5° Ano – 5° Semana – 14/09 à 19/09 – 1° Momento

5° Ano – 5° Semana  – 14/09  à 19/09 – 1° Momento

 

1º MOMENTO:  

Gatinhos e gatinhas iremos realizar mais uma semana de atividades. Nesta semana falaremos sobre a ÁGUA do planeta Terra.

 Iniciaremos com um vídeo bem legal!  Veja o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=88aL8LGfQG8

O nome do vídeo que você assistiu é: A História da água.
Você observou que a água é capaz de mudar sua forma? Ela pode estar na forma líquida (água dos rios, chuva e que sai dos canos da nossa casa), pode estar na forma gasosa (aquela que evapora quando é colocada no fogo, no sol ao secar nossa roupa ou varanda) e na forma sólida (gelo). Ela está sempre presente e é indispensável!
 
Hora de aprender:

Para iniciar façamos uma leitura sobre o que é a ÁGUA:

       A gente sempre ouve falar que a água é uma substância realmente importante na nossa vida. Ela faz parte do patrimônio do planeta Terra. É um bem da natureza, que é muito especial, é até precioso. Todos os seres vivos dependem da água para viver e são responsáveis por cuidar deste. Ela é condição essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Vamos pensar a respeito e responder:
⦁ O que é que a gente toma quando tem sede?
⦁ O que usamos para ajudar a cozinhar, para aguar as plantações, fazer nossa higiene pessoal, escovar os dentes, tomamos banho?
⦁ As plantações crescem nos campos e produzem arroz, feijão, milho, farinha e outras com a ajuda  da ____________.
⦁ Sem a________os animais não poderiam sobreviver.

Então, podemos ver que a água realmente está presente em nosso dia a dia e, sem ela, a vida se tornaria impossível. Quando os rios secam, a água não chega às casas, as plantas morrem, os animais ficam magros, as pessoas ficam doentes.
De onde vem a água? Ela está na natureza, na forma de rios, lagos, córregos, cachoeiras, oceanos. A água segue um ciclo: ela evapora e vira nuvem, a nuvem é levada pelo vento e, quando está carregada, ela chove e leva água para as plantas, para as cidades, por onde passar. Essa água deve penetrar no solo e se encaminhar para os rios e mares.

No planeta Terra, três quartos da superfície estão cobertos de água. Mas a grande parte é de oceanos, as águas salgadas. Somente as águas dos rios, lagos, córregos, chamadas de águas doces, é que podem ser consumidas pelo homem. Há muita gente no mundo que não tem acesso à água potável, essa que se pode beber. Isso causa muito sofrimento.
 
A água potável está ficando cada vez mais rara, pois ela é ameaçada pela poluição. Quando alguém joga lixo fora da lixeira, ou diretamente nos rios, nas praias, está fazendo muito mal à natureza e às pessoas. Esse lixo vai contaminar o ambiente e trazer doenças graves. Por isso todos nós devemos cuidar para que a água seja bem usada, quer dizer, usar só o realmente necessário para que todo mundo também possa ter um pouco desse bem, indispensável à nossa vida. Vamos tomar banhos rápidos, fechar as torneiras quando escovar os dentes, não deixar a torneira aberta ou usar mangueira para lavar a calçada (use balde), jogar o lixo na lixeira, diminuir o uso de objetos descartáveis. Já é uma grande ajuda! Cada um fazendo a sua parte, viveremos em um mundo melhor!
ATIVIDADES SUGERIDAS PARA VOCE FAZER E REFLETIR:
⦁Fazer um passeio, quando possível, para observar um riacho ou praias e recolher resíduos nas margens.
⦁Fazer a experiência de plantar uma muda ou semente de planta em latinhas com terra, regando e cuidando, de modo a acompanhar seu crescimento.
⦁Perguntar para cinco pessoas diferentes para que serve a água.

Vejamos um vídeo da declaração universal da água


https://www.youtube.com/watch?v=yvIKGenjwHU
 

Esse exercício é para entregar!  Não se esqueça de colocar seu nome, data e sala e entregar na secretaria da escola na quarta-feira de 8 às 12h ou sexta-feira de 13 às 17h.

Responda em uma folha e traga para a escola:
a) O que você entendeu sobre o vídeo?
b) Quais os recursos naturais que dependem da água para viver?
c) O futuro do planeta depende da forma como cuidamos da água? Explique.
d) No vídeo vimos que a preservação da água é uma obrigação moral de todos nós. Por quê?
e) A água pode ser considerada  um bem natural que nunca acaba ou ela pode se tornar escassa?
 f) Precisamos economizar água, mas de que maneiras podemos fazer isto? Fale como devemos agir para que não ocorra o desperdício da água?

               

Hora da história:

Clique no link abaixo e assista: O camelo, o Burro e a Água
(narrativa da obra de Sérgio Merli)


Olá meninas e meninos. Como vocês estão hoje? Esperamos que estejam todos bem.

Vamos começar a aula de hoje com a seguinte pergunta:
Depois de correr bastante durante as aulas de Educação Física, qual é a primeira coisa que você sente vontade de fazer?
Deixa-me adivinhar...

BEBER MUITA ÁGUA NÃO É MESMO?

O corpo humano é composto de aproximadamente 70% de água. A água que bebemos durante o dia é fundamental para o funcionamento celular e para processos de respiração, digestão, circulação e transmissão de impulsos nervosos. Mesmo sabendo de tudo isso, a ingestão de água pela população costuma ser menor que o indicado principalmente entre crianças e jovens.
Já deu para perceber que sem água não vivemos não é mesmo? Todos os seres do nosso planeta dependem da água para sobreviver, seja para beber ou para se alimentar, até mesmo as plantinhas precisam de água para crescer produzir frutos e alimentos.     


É hora da história:


Vamos para as atividades?
Quantos copos de água você costuma tomar durante o dia?
⦁ Vamos tentar registrar quantos copos de água você consegue beber em um dia? Em uma folha ou caderno, escreva seu nome, sua idade e a data (dia) que fará o registro. Para cada copo de água que você beber faça um desenho e coloque o horário que você está consumindo. No final do dia faça a soma de quantos copos você consumiu conte para nós nos comentários do Blog.

Neste período de pandemia o consumo de energia elétrica e água, aumentou pelo fato de estamos passando mais tempo em casa. Pensando em evitar o desperdício, o que você e sua família podem fazer para evitar o alto consumo de água e energia elétrica? Responda e mande uma foto para:

98867-7600
 

Comentários

  1. Rodrigo da Silva Ferreira 5 ano sala 13 turno tarde.
    Idade 10 anos hoje dia 14/09 na atividade estava pedindo quantos copos de água eu tomo por dia tomei 6 copos de 370ml.
    Somando 370×6 =2 litros e duzentos e vinte ml de água

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós!