PLANO
DE TRABALHO EDUCACIONAL - 1º ANO - 05 A
10 OUTUBRO
SÁBADO - 10/10/2020
DIREITOS DAS CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS
OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM COM VOCÊS?
ESTAMOS AQUI PARA ENSINÁ - LOS E
NOS ESFORÇAMOS PARA QUE TENHAM BONS
MOMENTOS E POSSAM APRENDER COM PRAZER!
OBSERVE A CENA ABAIXO E ME DIGA:
- QUAIS SÃO 2 SEMELHANÇAS QUE VOCÊ OBSERVOU NESSAS CRIANÇAS?
- QUAIS SÃO 2 DIFERENÇAS ENTRE
ELAS?
TODOS SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS MAS NOS PARECEMOS
EM MUITAS OUTRAS COISAS!
HORA DA HISTÓRIA
VAMOS
OUVIR UMA BELA HISTÓRIA: UMA FORMIGA ESPECIAL.
LINK:
https://youtu.be/wjrbdken5c0
A)
QUAL A O NOME DA FORMIGA DA HISTÓRIA?
B)
QUAL DEFICIÊNCIA ELE TEM?
C)
COMO DANILO FAZIA PARA PERCEBER O MUNDO A SUA VOLTA?
D)
VOCÊ CONHECE CRIANÇAS COMO O DANILO QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIAS?
E) O
QUE ESTA HISTÓRIA QUER NOS ENSINAR?
MUITAS
PESSOAS NO MUNDO NÃO ENXERGAM, OUTRAS NÃO OUVEM, NÃO ANDAM, NÃO SE EXPRESSAM E
NEM ENTENDEM AS COISAS DA MESMA FORMA QUE VOCÊ. MAS TODOS APRENDEM DE FORMAS
DIFERENTES E TEM DIREITOS GARANTIDOS POR LEI!
- TODA PESSOA COM DEFICIÊNCIA TÊM DIREITO À ESCOLA REGULAR COM OS DEVIDOS APOIOS E ADAPTAÇÃO DOS MATERIAIS PARA SEU DESENVOLVIMENTO.
- O ATENDIMENTO MÉDICO DEVE SER REALIZADO SEM QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO, ALÉM DE ASSEGURAR O DIREITO AO RECEBIMENTO DE PRÓTESES E OUTRAS TECNOLOGIAS GRATUITAMENTE;
- A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO ASSEGURA QUE PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA TENHAM A OPORTUNIDADE DE CONVIVER UMAS COM AS OUTRAS, DE FORMA IGUAL, QUEBRANDO AS BARREIRAS ATITUDINAIS E MINIMIZANDO, ASSIM, O PRECONCEITO.
DÊ UMSE A ATITUDE FOR CORRETA E UM SE TIVER ALGO ERRADO:
JULIA
É CEGA, ELA NÃO CONSEGUE VER COM SEUS OLHOS. POR ISSO USA AS MÃOS (TATO) PARA
PERCEBER TUDO AO SEU REDOR. ELA QUER SABER QUAIS OBJETOS ABAIXO SÃO GROSSOS E
QUAIS SÃO FINOS. VAMOS AJUDÁ-LA?
ELA QUER PEGAR O LIVRO MAIS
GROSSO. QUAL É ESSE LIVRO?
QUANTAS
LARANJAS ELA VAI TER QUE TIRAR?
1 2 3
HORA DE BRINCAR
VOCÊ
QUER ASSISTIR UMA HISTORINHA DA MÔNICA? ENTÃO VEJA O
VÍDEO
ABAIXO:
QUE
TAL FAZERMOS ESSA BRINCADEIRA TAMBÉM? BASTA ARRUMAR UM PANO E VENDAR OS OLHOS
DE ALGUÉM. A PESSOA TEM QUE ADVINHAR QUEM ELA CONSEGUIR PEGAR. SÓ TOME CUIDADO
PRA QUEM ESTIVER VENDADO NÃO BATER EM NADA, NÃO DESCER DEGRAU, PRA NÃO QUEBRAR
NADA NEM SE MACHUCAR.
