3º ANO – SEMANA DE 08 A 12 DE SETEMBRO – TERÇA – 08/09


Boa tarde!  Tudo bem?

Assista ao vídeo “Lixo no Lixo” - Tia Cecéu

👉https://youtu.be/qp83kISHqK0


                                                                                   Fonte:https://www.istockphoto.com/br/vetor/pode-mascote-um-lixo-de-desenho-animado-gm909134784-250415290


 Lixo

 

Você sabe o que é lixo?

 

         Lixo é tudo que as pessoas descartam por não querer mais ou por não perceber uma utilidade. Existem vários tipos de lixo: doméstico, público, orgânico, hospitalar, industrial, eletrônico, dentre outros. O lixo produzido pelas pessoas em suas casas é chamado de doméstico, são as embalagens plásticas, papéis, etc. O lixo público é aquele gerado nas ruas, como as folhas de árvores, papéis, plásticos, entulhos de construção. Restos de alimentos, frutas e folhas são chamados lixo orgânico. Lixo hospitalar é composto por seringas, vidros de remédios, gazes, etc. Mas nem tudo que a gente joga no lixo, é lixo! A gente pode reciclar.


             Hora da Atividade:

              1)Após a leitura do texto, responda em seu caderno:

 a)    Como é chamado o lixo produzido pelas pessoas em suas casas?

b)    Vidros de remédios e gaze são exemplos de que tipo de lixo?

c)    Tudo que jogamos fora é lixo?




2) Agora, dê sua opinião. Responda oralmente:

 a) Você acha certo jogar lixo na rua?

b) Em sua casa, você ajuda juntando o lixo, quando necessário?

3) Faça, em seu caderno, uma lista daquilo que você e as pessoas da sua casa jogam no lixo todos os dias.

 

4) Pesquise na internet o tempo de decomposição dos materiais abaixo:

 

a) latas de alumínio_______________       c) isopor_____________________

b) vidros_______________________         d) papel  _____________________


Desafio matemático 


Clique no link abaixo e participe.

👉https://br.ixl.com/math/3-ano/some-n%C3%BAmeros-de-dois-d%C3%ADgitos-sem-reagrupar




Hora da atividade de Música



   Assista com bastante atenção ao vídeo da música

      “O lixo não é lixo” clicando neste link: 

      👉https://youtu.be/lVQWyjDkRS8


Observe que para fazer sons, os músicos utilizaram materiais que são considerados “lixos” pela maioria das pessoas. Eles utilizaram garrafas plásticas de água e refrigerante, embalagens plásticas de amaciantes de roupas e potinhos de iogurte.

 

Procure na sua casa esses tipos de materiais e tente produzir sons com eles.

Você pode criar sons e ritmos da seguinte maneira:

 

Ø   batendo garrafa com garrafa ou garrafa com embalagem;

Ø   batendo a garrafa, potinho ou embalagem no chão;

Ø  se a garrafa tiver frisos, você pode pegar uma colher de pau e passar nesses frisos, dessa forma o som ficará parecido com o som do instrumento reco-reco.

 

Ao produzir os sons, tente perceber quais são agudos (finos), quais são graves (grossos), quais são longos e quais são curtos.

 Use a sua criatividade e explore o máximo de sons que conseguir.

 Coloque a música “O lixo não é lixo” para tocar novamente. Perceba que cada músico faz um ritmo diferente.

Escolha um ritmo para reproduzir e acompanhe a canção reproduzindo o ritmo que você escolheu.

Agora vamos falar um pouquinho sobre a Independência do Brasil

Independência do Brasil - Trabalhos escolares - Smartkids

Leia um pouco sobre a história :

CLIQUE NO LINK:

👉https://www.smartkids.com.br/data/7-setembro-dia-da-independencia-do-brasil


CLIQUE NO LINK:

👉https://youtu.be/PNEcJG4brKM


Hino nacional para crianças

CLIQUE NO LINK:

👉https://youtu.be/iUXVT6a2uAY



Comentários