NOME:
________________________________________________________
FASE:
_________ ATIVIDADE:31/08/2020
Leia com atenção a letra da música: “PLANETA ÁGUA” ( gravada em 1981 por Guilherme Arantes). Para assistir o vídeo é só acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=VGA3jmby-mY
Responda:
1) Sabemos que a água é de vital importância para a nossa sobrevivência. Em tempos de pandemia, seu uso é ainda mais importante. Na sua casa falta água?
____________________
2) Qual é o nome da empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade de Juiz de Fora? _____________
3) Qual a importância da água para nossa saúde?
_______________________________________
4) Você e sua família costumam economizar água? Como? ________________________
5) Leia com atenção as informações ao lado:
A) Você costuma jogar óleo no ralo da pia? _______________
B) Qual a principal informação contida na imagem?
_________________
1) FAÇA AS CONTAS:
a) A música “Terra, planeta água” foi gravada no ano
de 1981. Faça a divisão desse número por sete.
b) Observe a ilustração abaixo e faça o que se pede:
c) Supondo que
1 metro cúbico de água (1000 litros) custa em torno de R$3,86, se uma
residência consumir 12 metros cúbicos de água, qual será o valor da conta?
NOME:
_______________________________________________________
FASE:
______________________ ATIVIDADE: 01/09/2020
1) Observe com atenção as cenas da Turma da Mônica.
a) Como você as interpreta? O que muda de uma cena para outra?______________
b) Qual é a mensagem que a turma da Mônica traz?
___________
2) Complete as frases:
NOME: ________________________________________
FASE:
______________________ ATIVIDADE: 02/09/2020
Saneamento e
Covid-19: desafios e vulnerabilidades
O Ministério da
Saúde confirmou, em 26 de fevereiro, o primeiro caso de Covid-19 no Brasil.
Desde então, fatores como a curva de crescimento exponencial do vírus e a
dificuldade na implementação de medidas de mitigação do contágio têm chamado a
atenção de autoridades para um ponto essencial no combate à pandemia: o
saneamento básico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza que o
saneamento básico é um dos principais pilares para a contenção do vírus e
proteção da saúde humana no atual contexto. Isso porque as medidas básicas de
prevenção giram em torno da higienização correta das mãos por meio de água e
sabão. ( . . .) Sobre a vulnerabilidade das regiões de menor
acesso às infraestruturas de saneamento, o professor do Departamento de
Engenharia Civil da UFRN, Paulo Eduardo Vieira, destaca que, “sem dúvida, são
mais vulneráveis ao avanço da Covid-19. Nestes casos devem ser adotadas medidas
como forma de salvaguardar estas famílias, sobretudo no tocante ao acesso de
água de qualidade”. O professor aponta que a principal recomendação de curto
prazo para os locais onde não há tratamento de água e distribuição segura é evitar
a disseminação do coronavírus nas próprias residências, adotando-se a adição de
hipoclorito de sódio (2,5%) à água ou a ebulição (fervura) da água (durante 1
ou 2 minutos). “Além disso, é fundamental que as autoridades disponibilizem o
abastecimento de água por meio de caminhões pipa para regiões sem acesso à água
encanada, e garantam que as pessoas possam realizar ações de higiene em suas
casas”.
(LAPROTER/UFRN- 25/04/2020)
Com base no texto acima,
responda:
1) Por
que o acesso a água e saneamento básico
são importantes?
___________________________________________
2) Como fazer
o tratamento da água em lugares onde não há saneamento?
___________________________________________
3) Quais os principais problemas mostrados na imagem?
______________________
4)
Observe o mapa com atenção e responda:
a)
qual a região com melhor índice de atendimento de água? _____________
b) qual a região com menor índice de
atendimento de água? _____________
5) Analise
com atenção a imagem ao lado:
a) quais dos dados
mostrados te chamou mais atenção? ________________________________________
b) na sua
casa, você e sua família evitam o desperdício de água?_____________________________________
Como?______________________________________
c) crie um título para a imagem_____________
6) Observe
a imagem e responda:
a) você sabe o nome desta linha?
