3º ano – Semana de 24 a 29/8/2020 - 4º grupo de atividades - quinta -27/8


FONTE DA IMAGEM:https://www.soescola.com/wp-content/uploads/2017/07/brincadeiras-folclricas-1-638.jpg


Na aula de hoje vamos aprender um pouco mais sobre brincadeiras folclóricas. Tenho certeza que vocês irão amar.

PESQUISANDO

Ao longo dos anos as brincadeiras e brinquedos foram se modificando a cada geração. Muitas dessas mudanças têm ligação direta com os avanços tecnológicos.
Entreviste as pessoas com mais de 50 anos e pergunte o brinquedo e brincadeira preferido delas quando eram crianças:

Anote em seu caderno!👆

Alguma das brincadeira ou brinquedos acima citados na pesquisa você não conhecia?  Se sim, quais?
Há diferença entre os brinquedos de antigamente e os de agora?  Se sim, quais diferenças?
Qual é a sua brincadeira preferida?
Qual seu brinquedo favorito?

BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E JOGOS

Soltar pipa:  as pipas também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel.  Coloridas, são empinadas (soltadas) em dias de vento.  Com uma linha é possível direcionar e fazer malabarismo no céu.

Estilingue: também conhecidos como bodoque, são feitos de galhos de madeira e borracha. As crianças usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos).

Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelas crianças. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.

Boneca de pano: feitas geralmente pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas crianças para simular bebês integrantes de uma família imaginária.

Pião: a brincadeira de pião ainda fez muito sucesso, principalmente, nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos jogadores fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão. Enquanto ele está rodando.
Peteca: no começo do jogo, os jogadores ficam em um círculo – ou de frente um para o outro, se forem apenas dois. Um jogador inicia impulsionando a peteca para o alto, numa manobra semelhante ao saque usado no vôlei. Todos os jogadores precisam manter a peteca no ar dando-lhe tapas para impedi-la de cair no chão. Quem apanhar a peteca ou deixa-la cair, sai do jogo.
Pega- pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo.
Esconde- esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.
Pular corda: é uma das brincadeiras mais populares e divertidas da infância. Pular corda é um enorme exercício físico, ideal para a saúde e os momentos de diversão das crianças. Além disso, é uma brincadeira muito fácil é que exige só mesmo uma corda e energia para pular. A criança tanto pode pular sozinha a corda, como em grupo, e tanto em casa, quanto no colégio ou na rua. Para isso, ela deverá ter habilidades motoras de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se.

Corrida de sacos: para brincar de corrida de sacos, quanto mais crianças, melhor. As crianças devem vestir os sacos e esperar o apito, numa linha. Durante todo percurso da corrida as crianças devem manter ambas pernas no saco até alcançar a linha de chegada. Perde quem se caia pelo caminho. Ganha quem chega primeiro à linha de meta.

Brincadeiras coletivas com músicas, desafios, rimas e interação: exemplos: "Pirulito que bate bate", "Escravos de Jó", "Boca de forno", "Passa anel", "Chapéu de três pontas" e "Batata quente".

Agora que já conhecemos diversas brincadeiras folclóricas, escolha uma juntamente com seus familiares, brinquem e depois registre por meio do desenho como foi a atividade.


ANALISANDO
A professora Priscila realizou diversas brincadeiras folclóricas com seus alunos.  Após as brincadeiras fez uma pesquisa para saber qual brincadeira cada criança preferiu.  O resultado está expresso no gráfico abaixo.

Analise o gráfico e leia as sentenças, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(   ) Corrida de sacos foi a brincadeira que menos recebeu votos;
(   ) 21 alunos participaram da pesquisa;
(   ) Não há brincadeiras que receberam a mesma quantidade de votos;
(   ) Esconde-esconde recebeu mais votos que Pega-pega;
(   ) Pega-pega foi a brincadeira que menos recebeu votos;
(   ) Se juntarmos os votos da corrida de sacos e pula-pula teremos o total de 13 votos.

Preencha as lacunas do texto com base nas informações do gráfico trabalhado na atividade anterior:

________________________________foi a brincadeira que mais recebeu votos na sala da professora Priscila. Ao final da votação a turma conferiu que nenhuma brincadeira recebeu menos votos que a _____________-___________.

Também constataram que por três votos a mais a brincadeira de __________ foi mais bem votada que a _____________________-________________________.


Anote em seu caderno o nome das brincadeiras folclóricas:


Hora do brincar!

 Olá queridos! Vamos nos divertir mais um pouco? Hoje iremos criar nosso brinquedo e brincar muito!

 A brincadeira se chama: “Cinco Marias”

Você conhece?

Pode clicar no link abaixo para acompanhar a explicação ou seguir as instruções que colocarei aqui. Tenha certeza que será muito divertir.

Clique no link:  https://youtu.be/7lWCfZsGcHA


Como brincar:

As “cinco Marias" que dão nome a brincadeira são os saquinhos de pano cheios de areia ou arroz ou pedrinhas. Escolha cinco pedrinhas de tamanho pequeno e parecidos umas com as outras. A brincadeira consiste em executar uma sequência de movimentos com os saquinhos ou com as pedrinhas. Há várias fases e ganha quem conseguir executar corretamente todas elas. Quem errar passa a vez, tendo que retomar na próxima rodada de onde parou.

Fase 1- Pegar uma pedrinha de cada vez.

Fase 2- Pegar duas pedrinhas de cada vez.

Fase 3- Pegar três pedrinhas de cada vez.

Fase 4- Pegar quatro pedrinhas de uma vez só.

Fase 5- Com uma das mãos formar uma portinha, embaixo da qual deve ser passado cada uma das pedrinhas.

Para finalizar esta experiência, faça um registro da sua atividade e nos envie através do WhatsApp da nossa escola. Pode ser uma foto bem bacana desta divertida brincadeira! 




Comentários