1º ANO - 05 A 10 OUTUBRO - SÁBADO - 10/10/2020


PLANO DE TRABALHO EDUCACIONAL - 1º ANO -  05 A 10 OUTUBRO

SÁBADO - 10/10/2020

DIREITOS DAS CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS


OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM COM VOCÊS?

ESTAMOS AQUI PARA ENSINÁ - LOS E NOS ESFORÇAMOS PARA QUE  TENHAM BONS MOMENTOS E POSSAM APRENDER COM PRAZER!

OBSERVE A CENA ABAIXO E ME DIGA:

- QUAIS SÃO  2 SEMELHANÇAS QUE VOCÊ OBSERVOU  NESSAS CRIANÇAS?

- QUAIS SÃO 2 DIFERENÇAS ENTRE ELAS?

TODOS SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS MAS NOS PARECEMOS EM MUITAS OUTRAS COISAS!


HORA DA HISTÓRIA

VAMOS OUVIR UMA BELA HISTÓRIA: UMA FORMIGA ESPECIAL.

LINK: https://youtu.be/wjrbdken5c0

 

OBSERVE A IMAGEM ABAIXO RESPONDA ORALMENTE:

A) QUAL A O NOME DA FORMIGA DA HISTÓRIA?

B) QUAL DEFICIÊNCIA ELE TEM?

C) COMO DANILO FAZIA PARA PERCEBER O MUNDO A SUA VOLTA?

D) VOCÊ CONHECE CRIANÇAS COMO O DANILO QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIAS?

E) O QUE ESTA HISTÓRIA QUER NOS ENSINAR?

MUITAS PESSOAS NO MUNDO NÃO ENXERGAM, OUTRAS NÃO OUVEM, NÃO ANDAM, NÃO SE EXPRESSAM E NEM ENTENDEM AS COISAS DA MESMA FORMA QUE VOCÊ. MAS TODOS APRENDEM DE FORMAS DIFERENTES E TEM DIREITOS GARANTIDOS POR LEI!




        

     

  • TODA PESSOA COM DEFICIÊNCIA TÊM DIREITO À ESCOLA REGULAR COM OS DEVIDOS APOIOS E ADAPTAÇÃO DOS MATERIAIS PARA SEU DESENVOLVIMENTO. 
  • O ATENDIMENTO MÉDICO DEVE SER REALIZADO SEM QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO, ALÉM DE ASSEGURAR O DIREITO AO RECEBIMENTO DE PRÓTESES E OUTRAS TECNOLOGIAS GRATUITAMENTE;
  • A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO ASSEGURA QUE PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA TENHAM A OPORTUNIDADE DE CONVIVER UMAS COM AS OUTRAS, DE FORMA IGUAL, QUEBRANDO AS BARREIRAS ATITUDINAIS E MINIMIZANDO, ASSIM, O PRECONCEITO.

DÊ UMSE A ATITUDE FOR CORRETA E UM SE TIVER ALGO ERRADO:






           

JULIA É CEGA, ELA NÃO CONSEGUE VER COM SEUS OLHOS. POR ISSO USA AS MÃOS (TATO) PARA PERCEBER TUDO AO SEU REDOR. ELA QUER SABER QUAIS OBJETOS ABAIXO SÃO GROSSOS E QUAIS SÃO FINOS. VAMOS AJUDÁ-LA?

ELA QUER PEGAR O LIVRO MAIS GROSSO. QUAL É ESSE LIVRO?


AGORA ELA PRECISA DO LÁPIS MAIS FINO. DIGA A ELA QUAL É O MAIS FINO.


JULIA PRECISA REUNIR UMA DÚZIA ( 12 ) LARANJAS PARA LEVAR PARA UMA AMIGA. VAMOS AJUDAR? CONTE AS LARANJAS E NOS DIGA QUANTAS LARANJAS ELA TEM QUE TIRAR PARA FICAR COM 1 DÚZIA?








QUANTAS LARANJAS ELA VAI TER QUE TIRAR?

1   2   3



HORA DE BRINCAR



VOCÊ QUER ASSISTIR UMA HISTORINHA DA MÔNICA? ENTÃO VEJA O

VÍDEO ABAIXO:

LINK: https://youtu.be/_y2eii5hldw

QUE TAL FAZERMOS ESSA BRINCADEIRA TAMBÉM? BASTA ARRUMAR UM PANO E VENDAR OS OLHOS DE ALGUÉM. A PESSOA TEM QUE ADVINHAR QUEM ELA CONSEGUIR PEGAR. SÓ TOME CUIDADO PRA QUEM ESTIVER VENDADO NÃO BATER EM NADA, NÃO DESCER DEGRAU, PRA NÃO QUEBRAR NADA NEM SE MACHUCAR.