_________________________
b) na sua opinião,
o que é pobreza?
_______________________
NOME: __________________________________________________
FASE: ______________ ATIVIDADE: 03/ 09 / 2020
Olá
meninos! Quanta saudade!
Assista o vídeo com atenção: “ I am The Black Death ( The Plague) doctor” clicando neste link: https//youtu.be/NwOwGaVCWiQ. Não se preocupe com o idioma. Preste atenção nas imagens.
Agora
leia o texto que traduz o vídeo.
O ano é 1631. Vivo em Veneza, antes uma cidade muita rica. Hoje devastada por uma doença misteriosa, que em apenas 1 ano tem reclamado milhares de vidas. Mas eu não posso deixar o medo me superar, porque eu sou um médico da praga (Dr. Plague). Eu preparo minha vestimenta: bota de couro, um pesado casaco para cobrir meu corpo, um grande chapéu e, é claro, uma máscara, com o bico grande onde coloco ervas e perfumes para me proteger do ar da peste.
Eu passo meu dia visitando as
casas dos doentes, verificando e diagnosticando os infectados. Eu aplico os
remédios e sugiro que eles esfreguem cebola nas feridas. Uso um cajado
para examiná-los e assim não preciso tocar neles. Serei capaz de curá-los?
Minhas precauções me protegerão do mesmo destino?
Essa não é a primeira praga.
Depois te um terrível surto que dizimou a Europa, ela retornou agora em Veneza,
antes um grande centro cultural e comercial, mas que agora está minguando. A
cidade está vazia. Temos tentado evitar o caminho da peste, queimando os
pertences dos mortos e isolando os doentes. Fizemos até uma quarentena numa
ilha. Mas nada parece funcionar. O número de doentes e a conta da morte só
aumentam.
Os doentes têm inchaço embaixo do braço e nas virilhas, com sangue e pus. Perdem peso com
diarreia e vômitos e sentem febre e calafrios, e não há nada que eu possa fazer. Alguns vão dormir sem nenhum sintoma e morrem pela manhã. Estamos incertos de onde a praga veio e como se espalhou. Alguns acreditam que espíritos saltam dos olhos dos doentes e contaminam os outros. Eu acredito no ar sujo, miasma, e por isso, uso uma máscara: a peça mais importante da minha vestimenta. Nela eu coloco ervas que me protejam do ar sujo da peste. No meu casaco eu passo sebo de animal gordo pra evitar que o ar ruim penetre minha pele.
Em alguns doentes eu uso
sangria com sanguessugas ou lanceto as pústulas na tentativa de drenar a
doença, cuidando pra que os fluidos não toquem meu corpo.
Os cadáveres são milhares, empilhados em carroças e levados por pobres almas que sabem que também sucumbirão a peste. Com sorte, alguns terão um enterro cristão. Muitos são queimados.
Eu sonho com o dia que Veneza
retomará sua glória, e os navios comerciais e os artistas retornarão. Mas só
Deus pode parar essa marcha para a morte!
Retorno pra minha casa, numa
região ainda intocada pela peste, paro pra rezar na Basílica de Santa Maria da
Saúde, para que Deus pare a praga, que tem servido como punição pra nossas
ações mundanas.
O dia acaba, eu estou exausto. Retiro com cuidado
minha máscara, verificando se não há nenhum orifício por onde o ar sujo da
peste tenha se infiltrado. Guardo minhas ferramentas, retiro meu casaco e
minhas botas. Sou de novo um homem! Então levanto meu braço e vejo um
inchaço.
É apenas uma questão de tempo.
