EJA - FASES V a VIII - Atividades do dia 31/08/2020 a 05/09/2020

NOME: ________________________________________________________

FASE: _________               ATIVIDADE:31/08/2020

 Leia com atenção a letra da música: “PLANETA ÁGUA” ( gravada em 1981 por Guilherme Arantes). Para assistir o vídeo é só acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=VGA3jmby-mY

Responda:

   1)    Sabemos que a água é de vital importância para a nossa sobrevivência. Em tempos de pandemia, seu uso é ainda mais importante. Na sua casa falta água?  

         ____________________

 

     2)    Qual é o nome da empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade de Juiz de Fora?  _____________

   

     3) Qual a importância da água para nossa saúde? 

_______________________________________

4) Você e sua família  costumam economizar água?  Como? ________________________


5) Leia com atenção as informações ao lado: 

A) Você costuma jogar óleo no ralo da pia? _______________

B) Qual a principal informação contida na imagem?

_________________

 

1)    FAÇA AS CONTAS:

a)    A música “Terra, planeta água” foi gravada no ano de 1981. Faça a divisão desse número por sete.

 

  

b)    Observe a ilustração abaixo e faça o que se pede:



c)     Supondo que 1 metro cúbico de água (1000 litros) custa em torno de R$3,86, se uma residência consumir 12 metros cúbicos de água, qual será o valor da conta?





NOME: _______________________________________________________

FASE: ______________________     ATIVIDADE: 01/09/2020


  1) Observe com atenção as cenas da Turma da Mônica.



    a)    Como você as interpreta? O que muda de uma cena para outra?______________

    b)    Qual é a mensagem que a turma da Mônica traz?

   ___________

        

        








          

       2) Complete as frases:




      

      NOME: ________________________________________

FASE: ______________________     ATIVIDADE: 02/09/2020

 

Saneamento e Covid-19: desafios e vulnerabilidades

  O Ministério da Saúde confirmou, em 26 de fevereiro, o primeiro caso de Covid-19 no Brasil. Desde então, fatores como a curva de crescimento exponencial do vírus e a dificuldade na implementação de medidas de mitigação do contágio têm chamado a atenção de autoridades para um ponto essencial no combate à pandemia: o saneamento básico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza que o saneamento básico é um dos principais pilares para a contenção do vírus e proteção da saúde humana no atual contexto. Isso porque as medidas básicas de prevenção giram em torno da higienização correta das mãos por meio de água e sabão. ( . . .) Sobre a vulnerabilidade das regiões de menor acesso às infraestruturas de saneamento, o professor do Departamento de Engenharia Civil da UFRN, Paulo Eduardo Vieira, destaca que, “sem dúvida, são mais vulneráveis ao avanço da Covid-19. Nestes casos devem ser adotadas medidas como forma de salvaguardar estas famílias, sobretudo no tocante ao acesso de água de qualidade”. O professor aponta que a principal recomendação de curto prazo para os locais onde não há tratamento de água e distribuição segura é evitar a disseminação do coronavírus nas próprias residências, adotando-se a adição de hipoclorito de sódio (2,5%) à água ou a ebulição (fervura) da água (durante 1 ou 2 minutos). “Além disso, é fundamental que as autoridades disponibilizem o abastecimento de água por meio de caminhões pipa para regiões sem acesso à água encanada, e garantam que as pessoas possam realizar ações de higiene em suas casas”.                    

  (LAPROTER/UFRN- 25/04/2020)

 

Com base no texto acima, responda:

1) Por que  o acesso a água e saneamento básico são importantes?

___________________________________________

2) Como fazer o tratamento da água em lugares onde não há saneamento?

___________________________________________

3) Quais os principais problemas  mostrados na imagem?  


______________________

4) Observe o mapa com atenção e responda:

a) qual a região com melhor índice de atendimento de água? _____________


 b) qual a região com menor índice de atendimento de água? _____________





5) Analise com atenção a imagem ao lado:

a) quais dos dados mostrados te chamou mais atenção? ________________________________________

b) na sua casa, você e sua família evitam o desperdício de água?_____________________________________

Como?______________________________________ 

c)  crie um título para a imagem_____________


6) Observe a imagem e responda:

a) você sabe o nome desta linha?

