Fonte: https://i.pinimg.com/originals/f8/a1/16/f8a1160f5d0401f93455abe72b7a90a3.jpg
Olá! Que tal começarmos nossa aula com uma linda canção?
Preste bastante atenção nas
vozes e instrumentos que aparecem ao longo da música.
Responda oralmente:
- Quais são as vozes presentes
na canção? E os instrumentos?
- No início da canção
(introdução) o som que aparece é grave (grosso) ou agudo (fino)?
- Você achou essa canção
rápida, moderada ou lenta?
- O gênero musical dessa
música é o baião e nós já falamos sobre ele na aula do dia 01 de setembro. Você
se lembra dessa aula?
Vamos brincar?
Cante o refrão das seguintes maneiras:
- na primeira vez, cante o
refrão com a voz bem grave (grossa);
- na segunda vez, cante o
refrão com a voz bem aguda (fina);
- na terceira vez, cante o
refrão com a sua voz normal (média).
A letra do refrão está aqui
abaixo:
Agora, peça a um
adulto que mora com você um balde ou bacia de plástico e uma colher de pau.
Tente reproduzir o
ritmo do refrão utilizando estes objetos. Procure tocar e cantar ao mesmo
tempo.
Se tiver
dificuldade, coloque a música para tocar novamente e acompanhe tocando os
objetos no refrão. Se quiser, pode tocar durante a música inteira.
Hora
da Leitura
1)
O
que acha de ouvir uma história? É só acessar o link e assistir “A árvore
generosa”.
Responda, em seu caderno as questões abaixo:
a) O título da história é “A
árvore generosa”. Pesquise no dicionário ou na internet o significado da
palavra generosa.
b) Onde o menino repousava?
Fonte: http://dicaspaisefilhos.com.br/leitura/livro- a-arvore-generosa/
2) Leia a história e copie-a em seu caderno. Capriche na
letrinha!
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/504403227011146671/
Partes
das Plantas
Você conhece as partes das
plantas? Acesse o link para aprender um pouco: https://youtu.be/qFoCkcPOiZk
As plantas são seres vivos e, assim como as pessoas, elas
também nascem, crescem, se reproduzem e morrem. A diferença é que elas não são humanas,
são vegetais. Para as plantinhas viverem, cada parte delas tem que fazer o seu
trabalho. As partes da planta são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
Fonte: https://static.todamateria.com.br/upload/pa/rt/partesdaplantadivisao-cke.jpg
A raiz é a base das plantas. O seu trabalho é puxar da terra a água e
a os nutrientes para as plantinhas, como se fosse um canudinho num copinho de água.
A maior parte das raízes fica embaixo da terra e pode ter vários formatos e
tamanhos. Você sabia que nós comemos algumas delas? Exemplos: mandioca,
cenoura.
O caule é a parte que deixa a planta de pé. O seu trabalho é levar os
nutrientes que a raiz sugou e repartir pela plantinha toda. Ele também pode ser
chamado de tronco. Nem sempre eles são iguais: cada planta pode ter um caule de
tamanho, formato, textura e cor diferentes. O caule é muito importante para
todos nós. Além de comermos alguns deles, eles servem para fazer o lápis e o
papel que usamos na escola. Exemplos: cana-de-açúcar, palmito.
A folha é verdinha, porque tem clorofila, que é como se fosse uma
tinta. O trabalho da folha é transformar a luz do sol em energia. Isso faz com
que as plantinhas cresçam saudáveis. Há algumas folhas que nós podemos comer.
As saladas, tão boas para a nossa saúde, são feitas com folhas. Exemplos:
espinafre, couve, alface.
A flor deixa as plantinhas mais bonitas e cheirosas! Mas o seu
trabalho não é só enfeitar as plantas, não. A principal tarefa da flor é formar
os frutos e as sementes. Você sabia que também há flores que nós podemos comer?
Elas deixam o nosso prato bonito, além de serem deliciosas. Exemplos: brócolis,
couve-flor.
O fruto é a parte da planta que nós mais comemos. Os frutos são
gostosos, nutritivos e também têm o trabalho de proteger as sementinhas. Na maior
parte das plantas eles ficam pendurados nos galhos e, quando estão maduros,
caem no chão. Exemplos: tomate, pepino e berinjela.
A semente é pequenininha e fica escondida dentro do fruto. O seu
trabalho é dar origem a uma nova plantinha. Quase todos os dias nós comemos
sementes. Você sabe qual é a semente que costumamos comer mais? Exemplos:
arroz, feijão e milho.
Fonte:https://www.todamateria.com.br/partes-da-planta-kids/
Hora da atividade
1)
Descubra
e escreva o nome de cada parte da planta.
a) Eu abrigo as
sementes e sou nutritivo. __________________
b) Transformo a luz do
sol em energia.__________________.
c) Levo os nutrientes
para as outras partes da planta. ._________________
d) Dou origem a uma
nova plantinha._____________________
e) Sou eu que formo os frutos e as
sementes.______________________
2)Encontre no caça-palavras
as partes das plantas e escreva em seu caderno.
Fonte: https://www.lipitipi.org/2014/09/atividades-educativas-partes-das.html
Hora da Matemática
1)
Divirta
– se jogando a tabuada online: http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/
2)
O gráfico a seguir indica algumas alturas máxima aproximada que algumas árvores
brasileiras atingem.
Árvores:
A-Jequitibá
B- Pau-Brasil
C- Castanheira
D- Cajueiro
E- Eucalipto
F- Ipê
G - Cedro
De
acordo com as informações apresentadas no gráfico responda em seu caderno:
a)
Qual é a árvore mais alta?
b)
Quantos metros têm a árvore mais alta?
c)
Qual é a árvore mais baixa?
d)
A árvore F
tem quantos metros?
REFORÇO NA
ALFABETIZAÇÃO
PARA LER E
TREINAR
Comentários
Postar um comentário
Sua participação é muito importante para nós!