3º ANO – SEMANA DE 28 DE SETEMBRO A 03 DE OUTUBRO – TERÇA - 29/09/2020

 

Fonte: https://www.worldanimalprotection.org.br/not%C3%ADcia/15-provas-de-que-os-animais-silvestres-sao-absolutamente-incriveis

 

 

HORA DA MÚSICA

Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/poster-da-musica-artistico_789519.htm

 

Boa tarde queridos alunos!

Vamos cantar?  Primeiro vamos aprender a música!

Assista com bastante atenção ao vídeo da música "Tartaruga e o Lobo"  Clicando neste link:

https://www.youtube.com/watch?v=e7l0ADonP78


Responda oralmente:

- Você gostou da música? Que sentimentos você sentiu ao ouvi-la?

- A canção conta uma história.  O que acontece nessa história?

- Quais animais estão presentes na canção? Eles são domésticos ou silvestres?

- Quais são os instrumentos presentes na música?

- Ela é lenta, moderada ou rápida?

 

Em determinado trecho da canção, DONA TARTARUGA diz que o LOBO pode soprar, pois ela gosta de ventilador.

Vamos brincar?

Sopre de acordo com o que for solicitado:

- dê um sopro longo;

- dê dois sopros curtos;

- dê três sopros longos e fracos;

- dê quatro sopros curtos e fortes;

- dê cinco sopros longos e fortes;

- dê seis sopros curtos e fracos.

 

Convide alguém que mora com você para fazer a próxima atividade:

- um será o LOBO e o outro a TARTARUGA. A pessoa que for o LOBO terá que fazer uma voz bem grave e forte ao cantar e a pessoa que for a TARTARUGA terá que fazer uma voz bem aguda e fraca ao cantar.

Ouçam a música novamente e acompanhem cantando.

A voz da TARTARUGA está destacada de laranja e a voz do LOBO está destacada de verde

Como toda tartaruga
Levo minha casa comigo
Que é feita de casca dura
Pra proteger do inimigo
 
E quando um lobo bem bobo vem tonto
E aparece e quer me comer
Eu entro na casca dura
Que é a casa da tartaruga
 
Dona tartaruga, me deixe entrar
Dona tartaruga, só quero conversar
Dona tartaruga, abra logo essa porta
Abra logo essa porta que eu quero entrar
 
Deixa de ser bobo lobo, cê não me engana não
Vá embora seu lobo, cê aqui não entra não
Deixa de lorota, cê não quer conversar
Deixa de lorota, o lobo quer me jantar
 
Como toda tartaruga
Levo minha casa comigo
Que é feita de casca dura
Pra proteger do inimigo
 
E quando um lobo bem bobo vem tonto
E aparece e quer me comer
Eu entro na casca dura
Que é a casa da tartaruga
 
Dona tartaruga, já perdi a paciência
Dona tartaruga, vou usar da inteligência
Dona tartaruga, assim não dá mais pé
Abra logo essa porta ou entro pela chaminé
 
Deixa de ser bobo, não existe chaminé 
Vá embora seu lobo, vá amolar o jacaré
Se você quiser, pode soprar com furor
Que dona tartaruga gosta de ventilador


Coloque a música para tocar novamente e acompanhe tocando o chocalho que você confeccionou na aula sobre reciclagem. No trecho que o LOBO bate na porta, faça o ritmo que ele fez batendo em alguma porta ou mesa.

 

Você sabe diferenciar os animais domésticos dos silvestres? Vejamos!

 

ANIMAIS DOMÉSTICOS E SILVESTRES

Animais domésticos e silvestres apresentam algumas diferenças básicas, principalmente no local onde vivem e em seu comportamento. A seguir vamos diferenciar esses dois grupos de animais e apresentar alguns exemplos.

 

Animais domésticos


Animais domésticos são aqueles que vivem junto às pessoas, moram dentro de casa ou no quintal do dono. Cachorros, gatos, porcos e cavalos são exemplos de animais domésticos.

