FONTE DA IMAGEM:https://www.soescola.com/wp-content/uploads/2017/07/brincadeiras-folclricas-1-638.jpg
Na aula de hoje vamos aprender um pouco mais sobre brincadeiras folclóricas. Tenho certeza que vocês irão amar.
PESQUISANDO
Ao longo dos anos as brincadeiras e brinquedos foram se modificando a cada geração. Muitas dessas mudanças têm ligação direta com os avanços tecnológicos.
Entreviste as pessoas com mais de 50 anos e pergunte o brinquedo e brincadeira preferido delas quando eram crianças:
Anote em seu caderno!👆
Alguma das brincadeira ou brinquedos acima citados na pesquisa você não conhecia? Se sim, quais?
Há diferença entre os brinquedos de antigamente e os de agora? Se sim, quais diferenças?
Qual é a sua brincadeira preferida?
Qual seu brinquedo favorito?
BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E JOGOS
Soltar pipa: as pipas também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) em dias de vento. Com uma linha é possível direcionar e fazer malabarismo no céu.
Estilingue: também conhecidos como bodoque, são feitos de
galhos de madeira e borracha. As crianças usam pedras para acertar alvos
(latas, garrafas e outros objetos).
Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no
chão de terra pelas crianças. O objetivo é bater na bolinha do adversário para
ganhar pontos ou a própria bola do colega.
Boneca de pano: feitas geralmente pelas mães e avós, são usadas em
brincadeiras pelas crianças para simular bebês integrantes de uma família
imaginária.
Pião: a brincadeira de pião ainda fez muito sucesso,
principalmente, nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões
são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força.
Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira,
muitos jogadores fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais
conhecido é pegar o pião com a palma da mão. Enquanto ele está rodando.
Peteca:
no começo do jogo, os jogadores ficam em um
círculo – ou de frente um para o outro, se forem apenas dois. Um jogador inicia
impulsionando a peteca para o alto, numa manobra semelhante ao saque usado no
vôlei. Todos os jogadores precisam manter a peteca no ar dando-lhe tapas para
impedi-la de cair no chão. Quem apanhar a peteca ou deixa-la cair, sai do jogo. Pega-
pega: esta brincadeira envolve muita atividade física.
Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o
mesmo. Esconde- esconde: o objetivo é se
esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que
deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto
as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve
encontrar todos os escondidos e correr para a base. Pular
corda: é uma das brincadeiras mais populares e
divertidas da infância. Pular corda é um enorme exercício físico, ideal para a
saúde e os momentos de diversão das crianças. Além disso, é uma brincadeira
muito fácil é que exige só mesmo uma corda e energia para pular. A criança
tanto pode pular sozinha a corda, como em grupo, e tanto em casa, quanto no
colégio ou na rua. Para isso, ela deverá ter habilidades motoras de saltar com
um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se.
Corrida
de sacos: para brincar de corrida de sacos, quanto mais crianças, melhor. As
crianças devem vestir os sacos e esperar o apito, numa linha. Durante todo
percurso da corrida as crianças devem manter ambas pernas no saco até alcançar
a linha de chegada. Perde quem se caia pelo caminho. Ganha quem chega primeiro
à linha de meta.
Brincadeiras coletivas com músicas, desafios, rimas e interação: exemplos: "Pirulito que bate bate", "Escravos de Jó", "Boca de forno", "Passa anel", "Chapéu de três pontas" e "Batata quente".
Agora que já conhecemos diversas brincadeiras folclóricas, escolha uma juntamente com seus familiares, brinquem e depois registre por meio do desenho como foi a atividade.
ANALISANDO
A professora Priscila realizou diversas brincadeiras folclóricas com seus alunos. Após as brincadeiras fez uma pesquisa para saber qual brincadeira cada criança preferiu. O resultado está expresso no gráfico abaixo.
Analise o gráfico e leia as sentenças, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Corrida de sacos foi a brincadeira que menos recebeu votos;
( ) 21 alunos participaram da pesquisa;
( ) Não há brincadeiras que receberam a mesma quantidade de votos;
( ) Esconde-esconde recebeu mais votos que Pega-pega;
( ) Pega-pega foi a brincadeira que menos recebeu votos;
( ) Se juntarmos os votos da corrida de sacos e pula-pula teremos o total de 13 votos.
Preencha as lacunas do texto com base nas
informações do gráfico trabalhado na atividade anterior:
________________________________foi
a brincadeira que mais recebeu votos na sala da professora Priscila. Ao final
da votação a turma conferiu que nenhuma brincadeira recebeu menos votos que a
_____________-___________.
Também
constataram que por três votos a mais a brincadeira de __________ foi mais bem
votada que a _____________________-________________________.
Anote em seu caderno o nome das brincadeiras
folclóricas:
Hora do brincar!
Olá queridos! Vamos
nos divertir mais um pouco? Hoje iremos criar nosso brinquedo e brincar muito!
A brincadeira se
chama: “Cinco Marias”
Você
conhece?
Pode clicar no link abaixo
para acompanhar a explicação ou seguir as instruções que colocarei aqui. Tenha
certeza que será muito divertir.
Clique no link: https://youtu.be/7lWCfZsGcHA
Como brincar:
As “cinco Marias" que dão nome a brincadeira são os
saquinhos de pano cheios de areia ou arroz ou pedrinhas. Escolha cinco
pedrinhas de tamanho pequeno e parecidos umas com as outras. A brincadeira
consiste em executar uma sequência de movimentos com os saquinhos ou com as
pedrinhas. Há várias fases e ganha quem conseguir executar corretamente todas
elas. Quem errar passa a vez, tendo que retomar na próxima rodada de onde
parou.
Fase 1- Pegar uma
pedrinha de cada vez.
Fase 2- Pegar duas
pedrinhas de cada vez.
Fase 3- Pegar três
pedrinhas de cada vez.
Fase 4- Pegar quatro
pedrinhas de uma vez só.
Fase 5- Com uma das
mãos formar uma portinha, embaixo da qual deve ser passado cada uma das
pedrinhas.
Para
finalizar esta experiência, faça um registro da sua atividade e nos envie
através do WhatsApp da nossa escola. Pode ser uma foto bem bacana desta
divertida brincadeira!
Comentários
Postar um comentário
Sua participação é muito importante para nós!