1º ANO - 19 A 24 DE OUTUBRO - SÁBADO - 24/10/2020

 

SÁBADO - 24/10/2020

DIREITO À INCLUSÃO (ACESSIBILIDADE)

OLÁ CRIANÇAS! ESTOU FELIZ POR PODER ENSINAR UM POUCO MAIS SOBRE O DIREITO DAS CRIANÇAS! HOJE VAMOS FALAR SOBRE ACESSIBILIDADE.

QUANDO UMA PESSOA NÃO CONSEGUE ENTRAR EM ALGUM LUGAR OU USAR ALGUMA COISA OU SERVIÇO PORQUE NÃO ALCANÇA OU NÃO CABE DIZEMOS QUE AQUILO NÃO ESTA ACESSÍVEL. VEJA:


A ACESSIBILIDADE É A CONDIÇÃO DE ALCANCE PARA A UTILIZAÇÃO, COM SEGURANÇA E AUTONOMIA DOS ESPAÇOS, MOBILIARIOS, EDIFICIOS E SERVIÇO DE TRANSPORTE MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO POR UMA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA (COMO UM IDOSO OU ALGUÉM QUE USE MULETAS). 

VOCÊ JÁ VIU ESSAS IMAGENS POR AÍ?



SABE O QUE ELAS SIGNIFICAM?

ACERTOU SE VOCÊ DISSE:

A PRIMEIRA IMAGEM ÍNDICA QUE A VAGA É PARA ESTACIONAMENTO EXCLUSIVO DE DEFICIENTES. ESSE DIREITO É GARANTIDO POR LEI E NENHUMA OUTRA PESSOA PODE ESTACIONAR ALI.

A SEGUNDA ÍNDICA QUE O ÔNIBUS É ADAPTADO E A CADEIRA DE RODAS TEM COMO ENTRAR E O LUGAR PRÓPRIO PARA SER TRANSPORTADA EM SEGURANÇA

A TERCEIRA É PISO TÁTIL PARA CEGOS. ESSE PISO AJUDA OS CEGOS A SE ORIENTAREM E ANDAR EM SEGURANÇA.

VOCÊ CONHECE ESSAS PLACAS ABAIXO? O QUE ELAS SIGNIFICAM? MOSTRE LEVANDO COM O DEDO CADA PLACA AO QUE ELA REPRESENTA




HORA DA MÚSICA

O MUNDO BITA DEIXOU UM RECADINHO PARA NÓS, COM UMA MÚSICA MUITO ESPECIAL. VAMOS OUVI-LA CLICANDO NO LINK: https://youtu.be/eLtzvypcurE

  •         POR QUE A MÚSICA DIZ QUE ELES SÃO QUASE SUPER HERÓIS?
  •         VOCÊ ACHA QUE ELES ENFRENTAM MUITOS DESAFIOS?

VEJA ALGUNS DESAFIOS ABAIXO:

Clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=IWgb3J3yLIE

DEVEMOS TRATAR TODAS AS PESSOAS BEM, POIS SOMOS TODOS IMPORTANTES E DEVEMOS SEMPRE QUE PUDERMOS AJUDAR UMA PESSOA QUE PRECISE!

VAMOS AJUDAR A GARANTIR OS DIREITOS DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA.

VAMOS ASSISTIR UMA HISTORIA EM QUADRINHOS CONTADA:LÁ CRIAN

TURMA DA MÔNICA EM "APRENDENDO SOBRE A ACESSIBILIDADE"

CLIQUE NO LINK: https://www.youtube.com/watch?v=xPbMTQskcT0


  •          A ESCOLA, DA HISTÓRIA QUE VOCÊ ASSISTIU, NO INÍCIO ESTAVA AJUDANDO A GARANTIR O DIREITO DE TODOS OS ALUNOS A EDUCAÇÃO?
  •          O QUE ESTAVA FALTANDO?

VEJA UMA FOTO DA NOSSA ESCOLA. ELA É UMA ESCOLA INCLUSIVA, OU SEJA, PENSA EM TODOS SEUS ALUNOS. IDENTIFIQUE NA FOTO UM MEIO DE ACESSIBILIDADE QUE ELA POSSUI.

OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA:

  •          O QUE A MÔNICA ESTA FAZENDO?
  •         O QUE CASCÃO ESTÁ CONSTRUINDO?
  •          PARA QUE SERVE AS RAMPAS NAS CALÇADAS? 


HORA DA MATEMÁTICA

VAMOS AJUDAR AS CRIANÇAS A VEREM QUAL NÚMERO VEM ANTES E QUAL VEM DEPOIS:

O QUE VEM ANTES E DEPOIS DE CADA UM DESSES NÚMEROS?

         ____________      
____________
_____________
____________



VAMOS FAZER COMO ELAS?  BRINCAR DE ADIVINHAR O QUE É COM OS OLHOS VENDADOS.

MATERIAL: UM PANO PARA VENDAR OS OLHOS E OBJETOS DA CASA PARA SEREM ADIVINHADOS ATRAVÉS DO TATO.

