5° Ano – 7° Semana – 28/09 à 03/10 – 2° Momento

5° Ano – 7° Semana  – 28/09  à 03/10 – 2° Momento


2º MOMENTO:

Olá, meus queridos alunos!
Vamos estudar sobre o efeito estufa: causas e consequências.
Iniciaremos com um vídeo de uma paródia educativa, clique no link:

 

Responda em seu caderno:
1 - Escreva no caderno o que você achou de mais interessante na paródia.  
2 - Quem compôs a paródia?
Mande uma foto para o WhatsApp da escola 98867-7600
 
      O EFEITO ESTUFA é um fenômeno natural que ajuda a manter a Terra aquecida. Entretanto, com a intervenção do homem sobre a natureza, esse fenômeno está aumentando e deixando o nosso planeta cada vez mais quente.

Esse nome – EFEITO ESTUFA – originou-se da ideia de uma estufa usada para cultivar plantas. A Estufa é composta por parede e teto de vidro, o calor entra e não sai, ajudando o aproveitamento desse calor pelas plantas, que passam a se desenvolverem melhor.

Naturalmente, esse processo é importante para a manutenção do calor na Terra. Sem o efeito estufa, o planeta seria muito frio e a vida aqui, provavelmente não existiria.

Clique no link e assista o vídeo abaixo que mostra como o aquecimento global atinge o efeito estufa: 

Responda as questões no caderno:

1) O que você entende por efeito estufa? 
2) Quais são os fatores que mais têm contribuído para o aumento do efeito estufa e os danos causados por ele ao nosso planeta?
3) Qual a importância do efeito estufa para o nosso planeta? 
4) Comente sobre o que você pode fazer para diminuir o aumento do efeito estufa.


Após realizar a atividade abaixo. Mande uma foto para o WhatsApp da escola 98867-7600.

Responda as perguntas sobre a charge:

Estupidez: Ação da pessoa sem discernimento, senso, falta de inteligência.

1) O que podemos fazer para não deixar o problema, mostrado na charge, acontecer? 
2) Quais os locais do Brasil, que você ouviu falar que está acontecendo o mesmo problema apresentado?
 

As atividades abaixo deverão ser realizadas em folhas de caderno e entregue na secretaria da escola.

Questão 1º- O prefeito de uma cidade criou um departamento cujo objetivo é oferecer cursos profissionalizantes para moradores. O gráfico a seguir mostra em cada 100 participantes quantos fazem cada um dos cursos oferecidos.

Observe o gráfico e responda as questões em seu caderno:

a. Qual é o curso com maior número de participantes? ___________
    Em cada 100 participantes, quantos fazem esse curso? ___________ 
b. Qual é o curso com o menor número de participantes? _________
     Em cada 100 participantes, quantos fazem esse curso? ___________

2º) observe o gráfico abaixo, que mostra as temperaturas mínimas e máximas de alguns dias do mês de janeiro na cidade onde Ana mora.

3º) Invente uma atividade com os dados do grupo abaixo. Crie um titulo e uma legenda para o gráfico: sabendo que


ESTA ATIVIDADE DEVE SER ENTREGUE NA SECRETARIA DO CAIC, AS 4ª FEIRAS DE 08:00 AS 12:00  OU AS 2ª FEIRAS DE 13:00 AS 17:00 HORAS.


4º) Imagine que em 7 bairros de nossa cidade, o número de habitantes dispostos a contribuir para a diminuição da poluição fosse aumentando. Realize os cálculos e depois responda as questões:

4.1 – No final, qual foi o maior número de habitantes?

4.2 - Qual foi o menor número de habitantes?

 

Hora da Leitura:

Clique no link, faça a leitura da história em quadrinhos!

 Pesquise o que é intergovernamental e escreva o que significa em seu caderno.

 

Por isso devemos cuidar do meio ambiente e criarmos hábitos sustentáveis!

A sustentabilidade ambiental nada mais é do que o uso consciente dos recursos naturais para que possamos utilizar desses recursos mais para frente.

Comentários