Fonte: https://static.escolakids.uol.com.br/2019/10/1-cachorro.jpg

 

Animais silvestres

Animais silvestres são aqueles que vivem soltos na natureza; na selva; montanhas, savanas, mares e rios Muitos deles são perigosos, pois pelo instinto de proteção, podem atacar quem se aproxima. Como exemplo de animais silvestres, podemos citar o papagaio, o tamanduá, a jiboia, o jacaré e a arara.

Fonte: https://static.escolakids.uol.com.br/2019/10/papagaio-verdadeiro.jpg

Assista ao vídeo para aprender mais um pouco:

 https://youtu.be/StHyXrQ2fh0

 

Hora da Atividade:

 

1)Coloque:

            (1) para animal silvestre              (2) para animal doméstico

(  ) Tubarão                       (  ) Rinoceronte                        (  ) Cachorro

(  ) Cavalo                         (  ) Lobo                                    (  ) Pato

2) Identifique na imagem da arca abaixo e escreva em seu caderno 3 animais silvestres e 3 animais domésticos.

Fonte: http://www.historiasinfantis.com.br/wp-content/uploads/2016/09/arca-de-noe-desenhos-biblicos-630x354.jpg

 

3) Você gosta de animais? Tem algum bichinho de estimação? Se tiver, escreva um pequeno texto contando como é o dia com seu animalzinho. Se não tem, escreva contando qual bichinho gostaria de ter. Faça em seu caderno.

 

4) Autoditado. Escreva o nome dos animais em seu caderno.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi97aVAzaMTKA4PAAMfP20wH3hbuPiqoSZ8m1i7kWnh52hWt0CgF65y8dGTkG_LTUHPPRafqcjR58RVR-c8tcsgNBmUovfy5ZLuo1uProtPkLm3xjZIASBpp8me_Xn1WBLVacFRO_6zGjGd/s1600/Autoditado+Animais.jpg

 

Hora da Matemática

 

1)    Vamos jogar? Acesse a tabuada no site:  





                                                  Fonte:https://static.escolakids.uol.com.br/conteudo_legenda/24a5e2affc17e7224aec5d258388c28e.jpg

http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/?deviceType=computer

 

2)    Vamos calcular e registrar o valor em dinheiro que cada criança possui? Faça no seu caderno.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKmGmF0okrgNYsgklBavypMHc9lqSGbvZNlh2pOjC82RNn-_eh9-24dT0Y2PVET-MxrUEwL1WY7wGqG8Oo1_yxoflDvvn2QaGzWWuqXuW7fN7Rfl2QY5dB-BMlEb74ns3QSOWAvEUvDOL6/s1600/matem%25C3%25A1tica_3.jpg

 

3)    Faça uma pesquisa com seus familiares e descubra o preço de cada um desses produtos que compramos no supermercado. Anote em seu caderno.

 

Fonte: https://www.nossoclubinho.com.br/wp-content/uploads/2013/10/atividades_matematica_sistema_monetario_II-724x1024.png

 

Atividade de Arte

Assista ao vídeo e faça dobraduras bem bonitas! Acesse através do link abaixo:

https://youtu.be/-Ne5d8mPiwc

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUuYt_d9bjQJMGPu_U6c_bbm4Y5LqeWmHyCR0NLADjZG9ZkaCZyh6xO6ub8eHRf8Bh_f5H7ue8gdKzdLa6-SouEooK2ccoEUC8ryisCM1mNWveR_UmVTA3GReqCE149hfbKLIh1FDo1_TT/s1600/dobradura.png

 

Hora da Leitura



REFORÇO NA ALFABETIZAÇÃO

PARA LER E TREINAR






CURIOSIDADE






Comentários

  1. Oi crianças!Como vocês estão? Qualquer dúvida pode postar aqui. Saudade de vocês! Se cuidem! Beijinhos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós!