5° Ano – 3° Semana – 31/8 à 05/9 – 5° Momento

5° Ano – 3° Semana  – 31/8  à 05/9 – 5° Momento

 

5° MOMENTO:

 


O ECOSSISTEMA

O ecossistema é uma unidade em que seres vivos e seres não vivos se relacionam formando um sistema estável, como, por exemplo, uma floresta que com sua vegetação, seus animais, seu tipo de solo e seu clima característico formam um ecossistema, assim como um lago, um oceano, o tronco de uma árvore ou um simples aquário.
Você acha que consegue separar os seres vivos dos não vivos? Vamos dar uma dica…os seres vivos precisam de alimentos para sobreviver…
Todos os ecossistemas possuem componentes vivos que são seres que vivem em um determinado local, enquanto os componentes não vivos são por exemplo: como água, luz, solo, umidade, temperatura, nutrientes etc.
Podemos encontrar desde ecossistemas pequenos, como um lago, até ecossistemas muito grandes como a Floresta Amazônica, mas independente do seu tamanho, em todos os ecossistemas tem que haver uma interação entre os seres vivos e não vivos.
Para você entender melhor o que é um ecossistema, vamos tomar como exemplo um lago.

Nesse ecossistema, todos os componentes se interagem.
 

Responda:
1- Quais os seres vivos desse ecossistema?
2- Quais os seres não vivos?
3- Qual a relação entre os seres vivos e não vivos deste lago?
4- Como os seres não vivos podem nos ajudar a sobreviver?
5- Se a água do lago for afetada por poluição, os outros elementos também serão afetados?
6- O homem pode modificar os ecossistemas? Como?
7- Encontre no caça palavras alguns dos elementos que podemos encontrar num ecossistema:

Você já ouviu falar em ecossistema em desequilíbrio? Para saber mais sobre o assunto, clique no link e assista o vídeo. 
 
Agora responda:
⦁De que forma o homem pode provocar o desequilíbrio no ecossistema?
⦁Quais são as principais ameaças aos ecossistemas do planeta citadas no vídeo?
⦁O biólogo fala de três animais ameaçados de extinção, quais são esses animais?
⦁O que podemos fazer para evitar a extinção dos animais?


Entre os impactos ambientais causados nos ecossistemas pelo homem, podemos citar:
Poluição do ar: gerada por queima de combustíveis fósseis, gases poluentes e outros gases industriais.
Poluição de rios, mares, lagos, oceanos e outras águas: provocada pelo descarte de esgotos e lixos em lugares inadequados e acidentes ambientais, como o vazamento de petróleo, por exemplo.
Poluição do solo: gerada por contaminação (agrotóxicos, fertilizantes e outros produtos químicos) e pelo descarte incorreto de lixo.
Queimadas: geradas pela ampliação de áreas para pasto ou agricultura, queimando matas e florestas, que também geram poluição.
Desmatamento: de árvores para comercialização.
Esgotamento do solo: ausência de fertilidade para a agricultura.
Extinção e diminuição das espécies: causada pela caça predatória e destruição de ecossistemas.
Ausência de água para consumo: causada pelo desperdício e uso irracional dessa fonte natural, ou pela contaminação e poluição dos recursos hídricos.


Leia a tirinha e marque a resposta certa:


A tirinha faz uma crítica:

⦁( ) À destruição ambiental do Planeta;
⦁( ) À extinção dos pássaros na floresta;
⦁( ) À caça dos animais no Pantanal;
⦁( ) Ao desmatamento no Pantanal.

 

Com base na leitura da história em quadrinhos, identifique a situação causadora do desequilíbrio ecológico.
⦁(   ) queimadas
⦁(   ) desmatamento
⦁(   ) rotação de culturas
⦁(   ) caça predatória
 

Observe a imagem  acima e responda:

O que acontece com os animais quando as florestas são queimadas?


Observe o gráfico:

Agora responda:
⦁Quantos incêndios aconteceram em 2007? Escreva o número por extenso.
⦁E em 2020 já foram quantos incêndios?
⦁Qual a diferença entre o número de incêndios ocorridos na Amazônia em 2007 e 2020.
⦁Quantos incêndios ocorreram nos últimos 3 anos? Escreva o resultado por extenso.
⦁Organize os números de incêndio em ordem crescente e decrescente.
⦁Escolha três números e decomponha.


 
Clique no link para ler um livro bem legal.


 

Elabore um cartaz com os cuidados que devemos ter para preservar o meio ambiente. Você pode desenhar ou fazer colagens, use sua criatividade.

 Envie uma foto para o whatsapp do CAIC!



Comentários

  1. Álvaro Correia De Almeida 5 Ano C Sala 12, Turno tarde
    Gostei bastante das Atividades e gostei muito também das Atividades da apostila

    ResponderExcluir
  2. Álvaro Correia De Almeida 5 Ano C Sala 12, Turno tarde
    Gostei bastante das Atividades e gostei muito também das Atividades da apostila

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo da Silva Ferreira 5 ano sala 13 turno tarde.
    As atividades está boa o que falta e os livros pq tem algumas coisas que no blog não dá a explicação correta.
    Podemos ter acesso aos livros.(ir até a escola pra pegar os livros.
    Pq temos mais conteúdos para nós estudarmos melhor)
    Português, matemática, ciências, história, geografia?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós!