5° Ano – 7° Semana – 28/09 à 03/10 – 2° Momento
2º
MOMENTO:
Olá, meus queridos alunos!
Vamos estudar sobre o efeito estufa: causas e consequências.
Iniciaremos
com um vídeo de uma paródia educativa, clique no link:
Responda
em seu caderno:
1 -
Escreva no caderno o que você achou de mais interessante na paródia.
2 -
Quem compôs a paródia?
Mande uma foto para o WhatsApp da escola 98867-7600
O EFEITO ESTUFA é um fenômeno natural que ajuda a manter a Terra aquecida. Entretanto, com a intervenção do homem sobre a natureza, esse fenômeno está aumentando e deixando o nosso planeta cada vez mais quente.
Esse
nome – EFEITO ESTUFA – originou-se da ideia de uma estufa usada
para cultivar plantas. A Estufa é composta por parede e teto de
vidro, o calor entra e não sai, ajudando o aproveitamento desse
calor pelas plantas, que passam a se desenvolverem melhor.
Naturalmente,
esse processo é importante para a manutenção do calor na Terra.
Sem o efeito estufa, o planeta seria muito frio e a vida aqui,
provavelmente não existiria.
Clique
no link e assista o vídeo abaixo que mostra como o aquecimento
global atinge o efeito estufa:
Responda
as questões no caderno:
1) O
que você entende por efeito estufa?
2) Quais
são os fatores que mais têm contribuído para o aumento do efeito
estufa e os danos causados por ele ao nosso planeta?
3) Qual
a importância do efeito estufa para o nosso planeta?
4) Comente
sobre o que você pode fazer para diminuir o aumento do efeito
estufa.
Após realizar a atividade abaixo. Mande uma foto para o WhatsApp da escola 98867-7600.
Responda as perguntas sobre a charge:
Estupidez:
Ação da pessoa sem discernimento, senso, falta de inteligência.
1) O
que podemos fazer para não deixar o problema, mostrado na charge,
acontecer?
2) Quais
os locais do Brasil, que você ouviu falar que está acontecendo o
mesmo problema apresentado?
As
atividades abaixo deverão ser realizadas em folhas de caderno e
entregue na secretaria da escola.
Questão
1º-
O prefeito de uma cidade criou um departamento cujo objetivo é
oferecer cursos profissionalizantes para moradores. O gráfico a
seguir mostra em cada 100 participantes quantos fazem cada um dos
cursos oferecidos.
Observe o gráfico e responda as questões em seu caderno:
a. Qual
é o curso com maior número de participantes? ___________
Em
cada 100 participantes, quantos fazem esse curso? ___________
b. Qual
é o curso com o menor número de participantes? _________
Em
cada 100 participantes, quantos fazem esse curso? ___________
2º)
observe o gráfico abaixo, que mostra as temperaturas mínimas e
máximas de alguns dias do mês de janeiro na cidade onde Ana mora.
3º)
Invente uma atividade com os dados do grupo abaixo. Crie um titulo e
uma legenda para o gráfico: sabendo que
ESTA ATIVIDADE DEVE SER ENTREGUE NA SECRETARIA DO CAIC, AS 4ª FEIRAS DE 08:00 AS 12:00 OU AS 2ª FEIRAS DE 13:00 AS 17:00 HORAS.
4º)
Imagine que em 7 bairros de nossa cidade, o número de habitantes
dispostos a contribuir para a diminuição da poluição fosse
aumentando. Realize os cálculos e depois responda as questões:
4.1
– No final, qual foi o maior número de habitantes?
4.2
- Qual foi o menor número de habitantes?
Hora
da Leitura:
Clique no link, faça a leitura da história em quadrinhos!
Pesquise
o que é intergovernamental e escreva o que significa em seu caderno.
Por
isso devemos cuidar do meio ambiente e criarmos hábitos
sustentáveis!
A sustentabilidade ambiental nada mais é do que o uso consciente dos recursos naturais para que possamos utilizar desses recursos mais para frente.
Comentários
Postar um comentário
Sua participação é muito importante para nós!