3º ANO – SEMANA DE 21 A 26 DE SETEMBRO – TERÇA - 22/09/2020

 

Fonte: https://i.pinimg.com/originals/f8/a1/16/f8a1160f5d0401f93455abe72b7a90a3.jpg

Olá! Que tal começarmos nossa aula com uma linda canção?

Assista ao vídeo da canção “Planta Bambolê” do grupo Palavra Cantada clicando neste link:
 https://youtu.be/azlurmhbjka.

 

Preste bastante atenção nas vozes e instrumentos que aparecem ao longo da música.

 

Responda oralmente:

- Quais são as vozes presentes na canção? E os instrumentos?   

- No início da canção (introdução) o som que aparece é grave (grosso) ou agudo (fino)?

- Você achou essa canção rápida, moderada ou lenta?

- O gênero musical dessa música é o baião e nós já falamos sobre ele na aula do dia 01 de setembro. Você se lembra dessa aula?

 

Vamos brincar?

 Cante o refrão das seguintes maneiras:

- na primeira vez, cante o refrão com a voz bem grave (grossa);

- na segunda vez, cante o refrão com a voz bem aguda (fina);

- na terceira vez, cante o refrão com a sua voz normal (média).

 

A letra do refrão está aqui abaixo:

As folhas verdes vão surgir.
Aquelas bem sequinhas pouco a pouco vão cair!
As frutas novas vão surgir.
As doces e azedinhas logo, logo estão aí!


Agora, peça a um adulto que mora com você um balde ou bacia de plástico e uma colher de pau.

Tente reproduzir o ritmo do refrão utilizando estes objetos. Procure tocar e cantar ao mesmo tempo.

Se tiver dificuldade, coloque a música para tocar novamente e acompanhe tocando os objetos no refrão. Se quiser, pode tocar durante a música inteira.

 Tire uma foto ou grave um vídeo dessa atividade e envie para o número de whatsapp do caic: 98867-7600.

 

Hora da Leitura

1)    O que acha de ouvir uma história? É só acessar o link e assistir “A árvore generosa”.

https://youtu.be/wKkfEIMGsSQ

Responda, em seu caderno as questões abaixo:


a) O título da história é “A árvore generosa”. Pesquise no dicionário ou na internet o significado da palavra generosa.

b) Onde o menino repousava?

c) Por que a árvore era feliz?
                                             Fonte: http://dicaspaisefilhos.com.br/leitura/livro-  a-arvore-generosa/



2) Leia a história e copie-a em seu caderno. Capriche na letrinha!

                                              Fonte: https://br.pinterest.com/pin/504403227011146671/


Partes das Plantas

Você conhece as partes das plantas? Acesse o link para aprender um pouco: https://youtu.be/qFoCkcPOiZk

As plantas são seres vivos e, assim como as pessoas, elas também nascem, crescem, se reproduzem e morrem. A diferença é que elas não são humanas, são vegetais. Para as plantinhas viverem, cada parte delas tem que fazer o seu trabalho. As partes da planta são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.

                          Fonte:  https://static.todamateria.com.br/upload/pa/rt/partesdaplantadivisao-cke.jpg


A raiz é a base das plantas. O seu trabalho é puxar da terra a água e a os nutrientes para as plantinhas, como se fosse um canudinho num copinho de água. A maior parte das raízes fica embaixo da terra e pode ter vários formatos e tamanhos. Você sabia que nós comemos algumas delas? Exemplos: mandioca, cenoura.

O caule é a parte que deixa a planta de pé. O seu trabalho é levar os nutrientes que a raiz sugou e repartir pela plantinha toda. Ele também pode ser chamado de tronco. Nem sempre eles são iguais: cada planta pode ter um caule de tamanho, formato, textura e cor diferentes. O caule é muito importante para todos nós. Além de comermos alguns deles, eles servem para fazer o lápis e o papel que usamos na escola. Exemplos: cana-de-açúcar, palmito.

A folha é verdinha, porque tem clorofila, que é como se fosse uma tinta. O trabalho da folha é transformar a luz do sol em energia. Isso faz com que as plantinhas cresçam saudáveis. Há algumas folhas que nós podemos comer. As saladas, tão boas para a nossa saúde, são feitas com folhas. Exemplos: espinafre, couve, alface.

A flor deixa as plantinhas mais bonitas e cheirosas! Mas o seu trabalho não é só enfeitar as plantas, não. A principal tarefa da flor é formar os frutos e as sementes. Você sabia que também há flores que nós podemos comer? Elas deixam o nosso prato bonito, além de serem deliciosas. Exemplos: brócolis, couve-flor.

O fruto é a parte da planta que nós mais comemos. Os frutos são gostosos, nutritivos e também têm o trabalho de proteger as sementinhas. Na maior parte das plantas eles ficam pendurados nos galhos e, quando estão maduros, caem no chão. Exemplos: tomate, pepino e berinjela.

A semente é pequenininha e fica escondida dentro do fruto. O seu trabalho é dar origem a uma nova plantinha. Quase todos os dias nós comemos sementes. Você sabe qual é a semente que costumamos comer mais? Exemplos: arroz, feijão e milho.

Fonte:https://www.todamateria.com.br/partes-da-planta-kids/

 

Hora da atividade

1)    Descubra e escreva o nome de cada parte da planta.

 

a) Eu abrigo as sementes e sou nutritivo. __________________

b) Transformo a luz do sol em energia.__________________.

c) Levo os nutrientes para as outras partes da planta. ._________________

d) Dou origem a uma nova plantinha._____________________

e) Sou eu que formo os frutos e as sementes.______________________

 

2)Encontre no caça-palavras as partes das plantas e escreva em seu caderno.


Fonte: https://www.lipitipi.org/2014/09/atividades-educativas-partes-das.html

 

 

 

Hora da Matemática

 

1)    Divirta – se  jogando a tabuada online: http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/

 Fonte: https://br.freepik.com/vetores-premium/criancas-aprendendo-matematica-com-ilustracao-de-livros-abertos_2716224.htm

 

2) O gráfico a seguir indica algumas alturas máxima aproximada que algumas árvores brasileiras atingem.

 

Árvores:

A-Jequitibá       

B- Pau-Brasil     

C- Castanheira       

D- Cajueiro

E- Eucalipto

F- Ipê

G - Cedro

Fonte: https://image.slidesharecdn.com/td-analisedegraficos-160823171452/95/td-analisede-graficos-2-638.jpg?cb=1471972557

 

De acordo com as informações apresentadas no gráfico responda em seu caderno:

 

a) Qual é a árvore mais alta?

b) Quantos metros têm a árvore mais alta?

c) Qual é a árvore mais baixa?

d) A árvore F tem quantos metros?

 

 

 HORA DA LEITURA




REFORÇO NA ALFABETIZAÇÃO

PARA LER E TREINAR







Comentários