2º ANO – SEMANA DE 21 A 26 DE SETEMBRO -SÁBADO – 26/09/2020


 CRIANÇAS, CONCLUIREMOS NOSSO ESTUDO DAS PLANTAS DESTA SEMANA, REFLETINDO SOBRE O DESMATAMENTO.


COM ATENÇÃO, ASSISTA AO VÍDEO “O DESMATAMENTO”.

CLIQUE NO LINK ABAIXO:

👉 https://www.youtube.com/watch?v=-Kju2E5TaCc&feature=youtu.be

DESMATAMENTO É A RETIRADA INDISCRIMINADA DE ÁRVORES DE UMA REGIÃO.

UM DOS MOTIVOS PARA O DESMATAMENTO É O INTERESSE COMERCIAL. AS ÁRVORES SÃO CORTADAS PARA SEREM VENDIDAS; PARA AUMENTAR OS ESPAÇOS DE CRIAÇÃO DE GADO OU PARA PLANTAÇÃO.


COMO SOLUÇÃO PARA O DESMATAMENTO, EXISTE O REFLORESTAMENTO, POR MEIO DO PLANTIO DE SEMENTE OU MUDAS DE ÁRVORES.

MUITAS ÁRVORES TAMBÉM SÃO DESTRUÍDAS, QUANDO SE PRATICA AS QUEIMADAS, COMO PREPARAÇÃO DO SOLO PARA AGRICULTURA.

COMO SOLUÇÃO PARA AS QUEIMADAS, É POSSÍVEL UTILIZAR TÉCNICAS AGROPECUÁRIAS SUSTENTÁVEIS; FAZER QUEIMADAS AUTORIZADAS, COM BARREIRAS QUE IMPEDEM O AVANÇO DAS CHAMAS; APAGAR O RESTO DO FOGO COM ÁGUA, PARA EVITAR QUE AS BRASAS SEJAM LEVADAS PELO VENTO.

 

FONTE: https://www.smartkids.com.br/trabalho/desmatamento-e-queimadas



ABRA SEU CADERNO NA ÚLTIMA PÁGINA QUE USOU E, ESCREVA A FICHA ASSIM:



JUIZ DE FORA, 26 DE SETEMBRO DE 2020.

NOME:______________________________________________________

 

*********************************************

COPIE AS PERGUNTAS E RESPONDA?

 VOCÊ JÁ VIU ALGUMA ÁREA DESMATADA?

PERTO DO LOCAL ONDE VOCÊ MORA, JÁ OCORREU ALGUMA QUEIMADA?

 





PARA RECORDAR CLIQUE NO LINK ABAIXO:

👉  https://www.youtube.com/watch?v=nDniczXSQ80&feature=youtu.be


REPRODUZA A TABELA E COMPLETE A ATIVIDADE COM AS PALAVRAS DESTACADAS. FAÇA COMO O MODELO.



                                        *********************************************

                                    VAMOS OBSERVAR OS DESENHOS ABAIXO:

                        
                                                 Fonte da imagem: @engenhariaambientalengdavida, instagram.

O QUE VOCÊ ACHA QUE ACONTECEU ? FOI UMA COISA BOA OU RUIM? CONVERSE EM CASA.

                                           *********************************************


AGORA IMAGINA SE VOCÊ PUDESSE APARECER NESSE DESENHO. O QUE VOCÊ FARIA? DESENHE UMA HISTÓRIA, EM QUE VOCÊ APARECE NA CENA DA ÁRVORE ACIMA.



                                             HORA DA MATEMÁTICA                                                       


JOGO DOS NÚMEROS - A CADA RODADA, GANHA QUEM TIRAR O NÚMERO MAIOR.

EM UMA FOLHA SOLTA, COPIE ESTES NÚMEROS. RECORTE CADA UM E COLOQUE EM UM POTE OU SAQUINHO.

PEÇA A ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA PARA JOGAR COM VOCÊ.

DECIDAM QUEM IRÁ COMEÇAR O JOGO.