QUE TAL FAZERMOS UM BRINQUEDO AGORA? VAMOS FAZER UM PIÃO.

COM MATERIAL RECICLÁVEL:  VOCÊ VAI PRECISAR DE: UM CD VELHO, UMA TAMPINHA DE GARRAFA, UMA BOLINHA DE DESODORANTE, COLA QUENTE OU COLA DE SECAGEM RÁPIDA. PEÇA AJUDA A UM ADULTO E DEIXE QUE ELE UTILIZE A COLA.

 O VÍDEO ABAIXO VAI TE EXPLICAR COMO FAZER O BRINQUEDO, ASSISTA:

https://youtu.be/coswieeiqjg

VIU COMO É FÁCIL DE FAZER?  MANDA UM RECADINHO NO BLOG.

ESTOU AGUARDANDO!


HORA DA MÚSICA

Fonte: https://blog.tedioso.com/wp-content/uploads/2013/12/depositphotos_63653511_s-2015.jpg


OUÇA COM BASTANTE ATENÇÃO A MÚSICA “A DIFERENÇA É O QUE NOS UNE” DO MUNDO BITA CLICANDO NESTE LINK:

RESPONDA ORALMENTE:

- VOCÊ GOSTOU DA MÚSICA? QUAL A PARTE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU?

- SOBRE O QUE FALA A CANÇÃO?

- VOCÊ ACHOU A MÚSICA ANIMADA OU CALMA?

- ELA É LENTA, MODERADA OU RÁPIDA?

- TEM ALGUMA PARTE QUE A CANÇÃO FICA LENTA? SE SIM, QUAL?

- QUAIS SÃO OS INSTRUMENTOS PRESENTES NA CANÇÃO?

- HÁ SOMENTE UMA VOZ OU MAIS VOZES AO LONGO DA CANÇÃO?

- HÁ VOZES MASCULINAS? E FEMININAS?

OUÇA A MÚSICA NOVAMENTE. PERCEBA QUE A 1ª ESTROFE E A 3ª ESTROFE SÃO IGUAIS EM RELAÇÃO À MELODIA, PORÉM A LETRA É DIFERENTE. A 2ª ESTROFE E 4ª ESTROFE SÃO IGUAIS TANTO EM RELAÇÃO À MELODIA, QUANTO EM RELAÇÃO À LETRA. JÁ A ÚLTIMA ESTROFE TEM LETRA E MELODIA DIFERENTES DAS OUTRAS ESTROFES.


REPRODUZA O RITMO DA MÚSICA DA SEGUINTE MANEIRA:

TOQUE UMA COLHER DE PAU EM UM BALDE NAS ESTROFES QUE ESTÃO EM AMARELO.

TOQUE O CHOCALHO NAS ESTROFES QUE ESTÃO EM VERMELHO.

BATA PALMAS NA ESTROFE QUE ESTÁ EM VERDE.


PARA VER MELHOR AMIGO USE O CORAÇÃO
ENXERGAR O QUE É BELO SEM USAR A VISÃO
PARE PRA ESCUTAR QUE NO SILÊNCIO HÁ UMA CANÇÃO
DEIXA BATER NO PEITO O TAMBOR DA VIBRAÇÃO

QUEM DISSE QUE NÃO PODEMOS?
NUNCA DUVIDE DE NÓS!
SOMOS ESPECIAIS, QUASE SUPER-HERÓIS

NOSSO CORPO FALA PRESTE MUITA ATENÇÃO
NÃO PRECISA PALAVRA PRA COMUNICAÇÃO
TANTAS SÃO AS FORMAS DE CRUZAR A IMENSIDÃO
DEMONSTRANDO PRO MUNDO NOSSA SUPERAÇÃO

QUEM DISSE QUE NÃO PODEMOS?
NUNCA DUVIDE DE NÓS!
SOMOS ESPECIAIS, QUASE SUPER-HERÓIS

UM POUCO DE CARINHO E DE BONDADE
PRA VER QUE A DIFERENÇA É O QUE NOS UNE DE VERDADE
E MESMO SENDO ASSIM OU SENDO ASSADO
O AMOR SE MULTIPLICA E SE ESPALHA POR TODO LADO

AGORA, ESCOLHA UM TRECHO DA MÚSICA E CRIE UM RITMO UTILIZANDO O CHOCALHO.


HORA DOS NUMERAIS



VAMOS RECORDAR!

Vamos contar:

https://youtu.be/Kp4XnRSYHy4

Jogo da Memória dos números:

https://www.youtube.com/watch?v=Zqv8uTojsdk

 

UM GRANDE BEIJO!






















Comentários