2º ANO – ATIVIDADES DE 05 A 10 DE OUTUBRO - SEGUNDA-FEIRA – 05/10/2020

 

QUE BOM QUE VOCÊ ESTÁ AÍ NOVAMENTE!

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO. VAMOS INICIAR CANTANDO:

👉 https://www.youtube.com/watch?v=FMV4zvmE9OY&feature=youtu.be 

FAMÍLIA... ESTE É O TEMA QUE TRATAREMOS NESTA SEMANA.


A IMAGEM ACIMA FOI ESCOLHIDA, NÃO PARA REPRESENTAR O MODELO DE FAMÍLIA, MAS PARA AJUDAR A REFLETIR SOBRE ALGUMAS POSSÍVEIS SITUAÇÕES, QUE PODEM OCORRER NA CONSTITUIÇÃO DE UMA FAMÍLIA.

 

*****************************************

PARA REFLETIR:

 

SE ALGUÉM PERGUNTASSE PARA VOCÊ, “O QUE É FAMÍLIA?”, O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

 

NO DICIONÁRIO AURÉLIO LEMOS: 


DESTE CONCEITO TOMAREMOS A PARTE SUBLINHADA POR NÓS. – PESSOAS QUE VIVEM NA MESMA CASAPOIS SABEMOS QUE A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE MORAM EM UMA CASA, PODE SER ALTERADA PARA MAIS OU PARA MENOS, DEVIDO A ALGUNS ACONTECIMENTOS. POR EXEMPLO:

 

- O NASCIMENTO;

- O FALECIMENTO DE UM OU MAIS MEMBROS DA FAMÍLIA;

- A ADOÇÃO DE FILHOS MENORES OU MAIORES;

- A ACOLHIDA DE PARENTES OU AMIGOS, SEJAM ELES CRIANÇA OU ADULTO;

- A SAÍDA DE ALGUÉM QUE VAI MORAR EM OUTRO LUGAR;

- ENTRE OUTROS MOTIVOS.

 

DE UMA FORMA MAIS AMPLA, O CONCEITO DE FAMÍLIA DESCRITO ACIMA, ENGLOBA OS PARENTES, PESSOAS LIGADAS POR LAÇOS DE SANGUE (TIOS, PRIMOS, AVÓS, ENTEADOS, SOBRINHOS), QUE NÃO MORAM NA MESMA CASA. PODEMOS AINDA INCLUIR, AQUELAS QUE SE UNIRAM A ESTES PARENTES (GENROS, NORAS).



ABRA SEU CADERNO NA ÚLTIMA PÁGINA QUE USOU E, ESCREVA A FICHA ASSIM:

JUIZ DE FORA, 05 DE OUTUBRO DE 2020.

NOME:__________________________________________________________________

***************************************

PRODUZINDO UM PEQUENO TEXTO SOBRE SUA FAMÍLIA.

 

ORIENTAÇÕES:

 

- ANTES, ESCREVA UM NOME PARA O SEU TEXTO, OU SEJA, O TÍTULO.

- SOLTE UMA LINHA E COPIE AS FRASES DO MODELO, COMPLETANDO-AS.

- SE A FRASE NÃO COUBER NA MESMA LINHA, CONTINUE NA PRÓXIMA.

- DEPOIS DE CADA PONTO FINAL, ESCREVA A PRÓXIMA FRASE NA LINHA DE BAIXO.

- ESCREVA POR EXTENSO, A QUANTIDADE DE PESSOAS.

- SEPARE POR UMA VÍRGULA (,) O NOME DAS PESSOAS QUE MORAM EM SUA CASA. ANTES DE ESCREVER A ÚLTIMA PESSOA, ACRESCENTE A PALAVRA E, PARA ENCERRAR A FRASE.

 

MODELO DO TEXTO


QUEREMOS LER SEU TEXTO, ENTÃO TIRE UMA FOTO E ENVIE PARA O WHATSAPP DO CAIC:  98867-7600.

 

*********************************

 

NO VÍDEO A SEGUIR, VOCÊ VAI APRENDER SOBRE OS GRAUS DE PARENTESCO.

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA “ÁRVORE GENEALÓGICA”:

👉 https://www.youtube.com/watch?v=pZvhBKdoMAA&feature=youtu.be

 

********************************* 

LEIA AS PALAVRAS ABAIXO. ELAS REPRESENTAM ALGUNS GRAUS DE PARENTESCO EM UMA FAMÍLIA.


COPIE AS PALAVRAS COM:


***********************************

PERGUNTE A ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA, DEPOIS ANOTE AS OPÇÕES CORRETAS.