QUE
TAL FAZERMOS UM BRINQUEDO AGORA? VAMOS FAZER UM PIÃO.
COM
MATERIAL RECICLÁVEL: VOCÊ VAI PRECISAR
DE: UM CD VELHO, UMA TAMPINHA DE GARRAFA, UMA BOLINHA DE DESODORANTE, COLA
QUENTE OU COLA DE SECAGEM RÁPIDA. PEÇA AJUDA A UM ADULTO E DEIXE QUE ELE
UTILIZE A COLA.
O VÍDEO ABAIXO VAI TE EXPLICAR COMO FAZER O
BRINQUEDO, ASSISTA:
VIU COMO É FÁCIL DE FAZER? MANDA UM RECADINHO NO BLOG.
ESTOU AGUARDANDO!
HORA DA
MÚSICA
Fonte:
https://blog.tedioso.com/wp-content/uploads/2013/12/depositphotos_63653511_s-2015.jpg
RESPONDA ORALMENTE:
- VOCÊ GOSTOU DA MÚSICA? QUAL
A PARTE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU?
- SOBRE O QUE FALA A CANÇÃO?
- VOCÊ ACHOU A MÚSICA ANIMADA
OU CALMA?
- ELA É LENTA, MODERADA OU
RÁPIDA?
- TEM ALGUMA PARTE QUE A
CANÇÃO FICA LENTA? SE SIM, QUAL?
- QUAIS SÃO OS INSTRUMENTOS
PRESENTES NA CANÇÃO?
- HÁ SOMENTE UMA VOZ OU MAIS
VOZES AO LONGO DA CANÇÃO?
- HÁ VOZES MASCULINAS? E FEMININAS?
OUÇA A MÚSICA NOVAMENTE.
PERCEBA QUE A 1ª ESTROFE E A 3ª ESTROFE SÃO IGUAIS EM RELAÇÃO À MELODIA, PORÉM
A LETRA É DIFERENTE. A 2ª ESTROFE E 4ª ESTROFE SÃO IGUAIS TANTO EM RELAÇÃO À
MELODIA, QUANTO EM RELAÇÃO À LETRA. JÁ A ÚLTIMA ESTROFE TEM LETRA E MELODIA
DIFERENTES DAS OUTRAS ESTROFES.
REPRODUZA O RITMO DA MÚSICA DA
SEGUINTE MANEIRA:
TOQUE UMA COLHER DE PAU EM UM BALDE NAS ESTROFES QUE ESTÃO EM AMARELO.
TOQUE O CHOCALHO NAS ESTROFES QUE ESTÃO EM VERMELHO.
BATA PALMAS NA
ESTROFE QUE ESTÁ EM VERDE.
ENXERGAR O QUE É BELO SEM USAR A VISÃO
PARE PRA ESCUTAR QUE NO SILÊNCIO HÁ UMA CANÇÃO
DEIXA BATER NO PEITO O TAMBOR DA VIBRAÇÃO
NUNCA DUVIDE DE NÓS!
SOMOS ESPECIAIS, QUASE SUPER-HERÓIS
NÃO PRECISA PALAVRA PRA COMUNICAÇÃO
TANTAS SÃO AS FORMAS DE CRUZAR A IMENSIDÃO
DEMONSTRANDO PRO MUNDO NOSSA SUPERAÇÃO
NUNCA DUVIDE DE NÓS!
SOMOS ESPECIAIS, QUASE SUPER-HERÓIS
PRA VER QUE A DIFERENÇA É O QUE NOS UNE DE VERDADE
E MESMO SENDO ASSIM OU SENDO ASSADO
O AMOR SE MULTIPLICA E SE ESPALHA POR TODO LADO
AGORA, ESCOLHA UM TRECHO DA
MÚSICA E CRIE UM RITMO UTILIZANDO O CHOCALHO.
HORA DOS NUMERAIS
VAMOS RECORDAR!
Vamos
contar:
Jogo
da Memória dos números:
https://www.youtube.com/watch?v=Zqv8uTojsdk
UM
GRANDE BEIJO!
Comentários
Postar um comentário
Sua participação é muito importante para nós!