3º ano – Semana de 24 a 29/8/2020 - 2º grupo de atividades TERÇA-FEIRA 25/8


As 40 Cantigas de Roda mais Populares do Brasil - Toda Matéria

Tudo bem?

 

Você sabe o que são Cantigas?

Cantiga de Roda é um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte do folclore brasileiro. Essas canções representam os costumes e as tradições de um povo ou região e passam de geração em geração .Através delas podemos conhecer os costumes, o cotidiano das pessoas, as festas típicas, as comidas, as crenças, entre outras. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e geralmente com coreografias.

- Pergunte aos adultos que moram com você:

- Vocês brincavam de roda na infância?

- Quais Cantigas vocês conhecem?


Agora chegou a sua vez:

- Você brinca de roda?

- Quais Cantigas você conhece?

- Vamos acessar o link abaixo e cantar as cantigas? 



Dez Indiozinhos

 

1, 2, 3, Indiozinhos

4, 5, 6, Indiozinhos

7, 8. 9, Indiozinhos

10 No pequeno bote

 

Iam navegando pelo rio abaixo

Quando o jacaré se aproximou

E o pequeno bote dos indiozinhos

Quase, quase virou... Mas não virou!


Hora da atividade

 

Responda as atividades em seu caderno:

 1-Quantos indiozinhos havia na canoa?

2- Quantas sílabas(quantas vezes você abre a boquinha) tem cada palavra abaixo:

  Indiozinho

 Bote

 Jacaré

 Navegando

 Pequeno


3-Quantas letras tem na palavra indiozinho?

4-Agora você vai escrever a cantiga que mais gostou em seu caderno ou em uma folha  para entregar na escola. Capriche na letrinha!

Você pode tirar uma foto e mandar no Whatsapp do CAIC!

  5-Observe a ilustração abaixo e responda:

a)Quantos personagens folclóricos estão representados na imagem?

 b)Qual é o 1º personagem?

c) E o último?

 d)Qual personagem está entre o Lobisomem e o Boto Cor de Rosa?


Desafio matemático.


Clique no link abaixo e participe.

👉https://br.ixl.com/math/2-ano/no%C3%A7%C3%B5es-de-adi%C3%A7%C3%A3o-e-subtra%C3%A7%C3%A3o-n%C3%BAmeros-at%C3%A9-20


Vocês viram que os indiozinhos estavam em um bote. Que tal fazer um barco de papel?

Acesse o link e aprenda passo a passo.

👉 https://www.youtube.com/watch?v=8kWNh4ubID0




Se você quiser deixar seu barco ainda mais bonito, desenhe os indiozinhos em outro papel, recorte (com um responsável perto) e cole no seu barco. Não se esqueça de colorir.




Hora da atividade de Música

 

  Ouça as Músicas “Caranguejo” e “O Cravo brigou com a Rosa” clicando nesse link:

👉 https://www.youtube.com/watch?v=gsSY0i_-Ypw

Caranguejo - Músicas Infantis - LETRAS.MUS.BR

O Cravo Brigou Com a Rosa - Músicas Infantis - LETRAS.MUS.BR

  Agora, responda oralmente:

  1)Quais são os instrumentos presentes nas canções?

 2)Quais vozes estão presentes nas músicas?

3)  Você achou as músicas animadas ou calmas?



  Fique em pé e faça o que é cantado na canção:

 * Quando falar palma: bata palmas no ritmo da música;

 *Quando falar pé: bata os pés no chão no ritmo da música;

 *Quando falar roda: rode até a música parar.


Peça ao responsável que mora com você duas colheres de metal para realizar a seguinte atividade:

 

**Você vai tocar as colheres ao invés de bater palmas, bater os pés no chão e rodar. Vamos tentar?

  **Quando falar palma: bata a cabeça de uma colher na cabeça da outra colher no ritmo da música;

 **Quando falar pé: bata a cabeça de uma colher na cabeça da outra colher no ritmo da música;

 **Quando falar roda: bata a cabeça de uma colher na cabeça da outra colher no ritmo da música.

 

  Agora, crie um ritmo para essas duas canções! Você pode utilizar as colheres ou o próprio corpo para fazer o ritmo.


Vamos brincar?


Convide as pessoas que moram com você para juntos brincarem de roda cantando as Cantigas que vocês aprenderam. 


💖💖💖💖💖💖  Você pode comentar aqui no blog o que achou destas atividades de hoje!!!👇


Comentários