5° Ano – 4° Semana – 08/09 à 12/09 – 2° Momento
2º MOMENTO:
Acabamos de aprender o que é lixo e como classificamos os tipos de lixos.
Você já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos desde a hora em que acordamos até quando vamos dormir? Será que tudo que jogamos fora é lixo?
O lixo é um problema gritante que a sociedade vem enfrentando! Cada vez mais, vem aumentando a quantidade de lixo em todo lugar, e quem paga por isso são os seres vivos. Atualmente o lixo doméstico é um dos principais responsáveis pela poluição ambiental.
As embalagens são frequentemente encontradas nas ruas, parques, rios e praias, poluindo o ambiente, entupindo bueiros, provocando enchentes, favorecendo a proliferação de doenças e ameaçando a vida de pessoas e animais.
E o que faremos para contribuir com a diminuição da produção diária de lixo doméstico?
Você já ouviu falar em sociedade de consumo e consumo responsável?
Vamos assistir a um vídeo para entendermos o que é sociedade de consumo e consumo responsável.
Clique no link abaixo para encontrar pistas sobre esse assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=KlV3ASpM19M&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=KlV3ASpM19M&feature=youtu.be
Agora responda para nós:
⦁ O que você já sabia sobre esse assunto?
⦁ O que você aprendeu com ele?
⦁ … QUE O BRASIL É O 4º PAÍS QUE MAIS PRODUZ LIXO NO MUNDO? …
⦁ QUE, NO ANO 2020, A POPULAÇÃO BRASILEIRA DEVE ULTRAPASSAR OS 209 MILHÕES DE HABITANTES E, QUANDO SE TRATA DE PRODUZIR LIXO, NÓS, BRASILEIROS, ESTAMOS A TODO VAPOR?
⦁ … QUE CADA PESSOA PRODUZ, EM MÉDIA, DE 800 GRAMAS A 1 KG DE LIXO POR DIA, OU DE 4 A 6 LITROS?
⦁ … QUE, NO BRASIL, SÃO PRODUZIDAS, DIARIAMENTE, CERCA DE 255 MIL TONELADAS DE LIXO (DADO REFERENTE AO ANO DE 2018), SENDO QUE A CIDADE DE SÃO PAULO É A QUE MAIS PRODUZ LIXO NO PAÍS, COM CERCA DE 19,3 MIL TONELADAS POR DIA?
⦁ … QUE ISTO SIGNIFICA QUE, EM SÃO PAULO, SÃO GERADAS APROXIMADAMENTE 15.000 TONELADAS DE LIXO POR DIA OU 75.000.000 DE LITROS POR DIA?
⦁ Se cada pessoa no planeta, em um dia, jogar uma embalagem plástica e uma casca de fruta no lixo, o que acontece?
⦁ Você sabe para onde vai esse lixo?
⦁ Em sua casa, quantas sacolas ou sacos de lixo são usados diariamente?
⦁ Agora pensando em seu bairro, você percebe que há uma quantidade excessiva de produção de lixo? Como esse lixo é descartado?
AGORA IREMOS RESPONDER A ESSAS PERGUNTAS NO SEU CADERNO...
Com base na análise das imagens que você acabou de observar, responda às seguintes questões em seu caderno:
1. Quais locais foram fotografados?
2. De que forma os resíduos sólidos foram descartados em cada um deles?
3. Os resíduos foram descartados nos lugares adequados?
4. Quem poderia tê-los descartado?
5. Em qual dessas situações os resíduos podem ser foco de transmissão de doenças? Por quê?
Com base na análise das imagens que você acabou de observar, responda às seguintes questões em seu caderno:
1. Quais locais foram fotografados?
2. De que forma os resíduos sólidos foram descartados em cada um deles?
3. Os resíduos foram descartados nos lugares adequados?
4. Quem poderia tê-los descartado?
5. Em qual dessas situações os resíduos podem ser foco de transmissão de doenças? Por quê?
OBSERVE A QUANTIDADE DE LIXO PRODUZIDO DURANTE O DIA EM SUA CASA E A MANEIRA COMO ESSE LIXO É DESCARTADO. PARA AUXILIAR EM SUA TAREFA, VAMOS DISPONIBILIZAR NA PRÓXIMA PÁGINA UMA TABELA COM IMPORTANTES PONTOS DE OBSERVAÇÃO. USE SEU CADERNO PARA FAZER OS REGISTROS.
PONTOS DE OBSERVAÇÃO
Você pode reproduzir esta tabela em seu caderno e preencher com os pontos observados.
