5° Ano – Semana 2 – 24/8 à 29/8
1° Momento:
Olá crianças como tem sido para vocês iniciar está nova etapa da escola com atividades pelo blog?
Durante está semana falaremos sobre um tema conhecido de vocês que é o folclore. Este tema é muito rico e interessante porque fala da nossa cultura e do saber de ontem e de hoje.
' Vamos fazer a leitura do texto abaixo:
Folclore
Vocês sabem o que é folclore?
Quem já ouviu falar em Folclore e não ouviu falar em Saci Pererê, Curupira, Iara, Lobisomem, Mula sem cabeça e tantos outros.
O folclore nada mais é que o saber que vem do povo, conhecimentos, tradições passadas de geração para geração. É um conjunto de tradições que caracterizam um povo. O folclore é vivo e está no nosso dia-a-dia. O folclore está presente nas coisas que a gente faz. Nas lendas, provérbios, músicas, parlendas, adivinhas, festas, comidas típicas são algumas das características do folclore.
Mas será como que tudo isto foi criado?
Há um bom tempo atrás as famílias se reuniam nos terreiros e nas fazendas para contar histórias em torno das fogueiras, pois não havia energia elétrica e ali eles narravam histórias já ouvidas antes pelos seus familiares. Naquela época não havia nem televisão e muito menos internet.Muitas vezes as histórias vinham cheias de suspenses, mistérios e muitas crendices.
Movimentos na mata poderiam ser um Saci. Menino esperto que passeava pelas matas sempre correndo e assustando e armando brincadeiras com as pessoas. Outras vezes criavam monstros para causar medo e fazer com que as crianças se mantivessem mais por perto de seus familiares, como a mula sem cabeça, o boitatá, bicho papão e outros mais.
Em volta da fogueira também cantavam músicas ao som de uma boa viola. Criavam parlendas e trava línguas para que os que se encontravam ali disputassem e se divertissem durante aqueles momentos.
As cantigas de roda serviam como brincadeiras para as crianças. Que tempo bom!
Hoje com tanta tecnologia o folclore ainda persiste?
Claro que sim. O folclore é transmitido de geração para geração de forma oral. Sendo assim ele continua a persistir em nossos dias de forma muito viva.
A comida é uma forma folclórica que até hoje faz parte do nosso cotidiano, como: o vatapá, a feijoada, o pão de queijo e como não o nosso famoso feijão com arroz que é o alimento mais tradicional da nossa cultura e que usamos no nosso cotidiano. Outra coisa interessante quando alguém espirra perto de nós geralmente alguém responde:
_ Saúde!
Isto é folclore minha gente! É passado de geração para geração. Se alguém chega na sua casa automaticamente lhe é oferecido um café. Como podemos ver, a prática do folclore está presente entre nós a todo o momento. Por isso o folclore é algo comum!
No dia 22 de agosto comemoramos o dia do folclore.
Este dia foi criado com o intuito de preservar as nossas tradições, de relembrar a riqueza da nossa cultura popular.
O Brasil é um dos países mais rico em diversidades de músicas e danças como o maracatu, samba, jongo, congado, Folia de Reis, frevo, as duplas tradicionais caipiras. Isto não está morto, não está esquecido. Isto é um folclore vivo, presente.
Devemos valorizar nossas tradições, nossa cultura, pois o folclore é um processo de busca de nós mesmos, da nossa vivência. É uma forma de valorizar nossas raízes, de preservar a nossa cultura brasileira.
Durante esta semana vamos reviver momentos desta cultura tão rica
Agora vejamos um vídeo falando sobre algumas lendas do nosso folclore.
Clique no link abaixo e assista ao vídeo para ouvir algumas lendas.
https://www.youtube.com/watch?v=fslWQYxwyyE
Hora de fazer uma atividade:
1- Pegue seu caderno e escreva ou desenhe algo sobre o folclore que você já conheça como: personagens, danças, músicas, trava-línguas, parlendas e etc.
2-Como vimos no texto acima folclore não faz parte do passado, mas está vivo ainda nos dias atuais. Você se lembra de algo que você faz que pode ser considerado folclore, que faz parte do seu cotidiano? Escreva no seu caderno.
Vamos assistir a esse vídeo que fala de parlenda e depois fazer como a Vovóteia e o Vovôvico. Mude as palavras e crie uma nova parlenda, mas não se esqueça de escrever nos comentários do blog a sua invenção!.
TRAVA LINGUA
Agora este dois links são para você brincar com trava língua. Treine bastante e depois crie um campeonato com seus familiares.
Que tal agora ouvirmos uma história contada?
A lenda da Mandioca:
Momento da história:
Procure um lugar bem sossegado e curta a história clicando no link:
Rodrigo da Silva Ferreira 5° ano sala 13 turno da tarde.
ResponderExcluirVamos fazer nossa parlenda de hoje.
Sol e chuva casamento
de viúva.
Chuva e areia casamento de baleia.
Olá Rodrigo!
ExcluirFiquei muito feliz em ver sua parlenda.
Você fez uma troca super legal!
Pena não podermos estar perto,porque iriamos trocar outras. Um grande beijo!
Vamos continuar juntos nesta nova etapa!
Olá, Rodrigo! Sou sua professora Leide. Estou com saudades! Gostei muito da sua parlenda! Parabéns! Um abraço.
ExcluirObrigado professora Leide estou com saudades de você um grande abraço.
ExcluirAté breve.
Ass: Rodrigo
Álvaro Correia De Almeida, 5° Ano Sala 12 Estudo De Tarde. E desenhei a mula sem Cabeça e copiei tudo!
ResponderExcluirOI Álvaro,tudo bem?
ExcluirFiquei feliz em saber que você deu cona de fazer todas as atividades.
Quando voltarmos quero ver seu desenho e suas atividades. Guarde tudo com carinho. Não vejo a hora de podermos estar juntos. Um grande beijo!
Continue fazendo as atividades.
Olá Álvaro como você está? Fico muito feliz em ver Sua participação por aqui. Saudades
ExcluirEriky Felipe do Nascimento
ResponderExcluir5 ano sala 13
Dedo mindinho
mata piolho
seu vizinho
fura bolo
pai de todos
vallaume-go_1984 Toney Reynolds https://wakelet.com/@bracitfluxun779
ResponderExcluircompcothumbter