3º ANO – SEMANA DE 08 A 12 DE SETEMBRO – SÁBADO - 12/09/2020


FONTE DA IMAGEM : https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/voce-sabe-qual-a-diferenca-entre-reciclar-e-reutilizar

Olá alunos, tudo bem?

Vamos começar a nossa aula, juntamente com a família que está te ajudando nas tarefas. Relembre um pouco com a sua família sobre o meio ambiente. Agora vamos falar sobre a reciclagem, o que podemos reduzir e reutilizar no nosso dia a dia.

 

Reciclar

Reciclar: reprocessamento e produção de novos materiais

Quando falamos em reciclar um resíduo, a ideia central é transformá-lo em algo novo.  Assim, a meta aqui é "re-ciclar", ou seja, inserir o material em um novo ciclo de produção.  Isso subentende o reprocessamento de um item com o intuito de produzir um outro produto útil.  Nesse sentido, pneus antigos podem se tornar composto para asfalto e garrafas PET podem se transformar em fibra de poliéster (o chamado "tecido pet"), por exemplo.

Qualquer coisa de origem animal e vegetal é considerado orgânicoTudo aquilo que não tem origem biológica é considerado inorgânico.

Os alimentos, por exemplo, são considerados orgânicos.  As sobras de alimentos como cascas de legumes e frutas também são orgânicos e podem ser reaproveitados.

Os materiais inorgânicos como garrafas de vidro e plásticas, latas de refrigerante, borracha, entre outros, também podem e devem ser reciclados. Nestes casos, é comum que se reutilizar o material. Latas de refrigerante, por exemplo. São processadas e transformadas em novas latas.

para colaborar no processo de reciclagem, o lixo deve ser separado em recipientes com cores diferentes.

Vamos fazer um pouco de atividades?

Escreva o que podemos reduzir e reaproveitar em casa? _________________

A garrafa pet de refrigerante é um material reciclável? (    ) sim      (   )não

Quais são os materiais inorgânicos? _______________________________

fonte da imagem https://ecotelhado.com/como-reciclar-o-lixo-domestico-veja-4-dicas-da-ecotelhado/

Atividades de Matemática

1)    Arme e efetue no caderno:

a)23 + 11=                    b)34 + 7=              c) 48 + 12=               d) 67 + 22=

e)85 - 35=                     f) 25 - 32=                  g)57 - 41=                h)  36 - 14=

 

2) Complete a tabela abaixo (no caderno) de 1 até 50. 













3)    Ajude Augusto a contar suas tampinhas: 

Augusto está juntando tampinhas de garrafa pet para produzir um tapete. Ele foi guardando as tampinhas em caixas. Na primeira caixaguardou 38 tampinhas e na segunda caixa 22 tampinhas. Quantas tampinhas ele tem ao todo?


    4) Vamos aprender a reciclar brincando. Que tal aprender a fazer um telefone sem fio. Utilize os seguintes materiais: copinho descartável, barbante, clips, lápis e tesoura. Clique no link abaixo e bom divertimento.👉 https://www.youtube.com/embed/UAeoD9-2RIo



Hora do brincar!

 

Olá queridos!

Separei um pequeno e divertido vídeo da Turma da Mônica para nos ajudar a cuidar do meio ambiente. Quando Reduzimos o consumo, Reutilizamos os materiais e Reciclamos o lixo estamos colaborando para termos um mundo inteirinho  melhor!

Veja o que a Turma da Mônica preparou: https://youtu.be/K9NcIFxdgbM


 


Pensando nisso, vamos criar o nosso brinquedo e nos divertir utilizando o que já temos em casa! Combinado?!

 

A brincadeira se chama: “Jogo da Velha gigante”


Vamos separar o material que iremos precisar para criar o nosso brinquedo:

- 3 tampinhas verdes

- 3 tampinhas vermelhas (Ou qualquer outro objeto que você tenha em casa e queira usar. Você escolhe!!!)

 

Como brincar:

Você precisará de três objetos da mesma cor (três tampinhas vermelhas e três tampinhas verdes por exemplo). Desenhe um “tabuleiro” no chão conforme o desenho. Trace uma linha distante do “tabuleiro” - linha de partida (pode ser uma parede, por exemplo). Dois jogadores escolhem a cor do objeto para fazer a marcação. Saindo da linha de partida, um de cada vez se desloca até o tabuleiro para fazer a sua jogada e volta ao início para que o outro possa jogar. Jogam alternadamente, colocando uma tampinha de cada vez, numa lacuna que esteja vazia. O objetivo é colocar os três objetos em linha, que pode ser horizontal, vertical ou diagonal. Quem conseguir o objetivo vence o jogo. Obs.: Após colocar as três tampinhas, se não formar a linha, os jogadores devem deslocar a tampinha para uma casa vazia até que um consiga o objetivo.

(Fonte: caderno de atividades 2 – 4°ano)

 

Para finalizar esta experiência, faça um registro da sua atividade e nos envie através do WhatsApp (98867-7600) da nossa escola. Pode ser uma foto bem bacana desta divertida brincadeira!

Não esqueça de se identificar. Coloque seu nome e ano escolar na sua foto ou mensagem.







 


Comentários