_________________________

b) na sua opinião, o que é pobreza?

_______________________









NOME: __________________________________________________

 FASE: ______________      ATIVIDADE: 03/ 09 / 2020      

 

Olá meninos!  Quanta saudade!

 

 

Assista o vídeo com atenção: “ I am The Black Death ( The Plague) doctor” clicando neste link: https//youtu.be/NwOwGaVCWiQNão se preocupe com o idioma. Preste atenção nas imagens.

Agora leia o texto que traduz o vídeo.


O ano é 1631. Vivo em Veneza, antes uma cidade muita rica. Hoje devastada por uma doença misteriosa, que em apenas 1 ano tem reclamado milhares de vidas. Mas eu não posso deixar o medo me superar, porque eu sou um médico da praga (Dr. Plague). Eu preparo minha vestimenta: bota de couro, um pesado casaco para cobrir meu corpo, um grande chapéu e, é claro, uma máscara, com o bico grande onde coloco ervas e perfumes para me proteger do ar da peste.

Eu passo meu dia visitando as casas dos doentes, verificando e diagnosticando os infectados. Eu aplico os remédios  e sugiro que eles esfreguem cebola nas feridas. Uso um cajado para examiná-los e assim não preciso tocar neles. Serei capaz de curá-los? Minhas precauções me protegerão do mesmo destino?

Essa não é a primeira praga. Depois te um terrível surto que dizimou a Europa, ela retornou agora em Veneza, antes um grande centro cultural e comercial, mas que agora está minguando. A cidade está vazia. Temos tentado evitar o caminho da peste, queimando os pertences dos mortos e isolando os doentes. Fizemos até uma quarentena numa ilha. Mas nada parece funcionar. O número de doentes e a conta da morte só aumentam. 

Os doentes têm inchaço embaixo do braço e nas virilhas, com sangue e pus. Perdem peso com


diarreia e vômitos e sentem febre e calafrios, e não há nada que eu possa fazer. Alguns vão dormir sem nenhum sintoma e morrem pela manhã. Estamos incertos de onde a praga veio e como se espalhou. Alguns acreditam que espíritos saltam dos olhos dos doentes e contaminam os outros. Eu acredito no ar sujo, miasma, e por isso, uso uma máscara: a peça mais importante da minha vestimenta. Nela eu coloco ervas que me protejam do ar sujo da peste. No meu casaco eu passo sebo de animal gordo pra evitar que o ar ruim penetre minha pele.

Em alguns doentes eu uso sangria com sanguessugas ou lanceto as pústulas na tentativa de drenar a doença, cuidando pra que os fluidos não toquem meu corpo.


Os cadáveres são milhares, empilhados em carroças e levados por pobres almas que sabem que também sucumbirão a peste. Com sorte, alguns terão um enterro cristão. Muitos são queimados. 

Eu sonho com o dia que Veneza retomará sua glória, e os navios comerciais e os artistas retornarão. Mas só Deus pode parar essa marcha para a morte! 

Retorno pra minha casa, numa região ainda intocada pela peste, paro pra rezar na Basílica de Santa Maria da Saúde, para que Deus pare a praga, que tem servido como punição pra nossas ações mundanas.

O dia acaba, eu estou exausto. Retiro com cuidado minha máscara, verificando se não há nenhum orifício por onde o ar sujo da peste tenha se infiltrado. Guardo minhas ferramentas, retiro meu casaco e minhas botas. Sou de novo um homem! Então levanto meu braço e vejo um inchaço. 

É apenas uma questão de tempo.

 

 Sua tarefa é: faça um paralelo com o que estamos vivenciando hoje. Quanto tempo se passou? Aponte algumas semelhanças e diferenças:

________________________________________________________





NOME: _______________________________________________

 FASE: ______________       ATIVIDADE: 04/ 09 / 2020


Leia o texto e responda as questões:

 

Como prevenir o coronavírus?

 

            O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir

Infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

·                    Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

·                    Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

·                    Evitar contato próximo com pessoas doentes.

·                    Ficar em casa quando estiver doente.

·                    Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

1)- O texto trata preferencialmente sobre:

a(   )O surgimento de um novo vírus.

b(   )Medicamentos para curar uma gripe.

c(   )A epidemia do coronavírus.

d(   )Como prevenir o coronavírus.

 

2)- Para que o Ministério da Saúde orienta sobre os cuidados básicos contra o vírus?

 _________________________________________________


3)- Qual semelhança há entre o texto e o cartaz


            a(  ) Falam sobre coisas engraçadas

b( ) Mostram como se prevenir de doenças.

c(  ) Ensinam como se divertir com os amigos.

d(  ) Possuem a mesma estrutura.


 

4)Caça-palavras:










DOENÇA – PREVENIR - HIGIENE – VÍRUS – COMBATE





NOME: ____________________________________________________

 FASE: ______________       ATIVIDADE 1: 05/ 09 / 2020      

 

Leia a reportagem do jornal “Diário da Região” de São José do Rio Preto:

 

Durante a pandemia, qual a visão que você tem de onde mora?

Por: Victor Stok

 O pôr do sol, o verde, as avenidas, o vazio; são muitas as visões a partir de janelas, portas e sacadas nesta pandemia: todas apontam para a esperança.

As janelas e portas que dão para a rua ou para o quintal de casa podem ser pequenos, grandes ou até infinitas ao alcance do olhar, mas é o lugar por onde entra a luz que traz novas esperanças em tempos de pandemia e distanciamento social. Trancados dentro de casa para cumprir as medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos competentes, resta admirar o céu, registrar o pôr do sol ou olhar as estrelas até que tudo passe e possamos voltar a circular livremente pelas ruas.

FONTE: https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/2020/05/1194119-durante-a-pandemia--qual-a-visao-que-voce-tem-de-onde-mora.html

















Qual a visão que você tem da janela de sua casa? Faça um desenho ou pintura.





NOME: ___________________________________________________

 FASE: ______________       ATIVIDADE 2: 05/ 09 / 2020


A ação humana contra o meio ambiente causou a pandemia do coronavírus, disse o pesquisador Allan Carlos Pscheidt. Segundo ele, a destruição de habitats de outros animais vai tornar epidemias cada vez mais comuns. Observe o quadro e responda.





Responda observando a imagem:

1- Qual nome da epidemia que aconteceu em 1967 ? ______________________________

2- Qual o país de origem da epidemia MARBURGO ? ______________________________

3- A epidemia chamada EBOLA surgiu de que animal ? _____________________________

4 - Qual foi o número de infectados pelo EBOLA ? ________________________________

5 - Quantas pessoas morreram na epidemia chamada de NIPAH ? ____________________

6- Qual foi o percentual ( %) de mortalidade da epidemia NIPAH ?____________________

7- Qual nome da epidemia que aconteceu em 2002 ? ______________________________

8- Qual o país de origem da epidemia SARS? ___________________________________

9- Como é chamada a epidemia H5N1 ? ______________________________________

10- De que animal surgiu a H5N1 ? _________________________________________

11- Qual foi o número de infectados pelo MERS? ______________________________

12- Quantas pessoas morreram na epidemia chamada MERS ? ____________________

13 - A epidemia de 2013 teve origem em qual país? ______________________________

14 - Qual é o nome da epidemia de 2013 ? ____________________________________

15- De qual animal surgiu a epidemia de 2009 ? ________________________________

16- Como é chamada a epidemia de 2009? ___________________________________

17 - De quanto em quanto tempo ocorrem as GRIPES SAZONAIS?__________________

18- Em que ano se iniciou a COVID-19 ?____________________________________

 19- Qual país de origem da COVID- 19? ___________________________________

20 - Qual a fonte dos dados do quadro que você consultou ? ________________________

21 - Qual a data de atualização dos dados? ______________________________




Comentários