HORA
DA LEITURA
SERES VIVOS E NÃO VIVOS
OLÁ CRIANÇAS! AINDA FALANDO DE
MEIO AMBIENTE, VAMOS CONVERSAR SOBRE SERES VIVOS E NÃO VIVOS. SIM, O MEIO
AMBIENTE É FORMADO POR SERES
VIVOS E NÃO VIVOS. VOCÊ ACHA QUE FAZ PARTE DE QUAL GRUPO: DOS VIVOS OU NÃO
VIVOS?
VAMOS CONHECER ESSES SERES DO
MEIO AMBIENTE?
OS SERES NÃO VIVOS
SÃO OS QUE NÃO POSSUEM VIDA,
MAS QUE TAMBÉM SÃO DA NATUREZA, COMO O AR, A ÁGUA, O SOLO E AS PEDRAS. EXISTEM
OBJETOS CRIADOS PELO HOMEM QUE NÃO SÃO VIVOS, COMO OS CARROS, AS ROUPAS, OS
COMPUTADORES E OS BRINQUEDOS.
ÁGUA
ROCHA/PEDRA
CARRO
OS SERES VIVOS
SÃO AQUELES QUE NASCEM,
CRESCEM, REPRODUZEM E MORREM, COMO ANIMAIS, PESSOAS (NÓS), FUNGOS, PLANTAS,
ALGAS, VÍRUS.
BOM, AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O
QUE SÃO SERES VIVOS E NÃO VIVOS, OBSERVE O DESENHO ABAIXO E MARQUE SÓ OS SERES
NÃO VIVOS DO MEIO AMBIENTE.
ESCREVA OS NOMES DOS SERES
VIVOS NAS GRAVURAS ACIMA, COM AJUDA DE ALGUÉM DA FAMÍLIA.
AGORA, DESENHE OUTROS SERES VIVOS E NÃO VIVOS DO MEIO AMBIENTE QUE ESTÃO PRÓXIMOS DE VOCÊ E CONTE ALGUMA HISTÓRIA SOBRE ELES. AH, A HISTÓRIA PODE SER EM DESENHOS!
Fontes: https://oficinadoestudante.com.br/tira-duvidas/4712/O-que-difere-os-seres-vivos-dos-nao-vivos?-.html
e https://escolakids.uol.com.br/ciencias/biosfera.htm
e https://www.smartkids.com.br/trabalho/seres-vivos-e-nao-vivos
OBSERVE COM ATENÇÃO A IMAGEM ACIMA E RESPONDA NO SEU
CADERNO:
QUAIS SERES VIVOS APARECEM NESSA IMAGEM?
QUAIS CARACTERÍSTICAS DESSES SERES VIVOS VOCÊ OBSERVOU NA
IMAGEM?
E OS SERES NÃO VIVOS? QUAIS APARECEM NA IMAGEM?
AGORA ASSISTA AO VÍDEO CLICANDO NO LINK ABAIXO:
👉https://www.youtube.com/watch?v=bjceejnXltI
NESTE VÍDEO PODEMOS VER COMO A AÇÃO DO SER HUMANO PODE
ATRAPALHAR A VIDA NO NOSSO PLANETA.
PARA VIVERMOS BEM E PRESERVAR O AMBIENTE EM QUE VIVEMOS,
DEVEMOS TER ALGUMAS ATITUDES, TAIS COMO:
CUIDAR DOS NOSSOS ANIMAIS DOMÉSTICOS
NÃO MALTRATAR OS ANIMAIS;
REDUZIR O CONSUMO DE DESCARTÁVEIS COMO PAPEL, COPOS
PLÁSTICOS, SACOLAS PLÁSTICAS;
DESCARTAR O LIXO CORRETAMENTE;
REUTILIZAR E RECICLAR O LIXO;
NÃO FAZER QUEIMADAS;
ECONOMIZAR ÁGUA NO BANHO OU PARA ESCOVAR OS DENTES;
PLANTAR ÁRVORES;
É NOSSA RESPONSABILIDADE A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PLANETA!
Fontes das imagens:http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=tarefa&wq=18151
HORA DA
MATEMÁTICA
Fonte da
imagem:http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1337&evento=3
AGORA, PENSANDO NOS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O MEIO AMBIENTE, LEIA O TEMPO QUE CADA MATERIAL DEMORA PARA SE DECOMPOR NA NATUREZA E RESPONDA:
QUAL DESSES MATERIAIS LEVA MAIS TEMPO PARA SE DECOMPOR?
QUAL DESSES MATERIAIS LEVA MENOS TEMPO PARA SE DECOMPOR?
DOIS DESSES MATERIAIS LEVAM O MESMO TEMPO PARA SE DECOMPOR.
QUAIS SÃO ELES?
QUAL A DIFERENÇA ENTRE O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO ENTRE O
CHICLE E A MADEIRA PINTADA?
O PLÁSTICO E O METAL JUNTOS LEVAM QUANTOS ANOS PARA SE
DECOMPOR?
👉https://www.youtube.com/watch?v=MlJGFcf08JI
ACHEI LINDA ESSA MÚSICA QUE ESTÁ NO LINK ACIMA E OUÇA. VOCÊ
TAMBÉM VAI GOSTAR!
PARA GOSTAR DE HISTÓRIAS...
Clique no link:
Comentários
Postar um comentário
Sua participação é muito importante para nós!