Sua tarefa é: faça um paralelo com o que estamos vivenciando hoje. Quanto tempo se passou? Aponte algumas semelhanças e diferenças:
________________________________________________________
NOME:
_______________________________________________
FASE: ______________ ATIVIDADE: 04/ 09 / 2020
Leia o texto e responda as questões:
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta
cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir
Infecções
respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
·
Lavar as mãos frequentemente com água e
sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de
álcool.
·
Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos
não lavadas.
·
Evitar contato próximo com pessoas doentes.
·
Ficar em casa quando estiver doente.
·
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com
um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies
tocados com frequência.
1)- O texto trata preferencialmente sobre:
a( )O surgimento de um novo vírus.
b( )Medicamentos para curar uma gripe.
c( )A epidemia do coronavírus.
d( )Como prevenir o coronavírus.
2)-
Para que o Ministério da Saúde orienta sobre os cuidados básicos contra o
vírus?
_________________________________________________
3)- Qual semelhança há entre o texto e o cartaz
a( ) Falam sobre coisas engraçadas
b( ) Mostram como se prevenir de doenças.
c( ) Ensinam como se divertir com os amigos.
d( ) Possuem a mesma estrutura.
DOENÇA – PREVENIR - HIGIENE – VÍRUS – COMBATE
NOME: ____________________________________________________
FASE: ______________ ATIVIDADE 1: 05/ 09 / 2020
Leia a reportagem do jornal “Diário da Região” de São
José do Rio Preto:
Durante a pandemia, qual
a visão que você tem de onde mora?
Por: Victor Stok
As
janelas e portas que dão para a rua ou para o quintal de casa podem ser pequenos,
grandes ou até infinitas ao alcance do olhar, mas é o lugar por onde entra a
luz que traz novas esperanças em tempos de pandemia e distanciamento social.
Trancados dentro de casa para cumprir as medidas sanitárias recomendadas pelos
órgãos competentes, resta admirar o céu, registrar o pôr do sol ou olhar as
estrelas até que tudo passe e possamos voltar a circular livremente pelas ruas.
NOME:
___________________________________________________
FASE: ______________ ATIVIDADE 2: 05/ 09 / 2020
A ação humana contra o meio ambiente causou a pandemia do coronavírus, disse o pesquisador Allan Carlos Pscheidt. Segundo ele, a destruição de habitats de outros animais vai tornar epidemias cada vez mais comuns. Observe o quadro e responda.
Responda observando a imagem:
1- Qual nome da epidemia que aconteceu em 1967 ?
______________________________
2- Qual o país de origem da epidemia MARBURGO ?
______________________________
3- A epidemia chamada EBOLA surgiu de que animal ?
_____________________________
4 - Qual foi o número de infectados pelo EBOLA ?
________________________________
5 - Quantas pessoas morreram na epidemia chamada de NIPAH ?
____________________
6- Qual foi o percentual ( %) de mortalidade da epidemia NIPAH ?____________________
7- Qual nome da epidemia que aconteceu em 2002 ?
______________________________
8- Qual o país de origem da epidemia SARS?
___________________________________
9- Como é chamada a epidemia H5N1 ?
______________________________________
10- De que animal surgiu a H5N1 ?
_________________________________________
11- Qual foi o número de infectados pelo MERS?
______________________________
12- Quantas pessoas morreram na epidemia chamada MERS ? ____________________
13 - A epidemia de 2013 teve origem em qual país?
______________________________
14 - Qual é o nome da epidemia de 2013 ?
____________________________________
15- De qual animal surgiu a epidemia de 2009 ?
________________________________
16- Como é chamada a epidemia de 2009?
___________________________________
17 - De quanto em quanto tempo ocorrem as GRIPES
SAZONAIS?__________________
18- Em que ano se iniciou a COVID-19
?____________________________________
19- Qual país de origem da COVID- 19?
___________________________________
20 - Qual a fonte dos dados do quadro que você consultou ? ________________________
21 - Qual a data de atualização dos dados? ______________________________
Comentários
Postar um comentário
Sua participação é muito importante para nós!