 

PENSANDO EM SUA FAMÍLIA DE UMA FORMA MAIS AMPLA, OU SEJA, INCLUINDO TODAS AS PESSOAS QUE MORAM OU NÃO EM SUA CASA, VOCÊ DIRIA QUE OCUPA QUAIS POSIÇÕES:



***********************************

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO, DEPOIS COPIE E RESPONDA CADA PERGUNTA.

https://i.pinimg.com/564x/2c/10/35/2c1035dc060e31ce7df49bbb050c92d2.jpg


HORA DA MATEMÁTICA

CONTE OS QUADRADINHOS. DEPOIS ESCREVA OS NÚMEROS DA TABELA, COMPLETANDO COM OS QUE FALTAM.


***********************************

COMPLETE COM O ANTECESSOR E O SUCESSOR DOS NÚMEROS ABAIXO.



***********************************

REPRODUZA AS SACOLAS DO MERCADO, COPIE AS PERGUNTAS, DEPOIS RESPONDA.

 

DENTRO DE CADA SACOLA TEM 1 DEZENA DE MAÇÃS. SOMANDO COM AS MAÇÃS QUE ESTÃO FORA, QUANTAS FICARÃO EM CADA SACOLA? ____________________

 

JUNTAS, AS SACOLAS “A” E “F” TEM QUANTAS MAÇÃS? ______________________

***********************************

OBSERVE O GRÁFICO DE PEÇAS DE ROUPAS ARRECADADAS PELAS CRIANÇAS, DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES. DESCUBRA UM JEITO PARA CONTAR.



BRINCANDO EM CASA

QUERIDOS ALUNOS VAMOS BRINCAR!

MATERIAL: 1 BOLA, 10 COPINHOS DESCARTÁVEIS E 1 RÉGUA

ATIVIDADE: EDUCAÇÃO FÍSICA EM CASA

VAMOS CONVIDAR A FAMÍLIA E BRINCAR JUNTOS?

 UM DOS PARTICIPANTES DARÁ AS COORDENADAS E O OUTRO PARTICIPANTE EXECUTARÁ OS COMANDOS. DEPOIS VOCÊS PODEM TROCAR!

 1) SALTAR POR CIMA DA BOLA.

2) SALTAR LATERALMENTE POR CIMA DA BOLA.

3) SALTAR LATERALMENTE APENAS COM UM PÉ.

4) CONTORNAR A BOLA.

5) MANUSEAR A BOLA COM AS MÃOS, PASSANDO ELA EM UM PERCURSO ENTRE AS PERNAS.

6) PRENDA A BOLA ENTRE AS PERNAS E SALTE PARA FRENTE, PARA TRÁS E LATERALMENTE.

7) ANDAR COMO CARANGUEJO PARA FRENTE E PARA TRÁS, E A BOLA, NÃO PODE CAIR DO SEU COLO.

 

REPITA 3 VEZES ESSAS ATIVIDADES.

 

DEPOIS DISTRIBUA OS COPINHOS ENFILEIRADOS UM AO LADO DO OUTRO, E VAMOS EQUILIBRAR A RÉGUA EM UM PÉ. O OBJETIVO É COLOCÁ-LA APOIADA EM DOIS COPOS. E VÁ REPETINDO ATÉ O FINAL.

 

PARA VER A BRINCADEIRA CLIQUE NO LINK ABAIXO:

👉 https://www.youtube.com/watch?v=ec2ffH1Qb0w

 

COMENTE NO BLOG O QUE ACHOU DA AULA DE HOJE, QUERO SABER SE VOCÊ GOSTOU!

  

LEITURA

“UM AMOR DE FAMÍLIA” – COMO SERÁ UMA FAMÍLIA ASSIM?

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO E DESCUBRA

👉 https://www.youtube.com/watch?v=G95Os1Vkj5k&feature=youtu.be

 

PARA TENTAR FAZER A LEITURA EM VOZ ALTA PARA SEUS FAMILIARES, CLIQUE NO ALTO FALANTE (X), QUE ESTÁ NA PARTE DE ABAIXO DA TELA DO VÍDEO, PARA DIMINUIR O SOM.

***********************************

 

BEIJINHOS E ATÉ A PRÓXIMA AULA.

  

REFORÇO - ALFABETIZAÇÃO

SE DESEJAR, FAÇA O DESENHO DAS FIGURAS, ANTES DE ESCREVER AS PALAVRAS.


https://www.mestredosaber.com.br/wp-content/uploads/11-atividades-de-alfabetizacao.jpg

HORA DA MATEMÁTICA:

OBSERVE O GRÁFICO QUE MOSTRA OS ANIMAIS PREFERIDOS DA TURMA DO 2º ANO.


REPRODUZA A TABELA ABAIXO. COMPLETE-A, DE ACORDO COM O GRÁFICO, ESCREVENDO O NOME DOS ANIMAIS E SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADES.


COPIE AS PERGUNTAS E RESPONDA:


***********************************


O ESFORÇO DE CADA DIA PRODUZ VITÓRIAS!




Comentários