4º Ano – Semana 6 – 21/09 a 26/09 – 1° Momento
1º MOMENTO: O lixo e os efeitos no planeta.
Oi galerinha! Nossa semana começa falando sobre lixo.
 “ Lixo é coisa séria! ” 
  Vamos assistir a um vídeo para começar a nossa aula. 
https://www.youtube.com/watch?v=s0olfOkcAzw&t=67s
https://www.youtube.com/watch?v=s0olfOkcAzw&t=67s
 O que é Lixo? 
É considerado lixo qualquer material que não tenha utilidade.
O destino dado a todo o lixo se torna um dos principais problemas ambientais da atualidade em nossa sociedade.
Na maioria das vezes, o lixo não é descartado de maneira correta e pode resultar em diversos problemas para o meio ambiente, como contaminação da água, do solo e até do ar.
É considerado lixo qualquer material que não tenha utilidade.
O destino dado a todo o lixo se torna um dos principais problemas ambientais da atualidade em nossa sociedade.
Na maioria das vezes, o lixo não é descartado de maneira correta e pode resultar em diversos problemas para o meio ambiente, como contaminação da água, do solo e até do ar.
 Hora da escrita: 
    Leia a tirinha abaixo e responda no seu caderno: 
 
  a) O que você entendeu da história da tirinha? b) Por que os peixes acharam que o cebolinha era lixeiro?
c) Separe em sílabas as seguintes palavras:
lixo: _____________________ lixeiro:____________________
pescar: ___________________ pego:_____________________
Cebolinha: _________________ porcaria:___________________
 Hora da Poesia: 
 Leia a poesia a seguir e faça um desenho para ilustrá-la. Mande uma foto do seu desenho para o WhatsApp da escola. 
  Menino não jogue o lixo no chão. 
  Menino não jogue 
 O lixo no chão. 
 Se cada um joga um, 
 A população joga um montão. 
 Menino não jogue 
 O lixo no chão. 
 O lixo na cidade não cabe na lata. 
 O lixo na cidade causa doença e mata. 
 Menino não jogue 
 O lixo no chão. 
 O lixo é uma grande poluição 
 Do solo, do ar e da água. 
 O lixo junta insetos e outros bichos, 
 No solo, no ar e na água. 
 Menino não jogue 
 O lixo no chão. 
 Hora da Narrativa: 
Observe a imagem abaixo e faça uma pequena narrativa sobre o que está acontecendo na cena. Conte-nos: 
- Qual o titulo da história?
- Quem são essas pessoas?
- Onde isso ocorreu?
- Quando e como isso aconteceu?
- O que causou essa enchente?
- Como o problema foi resolvido?
- O que aprendemos com essa história?
Lembre-se: 
- Em nomes próprios e início de frases usamos sempre letra maiúscula.
- Toda história deve ter início, meio e fim, ou seja, pelo menos 3 parágrafos!
- Não se esqueça de usar pontuação!
 
  Hora da leitura: 
 Assista ao vídeo: O menino que quase morreu afogado no lixo. Em seguida responda as perguntas em seu caderno e mande uma foto para o WhatsApp da escola.
 988677600.
988677600. Como era o menino da história? 
Você pensa como ele?
Onde você joga o seu lixo?
Você sabe o que acontece com o lixo da sua casa?
  Você pensa como ele?
Onde você joga o seu lixo?
Você sabe o que acontece com o lixo da sua casa?
 Espero que vocês tenham gostado da nossa aula de hoje! Deixe um comentário no blog! 










Gostei da aula
ResponderExcluir