4º Ano – Semana 5 – 14/09 a 19/09 – 5° Momento
5° MOVIMENTO:
Você sabia?
A alimentação saudável é de grande importância para a saúde humana, pois quando realizada de maneira correta é possível evitar algumas doenças.
Veja o vídeo: Importância da Alimentação Saudável. Faça um pequeno texto (até 6 linhas) nos contando o que você aprendeu com esse vídeo!
Não se esqueça de mandar uma foto para98867-7600
A alimentação saudável é de grande importância para a saúde humana, pois quando realizada de maneira correta é possível evitar algumas doenças. A pirâmide é um guia geral que demonstra como deve ser a sua alimentação diária.
Os alimentos que encontram-se na base da pirâmide podem ser ingeridos em porções maiores e os que estão no topo em menor quantidade.
Os alimentos que encontram-se na base da pirâmide podem ser ingeridos em porções maiores e os que estão no topo em menor quantidade.
Como a pirâmide alimentar pode nos ajudar?
As informações contidas na pirâmide alimentar podem nos ajudar na escolha dos alimentos permitindo uma alimentação saudável e reduzindo o risco de obesidade e de carências nutricionais. Incentiva o maior consumo de frutas, legumes e verdura e diminui o risco de doenças como diabetes e colesterol.
Quais são os grupos de alimentos contidos na pirâmide?
. Cereais, pães e tubérculos: É o maior grupo alimentar e compõe a base da pirâmide alimentar, são os nutrientes energéticos. Esses são as principais fontes de energia do organismo
. Hortaliças e frutas: Ao consumi-los seu organismo receberá vitaminas, minerais e fibras. São essenciais para a regulação do funcionamento adequado do organismo.
. Leguminosas: Neste grupo encontram-se os grãos, como: feijões, lentilha, grão de bico, soja e oleaginosas. Além do aporte proteico, são boas fontes de fibras.
. Carnes e ovos: Este é o principal grupo fonte de proteínas de origem animal, que é um nutriente essencial para a formação de tecidos e anticorpos. São ricas também em ferro e vitaminas B6 e B12 que têm efeito preventivo nas anemias.
. Leite e derivados: Os alimentos deste grupo também fornecem proteínas ao organismo, além de CÁLCIO, nutriente fundamental para constituição óssea e dentes.
. Hortaliças e frutas: Ao consumi-los seu organismo receberá vitaminas, minerais e fibras. São essenciais para a regulação do funcionamento adequado do organismo.
. Leguminosas: Neste grupo encontram-se os grãos, como: feijões, lentilha, grão de bico, soja e oleaginosas. Além do aporte proteico, são boas fontes de fibras.
. Carnes e ovos: Este é o principal grupo fonte de proteínas de origem animal, que é um nutriente essencial para a formação de tecidos e anticorpos. São ricas também em ferro e vitaminas B6 e B12 que têm efeito preventivo nas anemias.
. Leite e derivados: Os alimentos deste grupo também fornecem proteínas ao organismo, além de CÁLCIO, nutriente fundamental para constituição óssea e dentes.
.Óleos e gorduras: São alimentos fonte de energia e são responsáveis pelo transporte de vitaminas do complexo B. Por serem ricos em calorias, sua ingestão deve ser moderada e equilibrada.
. Açúcares e doces: Este grupo na pirâmide alimentar é composto por açúcar, mel, doces e produtos açucarados como achocolatados, por exemplo, São pobres em nutrientes e seu consumo deve ser esporádico (consumir pouco).
. Açúcares e doces: Este grupo na pirâmide alimentar é composto por açúcar, mel, doces e produtos açucarados como achocolatados, por exemplo, São pobres em nutrientes e seu consumo deve ser esporádico (consumir pouco).
ATIVIDADES:
⦁Observe a imagem abaixo e faça-a no seu caderno. Depois responda as questões:
⦁ Quais os alimentos que devem ser evitados e por quê?
⦁ Quais alimentos dão energia?
⦁ Quais alimentos ajudam na formação dos ossos e dentes?
⦁ Faça uma lista das frutas, verduras e legumes que você gosta.
⦁ Quais alimentos dão energia?
⦁ Quais alimentos ajudam na formação dos ossos e dentes?
⦁ Faça uma lista das frutas, verduras e legumes que você gosta.
Observe a imagem abaixo:
Nessa foto você vê o desperdício de alimentos. Isso é correto? Como o desperdício de alimento pode ser evitado? Faça um cartaz (em uma folha) incentivando as pessoas a não desperdiçarem alimento.
98867-7600
⦁ Observe a distribuição dos estudantes, segundo as opções de alimentos consumidos no intervalo de uma escola estadual de Suzano e depois responda:
⦁ Observe que os alunos tem a opção de merendar na escola, comprar na cantina ou trazer de casa sua merenda. Qual dessas opções eles utilizaram mais?
⦁ Qual o total de alunos que compraram merenda na cantina?
⦁ Dos 8 alunos que merendam na escola, quantos são meninas?
⦁ Quantos meninos trazem merenda de casa?
⦁ Veja as gravuras:
⦁ Quais alimentos foram utilizados nesses pratos?
⦁ O que foi representado com essa Arte ?
⦁ Você sabe fazer Arte com alimento? Tente invente e faça um prato diferente utilizando o que você tiver em casa!
Mande uma foto dessa Arte pelo⦁ Você sabe fazer Arte com alimento? Tente invente e faça um prato diferente utilizando o que você tiver em casa!
HORA DA HISTÓRIA:
Assista “Missão saúde” clicando no link abaixo:
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