam realizar muitas coisas juntas. Alguma famílias gostam de celebrar aniversários, com bolo e amigos.

 7)Veja a imagem do aniversário do Cebolinha e responda em seu caderno.

 


a) Quantos anos o Cebolinha está fazendo?

b) Quantos meninos aparecem na imagem?

c) Quantas meninas aparecem?

d) Quantas crianças aparecem ao todo?

 

8) Desafiando você! Observe o peso de Karla e seus primos:

 

Fonte: https://i.pinimg.com/564x/50/10/d3/5010d37ff9d26bec5f187c888cc8550a.jpg

 

Agora, responda em seu caderno:

a) Quem pesa menos?             

b) Quem pesa mais?

c) Karla e Clarice pesam juntas quantos quilos?

d) Compare o peso de Clarice e Lauro. Quem pesou mais? Quanto a mais?

e) Lélio e Lauro pesam juntos quantos quilos?

 

Podemos nos divertir com a Matemática. Que tal acessar o link e jogar?

http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/?deviceType=computer

 



                                                                 Hora de Brincar

 

Convite algum familiar para brincar com você. Acesse o link e divirta-se:

https://youtu.be/CL5OjtM1uRw

Fonte: https://www.tempojunto.com/wp-content/uploads/2019/05/jogo-da-velha-com-copos-jogando-jogo-da-velha-768x768.jpg

 


Para gostar de ler

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=s48phnrkZ5w



REFORÇO NA ALFABETIZAÇÃO

PARA LER E TREINAR

 

 




 

 

 


Comentários