E que tal assistirmos a um vídeo para descontrairmos um pouquinho?
Castelo Rá Tim Bum Ratinho A Lata de Lixo
Você sabe o que é a coleta seletiva de lixo?
Ela consiste na separação e no recolhimento de todo o lixo seco descartado por empresas, escolas e até mesmo por nós, em nossas casas. Fazendo isso, todo o lixo que pode ser reaproveitado é separado do lixo orgânico, também chamado de lixo úmido, composto por restos de frutas, verduras e outros alimentos.O lixo úmido geralmente é descartado e levado para os aterros sanitários. Algumas pessoas, ao invés de descartarem esse lixo, usam-no para fabricar adubos orgânicos por um processo chamado de compostagem.
Os materiais recicláveis são separados em plástico, papel, vidro e metais. Há muitas indústrias que transformam todo esse lixo reciclável em outros produtos, como vassouras, chinelos, artesanato, entre tantos outros. Por toda a cidade, podemos encontrar lixeiras para recolher os objetos recicláveis. Essas lixeiras são separadas por cores para a melhor identificação do lixo. As lixeiras amarelas são usadas para se jogar metal; as azuis, papel; as verdes, vidro; e as lixeiras vermelhas, plástico.
Agora que aprendemos sobre coleta seletiva vamos fazer alguns exercícios no caderno de Matemática (Copie e responda)
VOCÊ SABIA?
⦁ A coleta seletiva realizada em várias cidades do Brasil agora é realizada em Anápolis.
⦁ A coleta é realizada por ex catadores que trabalhavam no aterro sanitário mais conhecido como lixão.
⦁ Os ex catadores passaram por um curso de capacitação para realizar a coleta seletiva.
⦁ O lixo recolhido em Anápolis diariamente soma mais de 500 toneladas.
⦁ Cerca de 230 toneladas são resíduos sólidos.
Das 230 toneladas diárias de resíduos sólidos depositados no aterro, 36 toneladas são recicláveis.
Pilhas e baterias devem ser descartadas em locais apropriados
A coleta seletiva de lixo é muito importante para toda a sociedade, pois muitas pessoas que trabalham com a coleta de lixo garantem renda para a família. Além disso, fazendo a separação do material que pode ser reutilizado, estaremos ajudando a diminuir a poluição dos solos e dos rios.Muitas pessoas sobrevivem da coleta seletiva de lixo, através do recolhimento de materiais recicláveis
Você também pode ajudar o meio ambiente fazendo a coleta de lixo seletiva sua casa.
Coloque todo o material que pode ser reciclado (plástico, papel, vidro e metal) em uma caixa ou sacola, deixando o lixo úmido separado. Quando a caixa ou sacola estiver cheia, entregue a algum catador, ou em algum posto de coleta.Você sabe o que acontece com as latinhas de alumínio descartadas?
Atualmente, no Brasil, cerca de 98% das latinhas serão encaminhadas para a reciclagem, elas têm valor mais alto entre os produtos coletados, em alguns lugares chega perto de R$4,00 o quilograma. É possível acessar os dados sobre a reciclagem de latinhas no Brasil, com gráfico que mostra a reciclagem em diversos países, disponível em:http://cempre.org.br/artigo-publicacao/ficha-tecnica/id/5/latas-de-aluminioE que tal mais um vídeo bem legal?
Clique no link:https://www.youtube.com/watch?v=k-FNeEYVwNA&feature=youtu.be
Agora que aprendemos sobre coleta seletiva vamos fazer alguns exercícios no caderno de Matemática (Copie e responda)
ATERRO SANITÁRIO DE ANÁPOLIS
VOCÊ SABIA?
⦁ A coleta seletiva realizada em várias cidades do Brasil agora é realizada em Anápolis.
⦁ A coleta é realizada por ex catadores que trabalhavam no aterro sanitário mais conhecido como lixão.
⦁ Os ex catadores passaram por um curso de capacitação para realizar a coleta seletiva.
⦁ O lixo recolhido em Anápolis diariamente soma mais de 500 toneladas.
⦁ Cerca de 230 toneladas são resíduos sólidos.
Das 230 toneladas diárias de resíduos sólidos depositados no aterro, 36 toneladas são recicláveis.
Fonte: jornal O Anápolis.
De acordo com as informações do texto, calcule:
⦁ Se das 500 toneladas diárias de lixo depositadas no aterro sanitário de Anápolis 230 são resíduos sólidos, qual a quantidade de resíduos não sólidos?
⦁ Das 230 toneladas diárias de resíduos sólidos depositados no aterro, 36 toneladas são recicláveis. Qual a quantidade não reciclável?
⦁ Escreva na tabela abaixo:
De acordo com os cálculos realizados, preencha a tabela com as informações pedidas:
De acordo com as informações do texto, calcule:
⦁ Se das 500 toneladas diárias de lixo depositadas no aterro sanitário de Anápolis 230 são resíduos sólidos, qual a quantidade de resíduos não sólidos?
⦁ Das 230 toneladas diárias de resíduos sólidos depositados no aterro, 36 toneladas são recicláveis. Qual a quantidade não reciclável?
⦁ Escreva na tabela abaixo:
De acordo com os cálculos realizados, preencha a tabela com as informações pedidas:
Educação Física
Atividade 1:
Vamos criar o jogo de Golfe com materiais recicláveis.Material:
⦁ Garrafa Pet;
⦁ Cabo de vassoura;
⦁ Bolinha:
⦁ Fita Crepe, fita isolante, durex;
⦁ Papelão.
Como fazer:
⦁ Se for utilizar a garrafa pet, corte o meio da garrafa, abra e fixe o meio da garrafa no chão, criando uma passagem simples. Caso queira pode fazer com papelão, corte o papelão e dobre no meio, fazendo como se fosse uma casinha.
⦁ Com o cabo da vassoura o madeira crie o taco, prenda na ponta um pedaço de papelão.
Como jogar:
⦁ Numere as casinhas e espalhe pela o espaço, pegue a bolinha e coloque em um ponto de partida, com o taco você terá que passar pelas casinhas seguindo a numeração.
Veja como fazer no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Zy6kyS-JZKw
Atividade 2:
Jogamos muitas coisas fora o tempo todo. O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estima que, só no Brasil, são jogadas 228.413 toneladas de lixo por dia. É muito lixo!Nesta aula, vamos aprender a fazer brinquedos a partir de itens que são dispensados no lixo. Quando fazemos isto, marcamos um golaço no que se refere à preservação do meio ambiente!
Vamos exercitar:
Atividade: Construir o jogo de Dama
Material:
⦁ 24 tampinhas de garrafa;
⦁ Papelão;
⦁ Tinta guache, canetinha, lápis de colorir;
⦁ Régua.
Como fazer:
⦁ Divida as tampinhas em 2 grupos de 12, pinte cada grupo de uma cor;
⦁ Corte o papelão em um quadrado de 24 com, divida cada lateral em 8 partes de 3 cm cada, pinte de acordo com o desenho abaixo.
Como jogar:
Cada jogador controla as suas pedras. Começa o jogo quem tem as pedras brancas.
Os movimentos são realizados alternadamente, um por jogador, na diagonal e uma só casa para frente, ou seja, no sentido do campo do seu adversário.
Se um jogador consegue levar uma de suas pedras até o final do tabuleiro, o peão é promovido à dama ou rainha (duas pedras da mesma cor, uma em cima da outra).
A dama ou rainha move-se também na diagonal, mas pode andar para frente ou para trás. Segundo as opções de mesa, pode-se avançar uma casa como o peão ou percorrer o número de casas que estiverem livres. Nunca poderá passar por cima das suas próprias pedras ou por cima de 2 pedras seguidas.
Capturar pedras do adversário
Uma pedra pode capturar outra se puder passar por cima dela sempre em direção de ataque e em diagonal e cair na casa logo atrás dessa.
Além disso, as damas podem capturar em qualquer direção. Podem mover-se mais de uma casa, podem capturar qualquer pedra que esteja na mesma diagonal sempre que as regras anteriores forem obedecidas.
A captura é obrigatória: Quando uma pedra tem a possibilidade de capturar é obrigatório realizar a captura, não se pode optar por mover outra pedra.
Final da partida Uma partida finaliza quando um jogador abandona, fica sem pedras ou quando as pedras não podem fazer um movimento (bloqueadas ou afogada).
Rodrigo da Silva Ferreira 5 ano sala 13 turno tarde.
ResponderExcluirEssa semana está interessantemente eu estou aprendendo muita coisa que eu achava que era certo.
Misturar os lixos.
Agora já sei que as cascas dos alimentos serve para fazer adubos para as plantas.
E que os vidros tem que ser separado dos demais lixos.
E quando formos descartar embrulhar em jornais e escrever de letra legível (lixo).
Para quando os garis vier recolhe o lixo da minha rua ficar ciente e não se machucar
Muito bem Rodrigo, está aprendendo direitinho, estou gostando de ver você. Um beijo no seu coração 😘
ResponderExcluir