3º ANO – SEMANA DE 21 A 26 DE SETEMBRO – QUARTA - 23/09/2020

 

FONTE: https://observatorio3setor.org.br/noticias/wwf-brasil-premiara-trabalhos-de-restauracao-florestal/  

 

HOJE NOSSO ASSUNTO É: A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS

AMIGUINHOS CLIQUEM NO LINK E ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:

https://youtu.be/IivjjBj4pJc

 

HORA DAS ATIVIDADES

1-   AS PLANTAS SÃO IMPORTANTES TAMBÉM PARA PURIFICAR O AR QUE RESPIRAMOS, POIS ELAS LIBERAM O AR LIMPO (OXIGÊNIO). DE ACORDO COM O VÍDEO ESCREVA DUAS OUTRAS UTILIDADES DAS PLANTAS  PARA O NOSSO PLANETA.

FONTE:http://www.folhadomeio.com.br/fma_nova/noticia.php?id=4836

HAVIA BEM TE VI E BORBOLETAS MALUCAS DANÇANDO NO AR IVI TAMBÉM UM COLIBRI COM BIQUINHO COMPRIDO SOBRE A ROSA ABERTA,SUAS ASINHAS TREMIAM.

MINHA MÃE DISSE:

- REPARE BEM, É A PRIMAVERA!

 

3- AGORA RESPONDA:

 

A) POR QUE O AR DA MANHÃ ESTAVA COM CHEIRO BOM?

B) QUE ÁRVORE ESTAVA NO QUINTAL PARECENDO O SOL?

C) O QUE MAIS TINHA NO QUINTAL?

D) O QUE ESTAVA ACONTECENDO NA NATUREZA NESTE DIA?

E) QUE ANIMAIS E INSETOS ESTAVAM NO QUINTAL?

 

4-   A) QUANTOS PARAGRÁFOS TÊM O TEXTO?    


 B) COPIE O PRIMEIRO E O TERCEIRO PARAGRÁFO DO TEXTO.

 C) POR ONDE A CRIANÇA OLHAVA O QUINTAL?

 

5- QUAIS AS FRUTAS ENCONTRAMOS NESTAS ÁRVORES?

 

A) MANGUEIRA                  D) JABUTICABEIRA 

B) LARANJEIRA                  E) MAMOEIRO

C) LIMOEIRO                       F) MACIEIRA

 

 IMAGEM:https://contoecronica.wordpress.com/2014/10/15/os-doces-frutos-de-uma-sabia-macieira/

 

AS PLANTAS E A MATEMÁTICA

 

6- OBSERVE A TABELA SOBRE A QUANTIDADE DE MAÇÃS QUE  O FEIRANTE VENDEU  DURANTE A SEMANA E RESPONDA:. 



A) QUE DIA ELE VENDEU MAIS MAÇÂS?

B) ESCREVA EM PALAVRAS A QUANTIDADE DE MAÇAS DA SEGUNDA:

C) COLOQUE AS QUANTIDADES EM ORDEM:

·         CRESCENTE:

·         DECRESCENTE:

 

D) QUE DIA VENDEU MENOS MAÇAS?

E) ESCREVA OS ANTECESSORES DAS QUANTIDADES ACIMA COMO NO MODELO ABAIXO:

 

97  98 99

 

HORA DA MÚSICA

FONTE: https://br.freepik.com/vetores-gratis/poster-da-musica-artistico_789519.htm

ASSISTA AO VÍDEO DA CANÇÃO “POMAR” DO GRUPO PALAVRA CANTADA CLICANDO NESTE LINK:

 

HTTPS://YOUTU.BE/APMUK5TQUKQ.

 

VOCÊ SABE O QUE É UM POMAR? PESQUISE E ESCREVA NO CADERNO OU NOS COMENTÁRIOS.

 

NESSA CANÇÃO, OS MÚSICOS FAZEM UMA BRINCADEIRA DE PERGUNTA E RESPOSTA. A CANTORA CANTA O NOME DE UMA FRUTA (PERGUNTA) E OS DEMAIS CANTORES CANTAM O NOME DA ÁRVORE DESSA RESPECTIVA FRUTA (RESPOSTA).

 

COLOQUE A MÚSICA PARA TOCAR NOVAMENTE E CANTE SOMENTE AS RESPOSTAS, IGUAL AOS DEMAIS CANTORES.

 

O QUE ESTÁ EM LARANJA SÃO AS RESPOSTAS, OU SEJA, SÃO OS NOMES DAS ÁRVORES FRUTÍFERAS QUE VOCÊ DEVE CANTAR.

EX: BANANA – BANANEIRA

       GOIABA – GOIABEIRA

       LARANJA – LARANJEIRA

       MAÇÃ – MACIEIRA    

E ASSIM POR DIANTE...

 

OS MÚSICOS UTILIZAM VÁRIOS TIPOS DE TAMBORES DURANTE A CANÇÃO.

- TENTE REPRODUZIR O RITMO DA MÚSICA UTILIZANDO BALDE OU BACIA DE PLÁSTICO E UMA COLHER DE PAU.

 

 EM DETERMINADO MOMENTO DA CANÇÃO, OS CANTORES PARAM DE CANTAR E ESCUTAMOS APENAS OS SONS DOS TAMBORES.

 

COM BALDE E COLHER DE PAU EM MÃOS, CRIE UM RITMO PARA ESSE MOMENTO.

 

LOGO APÓS, ALGUNS MÚSICOS BATEM AS BAQUETAS NO CANTO DO TAMBOR E OUTROS BATEM BAQUETA COM BAQUETA, COM ISSO O SOM QUE ESCUTAMOS SE TORNA AGUDO.

PEGUE DUAS COLHERES DE PAU E CRIE UM RITMO PARA ESSE MOMENTO TAMBÉM. VOCÊ PRECISARÁ BATER CABO COM CABO PARA CRIAR ESSE RITMO.

 

TIRE UMA FOTO OU GRAVE UM VÍDEO DESSA ATIVIDADE E ENVIE PARA O NÚMERO DE WHATSAPP DO CAIC: 98867-7600

 

HORA DA LEITURA



REFORÇO NA ALFABETIZAÇÃO

PARA LER E TREINAR










Comentários