CADA PARTICIPANTE TIRA UM NÚMERO DO POTE OU SAQUINHO, DIZ EM VOZ ALTA E CONFERE, PARA VER QUEM TIROU O MAIOR NÚMERO.

MARQUEM OS PONTOS EM CADA RODADA, PARA VER QUEM SERÁ O VENCEDOR.


*********************************************

COPIE AS ÁRVORES E AS OPERAÇÕES E COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE FALTAM.

DEPOIS, FAÇA O DESENHO COMO INDICA O MODELO.


https://atividadespedagogicas.net/wp-content/uploads/2014/12/Atividade-de-matematica-2-ano-problemas.gif

                                                 HORA DA HISTÓRIA                                                   

A MAGALI E A MÔNICA ESTÃO TENTANDO SALVAR UMA ÁRVORE. SERÁ QUE ELAS CONSEGUIRAM? CONVERSE COM O PESSOAL DE CASA SOBRE ESSA HISTORINHA.

                                  
                                           Fonte da imagem: https://formandoseebst2014.blogspot.com/

INVENTE UMA HISTÓRIA EM DESENHO, SOBRE O CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE. USE A IMAGINAÇÃO E DESENHE BEM BONITO SUA HISTÓRIA.

  

BRINCANDO EM CASA


QUERIDOS ALUNOS VAMOS BRINCAR!
https://vamosbrincar.org.br/

MATERIAL: FITA ADESIVA OU GIZ E TAMPINHAS DE GARRAFA PET.

ATIVIDADE: QUEIMADA DE TABULEIRO

 DESENHE UMA MARCAÇÃO COM GIZ OU FITA COLORIDA NO CHÃO.

POSICIONE AS TAMPINHAS NO FINAL DA QUADRA E SEU ADVERSÁRIO FARÁ O MESMO.

O JOGADOR QUE INICIAR LEVARÁ O SEU JOGADOR ATÉ A LINHA CENTRAL DA QUADRA E COM UM MOVIMENTO DE DEDO (PETELECO) DEVE TENTAR ACERTAR O JOGADOR ADVERSÁRIO. SE CONSEGUIR, O ADVERSÁRIO QUEIMADO SAI DO JOGO.


O OBJETIVO DO JOGO É QUEIMAR E TIRAR OS JOGADORES DO TIME ADVERSÁRIO.


PARA VER A BRINCADEIRA CLIQUE NO LINK ABAIXO:

👉  https://www.youtube.com/watch?v=BzTcXvlk50E

 

FAÇA UM REGISTRO DA SUA ATIVIDADE. PODE SER UM DESENHO, OU TIRE UMA FOTO, OU FAÇA UM VÍDEO.

ENVIE PARA O WHATSAPP DO CAIC:98867-7600

 

LEITURA

NA LEITURA DE “A ÁRVORE QUE NÃO QUERIA MORRER”, VOCÊ VAI ACOMPANHAR O TRAJETO DE UMA ÁRVORE RETIRADA DE SEU AMBIENTE NATURAL.

CLIQUE NO LINK ABAIXO:

👉 https://www.youtube.com/watch?v=cX8FWjNywBg&feature=youtu.be

 PARA TENTAR FAZER A LEITURA EM VOZ ALTA PARA SEUS FAMILIARES, CLIQUE NO ALTO FALANTE (X), QUE ESTÁ NA PARTE DE ABAIXO DA TELA DO VÍDEO, PARA DIMINUIR O SOM.

*********************************************

* ESCREVA AQUI NO BLOG UM COMENTÁRIO, SOBRE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ GOSTOU DE FAZER NA AULA DE HOJE. PARA PODERMOS IDENTIFICAR VOCÊ, ESCREVA SEU NOME E O DA SUA PROFESSORA.

*********************************************

BEIJINHOS E ATÉ A PRÓXIMA AULA.

  

REFORÇO - ALFABETIZAÇÃO

COPIE AS PALAVRAS E PINTE AS SÍLABAS INICIAL E FINAL DE CADA PALAVRA.


                                                   HORA DA MATEMÁTICA:                                       


REPRODUZA, EM SEU CADERNO, E FAÇA COM ATENÇÃO.







Comentários