MODO DE BRINCAR: TODAS AS PESSOAS QUE FOREM BRINCAR ESCOLHEM 6 OBJETOS DA CASA (QUE NÃO QUEBRAM NEM MACHUCAM) E COLOCAM EM UMA SACOLA SEM QUE OS DEMAIS PARTICIPANTES VEJAM.

UMA PESSOA VENDA OS OLHOS DA OUTRA. A PESSOA DE OLHOS VENDADOS TEM QUE ADIVINHAR, ATRAVÉS DO TATO, QUAL OBJETO FOI LHE ENTREGUE.  DEPOIS SE VENDA O OLHO DA OUTRA PESSOA E APRESENTAM-SE OUTROS OBJETOS E ASSIM POR DIANTE. GANHA O PARTICIPANTE QUE ADIVINHAR MAIS OBJETOS.

ACERTANDO O ALVO

VOCÊ VAI PRECISAR DE: UMA CAIXA DE PAPELÃO, UMA OU DUAS BOLINHAS (PODE ATÉ SER DE MEIA) E UMA TESOURA. PEGUE A CAIXA E PEÇA UM ADULTO PARA FURAR PRA VOCÊ, UM BURACO DO TAMANHO DA BOLINHA NO FUNDO DA CAIXA. PRONTO! AGORA CHAME PESSOAS PRA BRINCAR E VER QUEM CONSEGUE ATRAVESSAR A BOLINHA NO BURACO! QUEM CONSEGUIR EM MENOS TEMPO, GANHA! OLHE COMO SE BRINCA NO LINK: https://youtu.be/hRxUMv-jR6k   

  GOSTOU? MANDA UM RECADINHO NO BLOG!


HORA DA MÚSICA

FONTE: https://blog.tedioso.com/wp-content/uploads/2013/12/Depositphotos_63653511_s-2015.jpg

OUÇA COM BASTANTE ATENÇÃO A MÚSICA “DIREITO DE SONHAR” DA CANTORA MILENINHA CLICANDO NESTE LINK:

https://www.youtube.com/watch?v=Ii7Or8dObek

RESPONDA ORALMENTE:

- SOBRE O QUE FALA A CANÇÃO?

- QUAIS SÃO OS INSTRUMENTOS PRESENTES NA CANÇÃO?

- CITE UM INSTRUMENTO QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO.

- HÁ SOMENTE UMA VOZ OU MAIS VOZES AO LONGO DA CANÇÃO?

REPRODUZA O RITMO DA BATERIA UTILIZANDO UM BALDE DE PLÁSTICO E UMA COLHER DE PAU.

COLOQUE A MÚSICA PARA TOCAR NOVAMENTE E A ACOMPANHE TOCANDO ESSES OBJETOS.

AGORA, CRIE UM RITMO UTILIZANDO A PERCUSSÃO CORPORAL, QUE É A ARTE DE PRODUZIR SONS UTILIZANDO O PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO MUSICAL.

PEÇA ALGUÉM QUE MORA COM VOCÊ PARA CANTAR A CANÇÃO, ENQUANTO VOCÊ FAZ A PERCUSSÃO CORPORAL.

DEPOIS INVERTAM A SITUAÇÃO: VOCÊ CANTA, ENQUANTO SEU FAMILIAR FAZ A PERCUSSÃO.

DIREITO DE SONHAR (MILENINHA)

O SOL E A LUA SÃO TÃO DIFERENTES
A NOITE E O DIA, A TERRA E O MAR
ASSIM CADA UM DE NÓS TEM SUAS DIFERENÇAS
POR ISTO É PRECISO SABER RESPEITAR

 

PORQUE SER DIFERENTE TODO MUNDO É
NINGUÉM É IGUAL DA CABEÇA AO PÉ
TODOS NÓS TEMOS ALGO DE ESPECIAL EM NÓS
DIGA NÃO AO PRECONCEITO, LEVANTE SUA VOZ

 

ALTO OU BAIXINHO, MAGRO OU GORDINHO
QUEM ENXERGA E QUEM NÃO PODE ENXERGAR
QUEM NÃO OUVE E QUEM NÃO FALA
QUEM NÃO CONSEGUE ANDAR

COMO EU E VOCÊ TEM O DIREITO DE SONHAR
COMO EU E VOCÊ TEM O DIREITO DE SONHAR

 

DIGA SIM A INCLUSÃO, SER DIFERENTE É NORMAL
CADA UM DE NÓS TEM SEU JEITINHO

APRENDA QUE A DIFERENÇA NÃO É UMA DOENÇA
TODOS MERECEM TER RESPEITO E CARINHO


VAMOS RECORDAR!

ASSISTA COM BASTANTE ATENÇÃO OS VÍDEOS ABAIXO.

LINK: https://youtu.be/0kjyR9Q2rwE


LINK: https://youtu.be/OO9ndl7gA4M













 

 

























Comentários