5° Ano – 6° Semana – 21/09 à 26/09 – 2° Momento

5° Ano – 6° Semana  – 21/09  à 26/09 – 2° Momento

 


2º MOMENTO:

Olá meus amores! Vamos continuar falando sobre os animais e também iremos falar sobre maus tratos sofridos por muitos deles!

Vocês sabem que muitos animais convivem com as pessoas no meio ambiente doméstico, como cães, gatos, coelhos, galinhas, cavalos, dentre outros. Cada um deles tem um jeito próprio de ser.

Responda em seu caderno: 
Você tem bichos de estimação? Qual?  
Os bichos de estimação podem transmitir alguma doença?  
Que animais não são adequados para serem bichos de estimação? Por quê?

 
Olha que legal esse vídeo do Mundo Bita!
Clique no link para assistir:  

 

Vocês sabiam que animais sofrem maus tratos?

Leia o cartaz abaixo:

Clique no link e assistam: “Projeto aumenta pena para maus tratos de animais, para até 4 anos de reclusão.


ATIVIDADE:
Após assistir essa reportagem escreva um paragrafo nos contando o que você aprendeu com ela?

Mande uma foto para o WhatsApp da escola 98867-7600

 

Os animais sempre foram utilizados na vida do homem, seja como forma de alimentação, para trabalhos pesados, para carregar cargas ou como meio de transporte ou companhia. Com esse convívio, algumas espécies que antes viviam soltas, livres pela natureza, passaram a ser domesticadas. O cachorro é considerado o maior amigo do homem, pois é fiel, defende seu dono e fica alegre com sua presença.
Para mantermos contato com animais domésticos, como ter um cachorrinho dentro de casa, são necessários alguns cuidados, para garantir a saúde dos animais e das pessoas da família.
- Levar ao veterinário;
- Fazer a tosa dos pelos em excesso;
- Dar banho uma vez por semana e escovar os dentes do bichinho, com pasta de dentes especial;
- A alimentação dos animais deve ser adequada para sua espécie;
- É importante que os vasilhames de água e comida estejam sempre limpos e que as sobras sejam descartadas;
- Ao encontrarmos animais abandonados e sofrendo maus tratos, pelas ruas das cidades, devemos ligar para os órgãos de proteção aos animais.
Só no Brasil existem 30 milhões de animais abandonados vagando pelas ruas: 10 milhões seriam gatos, e 20 milhões, cachorros – de acordo com números da Organização Mundial da Saúde. Mas essa informação já pode estar desatualizada porque a população de cães e gatos abandonados aumenta diariamente. Esses bichinhos que vivem pelas ruas têm que enfrentar outro problema além do abandono: os maus tratos.



Vamos aprender a desenhar um rosto de cachorro?
Clique no link para aprender:

Queremos ver o seu desenho! Mande uma foto para o WhatsApp do Caic 98867-7600



Um dos mais lucrativos comércios ilegais do mundo é o tráfico de animais. O tráfico de animais é configurado pela retirada de animais dos seus habitats naturais e destinados à comercialização. Os destinos desses animais são zoológicos, colecionadores, laboratórios para fabricação de medicamentos, ou mortos, como a onça pintada e jacarés, para terem suas peles ou outras partes do corpo retiradas e vendidas.
Em razão da imensa biodiversidade brasileira, o país é um dos principais alvos do tráfico de animais, contribui com 10% dos bilhões de dólares arrecadados com a atividade. Além da grande variedade de espécies (peixes, aves, insetos, mamíferos, répteis, anfíbios, entre outros), outro fator que contribui para essa pratica no país é a falta de fiscalização e punições severas.
Conforme a ONG (Organização Não Governamental), no Brasil, cerca de 38 milhões de animais são retirados de seus habitats naturais anualmente, sendo aproximadamente 12 milhões de espécies distintas. 

Conforme dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), aproximadamente 90% dos animais silvestres morrem logo depois de retirados de seu habitat natural e aqueles que apresentam comportamento amigável como micos, papagaios, araras e peixes ornamentais são os mais vendidos.
 



Os animais depois de capturados, são submetidos a várias práticas agressivas durante o transporte para os centros consumidores, o papagaio é sedado e escondido em tubos de PVC no fundo da mala, as cobras são presas em meias de nylon, vários tipos de animais são covardemente dopados. Mas os problemas dessa prática atingem também os seres humanos, pois micro-organismos presentes nos animais silvestres podem causar o surgimento de doenças e sua disseminação entre a população.
 
 
O filme RIO é bem interessante, conta a história de uma linda arara azul chamado Blue, que foi contrabandeada e caiu do caminhão, vale lembrar que a arara azul está em extinção. Essa é uma sugestão de filme para assistirem em família! Clique no link para assistir ao trailer!

ATENÇÃO!
A atividade abaixo deverá ser copiada e feita em uma folha de caderno e entregue na secretaria do CAIC 4ª feira de 8 às 12 horas ou 6ª feira de 13 horas às17 horas.

Não se esqueça de colocar o nome, sala e a data.



É HORA DO EXERCÍCIO:
 
2) Leia:

UM MUNDO DE INFORMAÇÕES

Na mata Atlântica existem 1.361 espécies da fauna brasileira, com 261 espécies de mamíferos, 620 aves, 200 répteis e 280 anfíbios. Várias espécies da fauna são bem conhecidas pela população, tais como o mico leão dourado.

Com base nessas informações responda:
Quantas espécies da fauna brasileira há na Mata Atlântica?
Há mais espécie de répteis ou de anfíbios na Mata Atlântica?
Qual a espécie que há em maior número?

3) Resolva os problemas matemáticos a seguir:
Júlio tinha na sua casa 2 cachorros, 1 gata, 2 araras e 3 galinhas. Um dos seus cachorros teve 5 filhotinhos, a gata teve 3 gatinhos e as galinhas chocaram 6 ovos cada uma. Quantos animais Júlio tem em sua casa?

No zoológico há 6 macacos filhotes que consomem juntos 54 bananas diariamente. Quantas bananas come cada macaco diariamente, sabendo que todos comem a mesma quantidade?

Uma tartaruga marinha costuma realizar de 3 a 5 desovas por temporada, cada uma com 130 ovos em média. Se na próxima temporada esta tartaruga realizar 4 desovas, quantas tartaruguinhas poderão nascer?

 

“Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem, agora é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais”.
(Victor Hugo)

Comentários

  1. Aluno: Rodrigo da Silva Ferreira 5 ano sala 13 turno tarde.
    Hoje eu vi a aula pela TV Câmera de Juiz de Fora.
    Foi legal aprendi muitas coisas desde a matemática, ciências e os projetos que foram feitos. Gostei daquele spray Visto bio que podemos usar nas roupas antes de fazermos algum exercício físico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós!