1º MOMENTO:
Meus amores, vamos iniciar uma nova semana de atividades. O tema desta vez é sobre o lixo.
Comecemos fazendo uma leitura informativa:
O que é lixo e como classificamos os tipos de lixo.
É chamado de lixo todo material que já não possui mais utilidade e, por isso, é descartado. É possível classificar o lixo de acordo com sua composição e destino, facilitando a coleta seletiva e auxiliando na conservação do meio ambiente e preservação da saúde de todos.
Lixo orgânico ou domiciliar: Descartado principalmente pelas residências e estabelecimentos comerciais, o lixo orgânico é composto basicamente por restos de alimento. Este tipo de lixo deve ser separado dos demais, pois costuma ser destinado a aterros sanitários.
Lixo reciclável: É o lixo que pode ser transformado em outros materiais. Deve ser separado e enviado à coleta seletiva para que chegue às cooperativas de reciclagem. Entre os exemplos estão embalagens plásticas, papelão, embalagens de vidro, garrafas PET, objetos de metal e papéis de jornal e revista.
Lixo industrial: Resíduos originados em indústrias, normalmente compostos de sobras de matérias-primas. Este lixo pode ser encaminhado à reciclagem ou reutilizado pelas próprias indústrias. Exemplos: sobras de metal, vidro, tecidos, plásticos, borrachas.
Lixo hospitalar: Este tipo de lixo deve ser encaminhado a empresas especializadas, pois pode ser perigoso para a saúde de quem entrar em contato com ele. Seringas, medicamentos, fraldas, sondas e materiais cirúrgicos são exemplos de lixo hospitalar.
Lixo verde: Resultado da poda de árvores ou do recolhimento de folhas nas ruas. Por ser orgânico, pode ser utilizado para compostagem A compostagem é uma forma de recuperar os nutrientes e enriquecer o solo para agricultura ou jardinagem.
Lixo eletrônico: Um dos grandes desafios atuais é o destino do lixo eletrônico, que contém metais como ouro, cobre, alumínio e outros materiais. É gerado pelo descarte de eletrônicos que entraram em desuso. Entre os exemplos estão TVs, rádios, computadores e telefones.
Lixo radioativo: Extremamente perigoso, este lixo é composto por material radioativo, como sobras de urânio de usinas nucleares e elementos que compõem aparelhos de raios-X. Deve ser tratado por empresas especializadas.
Hora de dizer um pouco sobre o que você aprendeu com o texto: Responda em seu caderno.
⦁ O que é lixo?
⦁ Que é jogado no lixo em sua casa?
⦁ Há separação dos tipos de lixo na sua casa?
⦁ Há coleta seletiva no seu bairro?
⦁ Todos os lixos causam danos à saúde ou não? Fale sobre isto?
⦁ Pesquise o que é coleta seletiva e compostagem.
Vamos cantar uma música muito show sobre o lixo, Veja você vai gostar deste funk. Ouça no link abaixo.
Rodrigo da Silva Ferreira 5 ano sala 13 turno tarde hoje aprendi mais sobre como cada lixo tem que ser separado de maneira adequada.
ResponderExcluirÉ importante aprender sobre isso porque faz .
Parte da nossa vida .
Então vamos ajudar o nosso meio ambiente.
Aqui na minha casa é feito a separação do lixo hospitalar.
Minha mãe usa insulina e as seringas são descartadas na USB do nosso bairro.