3º ANO – SEMANA DE 21 A 26 DE SETEMBRO – SÁBADO - 26/09/2020



FONTE http://www.arionaurocartuns.com.br/2020/01/


 Vamos começar a nossa aula! Hoje conversaremos sobre desmatamento.

 

 Leia o texto, a seguir responda as questões propostas:

 

Desmatamento.

 

O processo do desmatamento é um problema global,  colocando em ameaças os os recursos naturais, o meio ambiente e o equilibrio ecológico do planeta.

Entende-se por desmatamento, também chamado de desflorestamento, e processo de remoção total ou parcial da vegetação em uma determinada área.

Geralmente, esse processo ocorre para fins econômicos, visando à utilização comercial da madeira das árvores e também para o aproveitamento dos solos para a agricultura e a pecuária. A atividade  mineradora e a construção de barragens para hidrelétricas também aparecem como causas de tal ocorrência.

Dentre as consequências do desmatamento, podemos citar: o esgotamento dos solos com a intensificação de processos de erosão e desertificação; a extinção ou degradação de rios e lagoas, ao maior acúmulo de sedimentos gerados; a ocorrência de desequilíbrio climático em razão da ausência  das florestas  que tinham como função gerar mais umidade do ar e absorver o calor atmosférico, dentre outros problemas.

fonte:https://plenarinho.leg.br/wp- content/uploads/2020/05/destaque_desmatamento_pandemia_4.jpg    






A)   Por que o desmatamento coloca em ameaça os recursos naturais do meio ambiente?

__________________________________________________________________________

 

B)   Quais são os principais causas, ou seja, que provocam  o desmatamento?

__________________________________________________________________________

 

Assista o vídeo: https://youtu.be/vaawvpuj-04


 

Agora vamos fazer um desenho sobre desmatamento. No seu desenho, demonstre ações que nos ajudem a fazer o reflorestamento.

 

Hora da matemática

1-    Complete as sequências numéricas:


2 - Junte tampinhas, escreva os números de 1 a 30, e cole nas tampinhas. Depois coloque os números na ordem crescente.  















3- Utilizando as tampinhas com os números, resolva os problemas abaixo:

A) Em uma floresta havia 30 árvores de eucalipto, cortaram 24. Quantas ficaram?

 

 B) Roberto tem 14 selos em sua coleção. Paulo tem 12 selos. Quantos selos, Roberto tem a mais que Paulo?


C) Numa estante tinha 25 livros.  Colocaram mais 4 e depois retiraram 6.  Quantos livros ficaram?



Hora do brincar!

 

Olá meus queridos!

Estamos aprendendo como é importante preservar o meio ambiente e quanto o desmatamento prejudica o nosso planeta, certo?!

Para continuar colaborando, vamos construir um jogo com materiais recicláveis mais uma vez e garantir a diversão em casa.


O jogo de hoje será: jogo da memória.

             Fonte: http://atelierdatininha.blogspot.com


 Material:

Papelão, papel, cola, tesoura e lápis de cor.


Como fazer:

Clique no link abaixo para aprender a construir o seu jogo da memória.

http://atelierdatininha.blogspot.com/2012/01/momento-criativo-11-jogo-da-memoria-com.html

Vamos brincar:

O jogo da memória está pronto! Agora convide alguém da família e ative sua memória!

Faça um registro da sua atividade. Pode ser um desenho, ou tire uma foto, ou faça um vídeo e nos envie através do whatsapp (98867-7600) da nossa escola.



Hora da história

A Magali e a Mônica estão tentando salvar uma árvore. Será que elas conseguiram? Converse com o pessoal de casa sobre essa historinha.

Invente uma história em desenho aqui sobre o cuidado com o meio ambiente. Use a imaginação e desenhe bem bonito sua história.

  Fonte da imagem: https://formandoseebst2014.blogspot.com/


 

 

 

Hora da leitura

 


 

  

 

 

REFORÇO NA ALFABETIZAÇÃO

PARA LER E TREINAR


 




Comentários