4º Ano – Semana 6 – 21/09 a 26/09 – 1° Momento
1º MOMENTO: O lixo e os efeitos no planeta.
Oi galerinha! Nossa semana começa falando sobre lixo.
“ Lixo é coisa séria! ”
Vamos assistir a um vídeo para começar a nossa aula.
https://www.youtube.com/watch?v=s0olfOkcAzw&t=67s
https://www.youtube.com/watch?v=s0olfOkcAzw&t=67s
O que é Lixo?
É considerado lixo qualquer material que não tenha utilidade.
O destino dado a todo o lixo se torna um dos principais problemas ambientais da atualidade em nossa sociedade.
Na maioria das vezes, o lixo não é descartado de maneira correta e pode resultar em diversos problemas para o meio ambiente, como contaminação da água, do solo e até do ar.
É considerado lixo qualquer material que não tenha utilidade.
O destino dado a todo o lixo se torna um dos principais problemas ambientais da atualidade em nossa sociedade.
Na maioria das vezes, o lixo não é descartado de maneira correta e pode resultar em diversos problemas para o meio ambiente, como contaminação da água, do solo e até do ar.
Hora da escrita:
Leia a tirinha abaixo e responda no seu caderno:
a) O que você entendeu da história da tirinha? b) Por que os peixes acharam que o cebolinha era lixeiro?
c) Separe em sílabas as seguintes palavras:
lixo: _____________________ lixeiro:____________________
pescar: ___________________ pego:_____________________
Cebolinha: _________________ porcaria:___________________
Hora da Poesia:
Leia a poesia a seguir e faça um desenho para ilustrá-la. Mande uma foto do seu desenho para o WhatsApp da escola.
Menino não jogue o lixo no chão.
Menino não jogue
O lixo no chão.
Se cada um joga um,
A população joga um montão.
Menino não jogue
O lixo no chão.
O lixo na cidade não cabe na lata.
O lixo na cidade causa doença e mata.
Menino não jogue
O lixo no chão.
O lixo é uma grande poluição
Do solo, do ar e da água.
O lixo junta insetos e outros bichos,
No solo, no ar e na água.
Menino não jogue
O lixo no chão.
Hora da Narrativa:
Observe a imagem abaixo e faça uma pequena narrativa sobre o que está acontecendo na cena. Conte-nos:
- Qual o titulo da história?
- Quem são essas pessoas?
- Onde isso ocorreu?
- Quando e como isso aconteceu?
- O que causou essa enchente?
- Como o problema foi resolvido?
- O que aprendemos com essa história?
Lembre-se:
- Em nomes próprios e início de frases usamos sempre letra maiúscula.
- Toda história deve ter início, meio e fim, ou seja, pelo menos 3 parágrafos!
- Não se esqueça de usar pontuação!
Hora da leitura:
Assista ao vídeo: O menino que quase morreu afogado no lixo. Em seguida responda as perguntas em seu caderno e mande uma foto para o WhatsApp da escola.
988677600. Como era o menino da história?
Você pensa como ele?
Onde você joga o seu lixo?
Você sabe o que acontece com o lixo da sua casa?
Você pensa como ele?
Onde você joga o seu lixo?
Você sabe o que acontece com o lixo da sua casa?
Espero que vocês tenham gostado da nossa aula de hoje! Deixe um comentário no blog!
Gostei da aula
ResponderExcluir