5° Ano – 2° Semana – 24/8 à 29/8 –6° Momento

 5° Ano – 2° Semana  – 24/8  à 29/8 – 6° Momento
 



6º Momento:

OLÁ, MENINOS E MENINAS!

Hoje vamos aprender um pouco sobre brincadeiras folclóricas e como elas surgem.


 
BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS:
As brincadeiras folclóricas, também conhecidas como brincadeiras de rua ou tradicionais, são jogos que nasceram da cultura popular. Elas fazem parte dos hábitos e costumes populares e são passadas de geração em geração ao longo do tempo.
Talvez vocês não saibam, mas muitas das brincadeiras que você aprendeu fazem parte das brincadeiras folclóricas, isso porque elas surgem em regiões diferentes do nosso país e são passadas dos pais para os filhos. Amarelinha, pique pega, pique esconde, pular corda, passa anel, cabo de guerra, gato mia, cabra cega e forca. São algumas das muitas brincadeiras que fazem parte da nossa cultura.
Além das brincadeiras folclóricas também existem os brinquedos tradicionais. São objetos que envolvem uma brincadeira popular, por exemplo:

⦁    Bolas de gude – bolinhas de vidro coloridas utilizadas em jogos de grupos, onde uma bola é lançada acima da outra (do concorrente)


⦁    Pipas (papagaios) – produzidas de vareta de madeira (ou bambu) e papel de seda colorido, as pipas são feitas para fazer manobras acrobáticas no céu.
 
⦁    Pião – geralmente é feito de madeira e possui uma ponta metálica. Com uma corda enrolada ao pião, a pessoa lança o objeto, que realiza diversos rodopios.

⦁    Estilingue – objetos feitos de galhos em forma de forquilha e tiras de borracha. São utilizados para disparar pedras ou qualquer objeto pequeno, como grãos.
 
⦁    Figurinhas – pequenas cartas temáticas em que as crianças fazem coleção e realizam trocas entre elas. Há alguns álbuns destinados para colagens.


ATIVIDADE 1:
          
           Agora que nós já aprendemos um pouco sobre brincadeiras que fazem parte do nosso folclore, e que o folclore é a sabedoria de uma comunidade, isto é, as histórias, hábitos, atividades que um conjunto de pessoas praticam com frequência durante um bom tempo, ou seja, brincadeiras, receitas, artesanato e outras atividades, fazem parte do folclore. Conte para nós quantas brincadeiras folclóricas você conhece e qual delas você mais gosta? (Responda nos comentários do blog).


ATIVIDADE 2:
 
Você sabia que a Peteca faz parte do folclore do nosso estado?

História: A Peteca foi criada pelos índios que habitavam a região onde fica o nosso estado.
O nome “ Peteca” vem do Tupi e significa “ golpear com a mão espalmada”. Também foi no estado de Minas Gerais que o esporte cresceu, teve suas regras desenvolvidas e surgiram as primeiras equipes.

Agora que sabemos um pouco da história da peteca, que tal construirmos uma peteca para poder brincar?




ATIVIDADE 3:

História da Pipa
A história das pipas é recheada de mistérios, de lendas, símbolos e mitos, mas principalmente de muita magia, beleza e encantamento. Tudo deve ter começado quando o homem primitivo se deu conta de sua limitação diante da capacidade de voar dos pássaros. 
A pipa no Brasil
      Nós brasileiros conhecemos as pipas através dos colonizadores portugueses por volta de 1596. 
      Um fato pouco conhecido de nossa História deu-se no Quilombo dos Palmares, quando sentinelas avançadas anunciavam por meio de pipas quando algum perigo se aproximava – mais uma prova de que a pipa era conhecida na África há muito mais tempo, pois, os negros já cultuavam-na como oferenda aos deuses.
      Os nomes que a pipa ganhou aqui derivam do animismo que o povo atribuiu ao objeto. Por sua semelhança com a “arraia” ou “raia”, a pipa é assim chamada em muitos lugares do país. Por sua variedade de cores e pela circunstância de voo ela é também denominada “papagaio”. O próprio nome “pipa” deriva da semelhança que o objeto tem com a vasilha bojuda de madeira que serve para conter líquidos. 
     No Rio Grande do Sul é uma autêntica tradição espanhola o velho costume de empinar pipas na sexta-feira santa. As pessoas saem cedo de casa, com um farnel na mão e a pipa pendurada nas costas, e seguem para os cerros da região, longe dos fios que fazem a transmissão de energia, para dedicar-se ao esporte. 

Interessante a história das Pipas, não é? Você sabia dessa história?

Além dos conhecidos nomes “pipa”, “arraia” ou “raia”, “papagaio”, “pandorga” e suas variantes, ela é chamada de muitas outras formas nas regiões do país:

Você conhece algum outro nome dado para a Pipa no nosso Estado? Se conhecer, acrescente à lista dos nomes dados acima em Minas Gerais, no seu caderno.

Observe as imagens abaixo com alguns cuidados que é preciso ter para soltar a pipa com segurança. Anote no caderno os números das imagens que não representam perigo para as pessoas que estão soltando pipa. Justifique a sua escolha.

http://www.educacao.pe.gov.br/pdf/Atividades%20Complementares_Ensino%20Fundamental_Anos%20Iniciais_5%C2%BAano_semana4.pdf
 

 Conheça a história “A Pipa e a Flor” clicando no link,  Boa leitura!
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiNufyUnb_rAhX5GLkGHXIVD8IQFjAAegQIARAB&url=https%3A%2F%2Fwww.sarutaia.sp.gov.br%2Farquivos%2Fa_pipa_e_a_flor___29110715.pdf&usg=AOvVaw2JOAbBq-XC7PBfCDIz-mjB

Comentários

  1. Rodrigo da Silva Ferreira 5•ano sala 13 turno tarde
    As brincadeiras que eu gosto é pique pega peteca são as brincadeiras que fazem parte do nosso folclore Brasileiro .

    ResponderExcluir
  2. Álvaro Correia De Almeida, 5° Ano, Turno Tarde, Sala 12. Gosto Muito De Pique pega e Esconde Esconde:)

    ResponderExcluir
  3. Álvaro Correia De Almeida 5° Ano, Sala 12 Turno Tarde E Gosto Muito Das Brincadeiras Folclóricas Principalmente Pique Pega E Esconde Esconde !:)

    ResponderExcluir
  4. Pedro Henrique Albiti de Abreu 5 ano - sala 13 Tarde
    Gosto de pipa, pique pega, esconde esconde.

    ResponderExcluir
  5. Rafael da Silva Avila 5º ano Sala 121 de setembro de 2020 às 15:14

    Eu gosto de pique-pega, pipa, estilingue e pião.

    ResponderExcluir
  6. Eriky FELIPE do Nascimento 5 ano sala 13
    atividade 1 girar pião

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua participação é muito importante para nós!